Gama gasóleo da Toyota na Europa Ocidental compatível com o combustível HVO100

É um combustível sem fósseis fabricado a partir de fontes 100$ renováveis

Os modelos mais resistentes da Toyota, “body-on-frame”, devem ser tornados compatíveis com o diesel HVO100, um combustível não fóssil feito a partir de fontes 100% renováveis, como o óleo de cozinha usado.

autonews.pt @ 16-8-2022 12:19:00

Tanto o Land Cruiser como a Hilux irão juntar-se à família Proace de veículos comerciais ligeiros ao serem compatíveis com o gasóleo HVO100.

HVO100 como combustível

O combustível HVO100 (óleo vegetal hidratado) cumpre a norma europeia de qualidade EN 15940 para diesel parafínico. Tem um número de cetano superior (c80) ao do gasóleo normal e tem um menor teor de enxofre e aromáticos.

É feito de óleo vegetal (palma, colza) ou de matéria-prima à base de resíduos (por exemplo, óleo alimentar usado).

Dinâmica do mercado europeu

As bombas de combustível HVO100 estão a tornar-se cada vez mais comuns nas estações de serviço na Europa, com cerca de 1.000 já em uso na Bélgica, Dinamarca, Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia, Países Baixos, Noruega e Suécia.

Ao mesmo tempo que mais clientes estão a mudar para HVO100, a produção está a aumentar - com a ambição de atingir 15,5 milhões de toneladas até 2030 de cerca de quatro milhões de toneladas atualmente produzidas por ano.

A experiência de condução

A utilização do HVO100 não requer qualquer ação especial ou mudança no estilo de condução por parte do cliente.

A principal alteração técnica dos veículos atuais é um ajuste do sistema de injeção de combustível para aumentar o volume de combustível. Isto é necessário uma vez que o HVO100 é menos denso do que o gasóleo normal. A alteração não afeta a capacidade do veículo de funcionar com diesel normal, pelo que qualquer um dos combustíveis pode ser utilizado no dia-a-dia. Como resultado da utilização do HVO100 e do ajuste ao sistema de injeção, há um aumento modesto na potência máxima do motor.

Os veículos serão construídos segundo esta nova especificação a partir do primeiro trimestre de 2023.

autonews.pt @ 16-8-2022 12:19:00

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades