Novo Mazda CX-60: No lugar do condutor

Utilizando reconhecimento facial e tecnologias de ponta

O posicionamento ideal de um condutor ao volante foi sempre um fator-chave no desenvolvimento de qualquer veículo Mazda. Contudo, os investigadores da marca japonesa descobriram, recentemente, que menos de metade dos condutores se posicionam corretamente em termos de conforto, segurança e controlo. A solução? O novo Mazda CX-60.

autonews.pt @ 31-8-2022 12:54:33

Seguindo a filosofia centrada no ser humano inerente, que leva em consideração todos os pontos de contacto a bordo do veículo, desde a forma e Acão dos puxadores das portas até ao toque nos botões e comandos, o passo seguinte da Mazda foi assegurar que os condutores se encontram sempre corretamente sentados.

A equipa liderada por Nobuaki Tabata, Gestor do Programa de Arquitectura Eléctrica/Electrónica da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas de Controlo Integrado, descobriu que a maioria dos condutores não estava consciente de como obter a sua melhor posição de condução. “Durante o desenvolvimento do Mazda CX-60, descobrimos que as pessoas não sabiam como ajustar a posição do banco do condutor de modo a obter os melhores níveis de conforto. De facto, durante a nossa investigação, obtivemos dados que demonstraram que apenas 40% dos condutores estavam corretamente sentados”, refere Tabata.

Para resolver esta questão, a Mazda desenvolveu um sistema que reconhece cada condutor, configurando automaticamente a posição do banco, volante, espelhos e head-up display, de modo a obter os níveis ideais de conforto e segurança. O sistema utiliza uma câmara orientada para o condutor que permite habilitar o uso de tecnologia de estimativa física.

Após o condutor ter introduzido manualmente a sua altura, através do botão do commander (processo feito uma única vez, aquando da primeira configuração do sistema), este calcula e oferece a melhor colocação para esse condutor específico, com base na posição dos seus olhos. Naturalmente, se assim o desejar, o condutor pode anular e modificar a sua posição. Quando o motor é desligado e é retirada a lingueta do cinto de segurança do seu encaixe, o banco e o volante fazem reset automático e posicionam-se de forma a facilitar a saída do automóvel.

Com esta engenhosa tecnologia de reconhecimento facial, a Mazda procurar reduzir os níveis de stress do condutor antes mesmo do início da condução. Graças a esta tecnologia, a condução do novo Mazda CX-60 não se torna apenas mais segura, revelando-se, também, mais relaxante e agradável para todos, com o condutor e os passageiros a desfrutarem de uma maior tranquilidade.




autonews.pt @ 31-8-2022 12:54:33


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades