Aprendizes da Volkswagen criam o ID.5 GTX "Xcite"

Carro de exposição

A Volkswagen apresentou o ID.5 GTX "Xcite" ao público pela primeira vez no ID. Encontro em Locarno (Suíça). Este veículo é um produto individual fabricado por aprendizes nas três localizações da Volkswagen na Saxónia, em Zwickau, Dresden e Chemnitz. 

autonews.pt @ 15-9-2022 09:51:03

Durante um ano, 14 dos melhores especialistas em início de carreira trabalharam num projecto para demonstrar as suas competências com considerável criatividade e responsabilidade sob supervisão de peritos - desde a primeira conceção, passando pela adaptação da carroçaria e pintura, até ao comissionamento técnico.

Além da sustentabilidade, refletida pelo couro vegan no interior, o foco principal do projecto deste ano foi a mobilidade holística. O ID.5 GTX "Xcite" já tem a bordo um skate eléctrico para os últimos metros até ao destino do condutor. Este é o oitavo projecto do seu tipo concluído desde 2014.


Um desempenho magistral por aprendizes

O "Xcite" mostra o carro é baseado no ID.5 GTX02 padrão com uma bateria de 82 kWh e uma velocidade máxima de 180 km/h. Levando este carro, os aprendizes moldaram a sua jovem visão. Contribuíram com as suas competências em mecânica, carroçaria e pintura para a concepção e implementação do projecto. O carro de exposição baseou-se num planeamento preciso e numa ligação intensiva, com os jovens a trabalharem sob a sua própria responsabilidade.

As mudanças externas incluíram um trabalho abrangente sobre a carroçaria. As casas das rodas foram modificadas, os peitoris das portas foram alargados e os pára-lamas dianteiro e traseiro foram adaptados. O carro combina a pintura mate e brilhante das gamas de pintura Lamborghini e Volkswagen. As jantes de alumínio forjado de 22 polegadas produzidas individualmente são revestidas a pó e criam uma presença impressionante.

Tanto Alcântara como couro vegan foram utilizados no interior, fazendo uma declaração de sustentabilidade. O cockpit, volante, guarnições das portas e revestimento do tejadilho foram melhorados. Os assentos em si são verdadeiramente apelativos. Os selins desenvolveram um padrão completo e contínuo a partir do favo de mel de identificação. Isto é bordado nas secções centrais dos assentos e nos forros das portas.

O logotipo do projecto foi bordado nos encostos de cabeça dianteiros. Este consiste no logótipo de identificação combinado com uma figura 8, simbolizando o número de projectos concluídos até à data.

O carro apresenta um sistema de som digital concebido pela equipa do projecto utilizando equipamento da Gladen, Musway e Bang & Olufsen, com 10 amplificadores, um subwoofer e uma potência total de 2000 watts. Há também um destaque no porta-bagagens: o skate eléctrico Teamgee H5 é o companheiro perfeito para os últimos metros desde o parque de estacionamento até ao destino do condutor.

autonews.pt @ 15-9-2022 09:51:03

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades