Škoda Fabia está maior e tem mais tecnologia

Quer ser a nova referência no seu segmento

O FABIA da quarta geração dá continuidade à extraordinária história de sucesso da ŠKODA, oferecendo tudo o que precisa e até um pouco mais. A nova geração do ŠKODA FABIA está maior, mais espaçosa, e oferece mais tecnologia. Construído sobre a moderna plataforma MQB A0. As novas dimensões permitem oferecer maior habitabilidade e capacidade de carga: a volumetria da bagageira aumentou em 50 litros, para um total de 380 litros de capacidade, ou 1190 litros com os encostos traseiros rebatidos. 

autonews.pt @ 19-5-2022 15:20:28

O novo FABIA estará disponível em três níveis de equipamento (Active, Ambition e Style), que se combinam com mecânicas de três ou quatro cilindros a gasolina: MPI Evo, nas versões 65 e 85 cv, ambas associadas a uma caixa manual de 5 velocidades; 1.0 TSI Evo, com 95 cv e caixa manual de 5 relações, ou, na declinação mais potente, de 110 cv, já com opção de caixa manual de seis ou automática de dupla embraiagem DSG de sete relações. Chega a Portugal durante o quarto trimestre.

Vinte e dois anos após a sua estreia, o popular pequeno familiar está mais emocionante e dinâmico do que nunca. Este é o primeiro FABIA baseado na plataforma modular MQB-A0 do Grupo Volkswagen. É o carro mais espaçoso no seu segmento e possui ainda mais soluções de conforto revistas, bem como uma infinidade de novos sistemas de segurança e assistência à condução. As qualidades clássicas da marca, como uma excelente relação qualidade/preço, elevada funcionalidade e uma série de características Simply Clever, tornam este automóvel o modelo de entrada perfeito para a gama ŠKODA.

A ŠKODA vendeu mais de 4,5 milhões de unidades das três gerações anteriores do FABIA. As razões mais comuns para a compra de um FABIA incluíam o seu “value for money”, baixos custos de manutenção e um impressionante espaço interior. O FABIA da última geração também apresenta um design particularmente emocionante, dinâmica melhorada e vários novos sistemas de assistência à condução.

Agora baseado na plataforma modular MQB-A0, o FABIA é mais comprido, ultrapassando a marca de quatro metros pela primeira vez. A bagageira – que já era a maior do segmento – ganhou 50 litros adicionais, contando agora com uns impressionantes 380 litros de capacidade.

O FABIA apresenta proporções equilibradas, faróis bem desenhados e luzes traseiras com a mais recente tecnologia LED. No interior, o painel de instrumentos com um display central independente e painel de instrumentos digital opcional chama a atenção. O infoentretenimento e a conectividade são o que há de mais moderno. Os níveis de acabamento Active, Ambition e Style estarão disponíveis no lançamento no mercado, bem como uma exclusiva First Edition; uma variante desportiva do MONTE CARLO chegará mais tarde. Quatro motores a gasolina da novíssima geração EVO do Grupo Volkswagen oferecem potências que variam de 65 cv (48 kW) a 110 cv (81 kW). A aerodinâmica, líder do segmento, com um coeficiente de valor Cx de 0,28, e o depósito de combustível opcional de 50 litros permite uma autonomia de mais de 900 km no ciclo WLTP. Cinco soluções Simply Clever fazem, no novo FABIA, a sua estreia na ŠKODA.


Exterior: maior bagageira e a melhor aerodinâmica

Apresentando um design emotivo, novas proporções e ainda mais espaço, o ŠKODA FABIA deu o passo seguinte na sua evolução. A quarta geração ultrapassa a fasquia de quatro metros de comprimento pela primeira vez, oferecendo um interior ainda mais espaçoso. Ao mesmo tempo, continua a atual linguagem de design ŠKODA o que lhe confere uma imagem particularmente dinâmica, com suas proporções atléticas, linhas esculturais e faróis e luzes traseiras com tecnologia LED. Detalhes sofisticados, como jantes aerodinamicamente otimizadas e condutas de arrefecimento ativamente ajustáveis ​​na entrada de ar inferior do para-choques dianteiro, permitem um coeficiente aerodinâmico com um valor Cx de 0,28, estabelecendo um novo recorde neste segmento de mercado.

A aparência significativamente mais emotiva do FABIA mais recente é o resultado de novas proporções dinâmicas, características cristalinas típicas da ŠKODA, como os faróis resplandecentes e luzes traseiras, bem como linhas esculturais no capô. Pequenos detalhes contribuem para a aparência geral, como as linhas da carroçaria nas portas dianteiras estilizando o triângulo característico da bandeira checa.

Maior em todos os aspetos: um interior mais espaçoso

Este é o primeiro ŠKODA FABIA baseado na plataforma modular MQB-A0 do Grupo Volkswagen, e supera os seus antecessores em todos os aspetos, sem, no entanto, sofrer alterações significativas no peso. É 111 mm mais comprido, medindo 4108 mm, sendo também o primeiro FABIA a ultrapassar a marca dos quatro metros. A distância entre eixos, com 2564 mm, ganhou 94 mm, enquanto a largura aumentou 48 mm, para 1780 mm.

As maiores dimensões exteriores resultam em mais espaço para os passageiros. A ŠKODA também aumentou a capacidade da bagageira do FABIA em 50 litros (para 380 litros), depois do antecessor já ter sido o maior do segmento. Com os bancos traseiros rebatidos, a capacidade sobe para 1190 litros.

Há uma escolha de nove cores para a carroçaria, incluindo as novas tonalidades de pintura metalizada Phoenix Orange e Graphite Grey. Como parte do Color Concept, o cinza grafite metalizado e o Magic Black com efeito pérola também podem ser escolhidos como pinturas contrastantes para o tejadilho, capas dos retrovisores e jantes de liga leve. A moldura da grelha ŠKODA também pode ser encomendada em cinzento grafite. Um teto de vidro panorâmico é outra solução proposta em opção.

Faróis e luzes traseiras com tecnologia LED

A frente do novo FABIA é caracterizada por faróis estreitos e afilados, que se estendem até uma impressionante grelha hexagonal. Os médios, máximos, e as luzes diurnas apresentam tecnologia LED de série, enquanto os faróis full-LED opcionais oferecem luzes de médios e máximos com maior intensidade de luz, bem como funções de iluminação em curva e adaptáveis. As cristalinas luzes traseiras bem desenhadas também estão disponíveis numa variante totalmente em LED, em opção.

A melhor aerodinâmica da categoria, com um coeficiente Cx de 0,28

A aerodinâmica do FABIA foi desenvolvida predominantemente usando simulações CFD (Computational Fluid Dynamics). Durante a fase de desenvolvimento, que durou, aproximadamente, três anos e meio, os engenheiros da ŠKODA calcularam mais de 3000 dessas simulações. A ŠKODA estabeleceu um novo recorde neste segmento de pequenos familiares, ao reduzir o coeficiente aerodinâmico para um valor Cx de 0,28 (na geração anterior era de 0,32).

As condutas de arrefecimento economizam até 0,2 litros de combustível aos 100 km, a uma velocidade de 120 km/h

A ŠKODA instalou condutas de arrefecimento na entrada de ar inferior do para-choques dianteiro, sendo a primeira vez que essa tecnologia foi usada neste segmento de veículos. Para melhorar a aerodinâmica, as lâminas ativamente reguláveis ​​fecham automaticamente quando há pouca necessidade de arrefecimento. Isso resulta numa economia de combustível de até 0,2 l aos 100 km quando se circula a uma velocidade constante de 120 km/h, o que significa que o novo FABIA emite até cinco gramas a menos de CO2/km ao circular com as condutas fechadas.

Para permitir um alto nível de arrefecimento, ou para acondicionar paragens de curta duração, o sistema abre as condutas para que a quantidade máxima de ar possa fluir. Para reduzir ainda mais o arrasto, um spoiler de tejadilho maior e aletas laterais otimizam o fluxo de ar na parte traseira. Na frente, o ar é conduzido através de aberturas no para-choques, conhecidas como “Air Curtains” (Cortinas de Ar), de forma particularmente aerodinâmica junto à parte lateral da carroçaria e das rodas. Doze painéis, em vez de três, cobrem uma parte maior da parte inferior da carroçaria, especialmente nas áreas que são cruciais para a aerodinâmica, como o compartimento do motor e os eixos.


Espelhos retrovisores e jantes aerodinamicamente otimizados

As caixas dos espelhos retrovisores aquecidos e reguláveis ​​eletricamente, que pela primeira vez no FABIA escurecem automaticamente do lado do condutor e se retraem eletricamente como opção, são menores do que no antecessor. Isso melhora a aerodinâmica do carro, assim como as jantes de liga leve Proxima e Procyon, que também fazem a sua estreia no FABIA e apresentam acabamentos de plástico aerodinamicamente otimizados. As opções incluem jantes de aço de 14 e 15 polegadas, bem como nove ligas diferentes, que variam de 15 a 18 polegadas. As opcionais jantes de liga leve Libra de 18 polegadas polidas na cor preta são a variante de topo.

Carroçaria resistente à torção devido ao uso de avançados aços de alta resistência

O novo ŠKODA FABIA apresenta um nível extremamente alto de rigidez torsional, o que aumenta a segurança, melhora o manuseamento e garante longevidade excecional.

Para alcançar esses resultados, mantendo o peso praticamente igual ao do seu antecessor, a ŠKODA desenvolveu a carroçaria com base na plataforma MQB A0, de acordo com os padrões mais recentes, usando significativamente mais componentes de aço moldados a quente e de alta resistência do que no modelo anterior. São usados ​​principalmente nos pilares A e B, na antepara e no túnel de transmissão.

A proporção dos três tipos de aço mais duros – aços avançados de alta resistência, aços de ultra-alta resistência e aços endurecidos por pressão – aumentou de 15% para 40%. No geral, quase 80% da carroçaria do novo ŠKODA FABIA é feito de componentes de aço de alta resistência.

Interior: controlo intuitivo e um novo visual

O interior do novo ŠKODA FABIA é mais espaçoso e vem equipado com soluções adicionais de conforto, atingindo um equilíbrio perfeito entre emotividade e ergonomia. De acordo com o conceito atual de design de interiores da ŠKODA, a sua aparência é caracterizada por cores frescas e um ecrã do sistema de infoentretenimento independente até 9,2 polegadas.

As grandes aberturas de ventilação circulares e o novo lettering FABIA nas partes laterais da caixa do painel de instrumentos adicionam mais toques visuais ao design. Outras opções que fazem a sua estreia no FABIA incluem para-brisas e volante aquecidos. A ŠKODA oferecerá três níveis de acabamento e uma First Edition exclusiva aquando do lançamento no mercado.

Para o FABIA de quarta geração, que será lançado nos níveis de acabamento Active, Ambition e Style, bem como numa First Edition exclusiva, os designers de interiores da ŠKODA adicionaram novas soluções visuais ao atual conceito de design de interiores da marca. Além do painel de instrumentos simétrico e da linha abaixo do grande ecrã central autónomo que reflete os contornos da grelha ŠKODA, as grandes saídas de ar circulares à direita e à esquerda também se destacam.

Do nível Ambition para cima, apresentam um acabamento cromado, assim como os manípulos das portas, e a secção frontal do painel é forrada em tecido com costuras contrastantes. Uma solução totalmente nova são as grandes letras FABIA em ambos os lados da caixa do painel de instrumentos.

Características de conforto vistas em veículos de um segmento superior fazem a sua estreia no FABIA

O FABIA agora pode ser encomendado com algumas soluções de conforto que antes eram reservadas para veículos de um segmento superior. Estas incluem um para-brisas aquecido para uma visão desobstruída e maior segurança no inverno, e um volante de couro aquecido, com dois raios, projetado no mais recente estilo da ŠKODA. Um volante desportivo de três raios é outro extra, com patilhas de mudança opcionais para a transmissão DSG.

Este é o primeiro FABIA que pode ser encomendado com ar condicionado Climatronic de duas zonas, incluindo saídas de ar adicionais na parte traseira da Jumbo Box, para manter arrefecida a zona dos passageiros. Quando equipado com este sistema de ar condicionado opcional, a consola central possui dois botões giratórios para permitir que a temperatura seja regulada separadamente para ambos os lados do veículo. Todas as funções do sistema são fáceis de operar através de apenas oito botões.

Novas cores e iluminação ambiente em LED

Costuras contrastantes em cor cobre e cinza, bem como características decorativas, trazem novos pontos de cor ao interior do FABIA. A nova iluminação ambiente em LED (de série no nível Style) permite ao condutor iluminar o acabamento decorativo do painel em branco ou vermelho. A consola central e os manípulos das portas dianteiras também podem ser iluminadas; além disso, a iluminação ambiente inclui luzes de leitura em LED nas partes dianteira e traseira.

Os bancos, que pela primeira vez contam com apoio lombar ajustável, têm revestimento em tecido cinza no nível de acabamento Active e costuras adicionais em cinza contrastante no FABIA Ambition. Na variante Style, os revestimentos dos bancos são bicolores, em cinza e preto.

Muito espaço para passageiros e compartimentos de armazenamento totalizando mais de 100 litros

Com uma distância entre eixos 94 mm mais comprida que a do seu antecessor, o novo FABIA oferece ainda mais espaço para os seus passageiros, especialmente na parte traseira. Com 2564 mm, ultrapassa mesmo a distância entre eixos da primeira geração ŠKODA OCTAVIA, lançada em 1996. Existem 16 opções de arrumação no novo ŠKODA FABIA, com uma capacidade total de 108 litros, incluindo um apoio de braço central rebatível com dois porta-copos nos bancos traseiros.

Motores: ampla gama com variadas potências e menor consumo de combustível

Há uma escolha de quatro avançados e eficientes motores a gasolina da geração EVO para a nova e quarta geração do FABIA. A ŠKODA não só aumentou o número de motores disponíveis, mas também a gama de potências – de 65 cv (48 kW) até 110 cv (81 kW).

Pela primeira vez, o FABIA pode ser equipado com um depósito de combustível maior, de 50 litros, permitindo que três dos quatro motores percorram mais de 900 km no ciclo WLTP. Um chassis desportivo 15 mm mais baixo, com suspensão mais rígida, é outra opção, assim como o pacote Rough-Road, que oferece mais 15 mm de distância ao solo.

Todos os motores oferecidos para o novo FABIA são da geração EVO. São ainda mais económicos do que as unidades predecessoras e estão em conformidade com a norma de emissões Euro 6d.

Nas potências até 95 cv (70 kW), o FABIA vem equipado com uma caixa manual de 5 velocidades; para o 1.0 TSI de 110 cv (81 kW) há uma escolha entre uma caixa manual de 6 velocidades e uma transmissão DSG de 7 velocidades. Quando equipado com o depósito de combustível de 50 litros – uma nova opção para a gama – em vez do depósito de 40 litros de série, três dos quatro motores podem atingir uma autonomia máxima de mais de 900 km.

Os motores MPI desenvolvidos pela ŠKODA AUTO são mais potentes e necessitam de menos combustível

A ŠKODA AUTO é responsável pelo desenvolvimento de todos os motores MPI usados ​​pelas marcas do Grupo Volkswagen. Os motores MPI de três cilindros do FABIA com cilindrada de um litro vêm da geração EVO e são 4 kW mais potentes do que as unidades antecessoras, ao mesmo tempo que reduzem o consumo de combustível e as emissões.

Essas melhorias foram possibilitadas por um veio de excêntricos otimizado – pistões e anéis de pistão incluídos que reduz as perdas por atrito. O circuito de água ao redor da cabeça do cilindro e bloco do motor foi redesenhado para alcançar maior eficiência de arrefecimento para os cilindros, câmaras de combustão e coletor de escape integrado.

Os motores MPI montados no novo FABIA operam de acordo com o ciclo de combustão Atkinson, no qual as válvulas de admissão fecham apenas durante o curso de compressão do pistão. Isso leva parte da mistura de combustível de volta ao coletor de admissão, o que reduz a taxa de compressão efetiva, enquanto mantém uma alta taxa de compressão de 12:1. Como resultado, o motor consome menos combustível e, portanto, é mais eficiente.

Revestimento de plasma inovador nos motores 1.0 TSI

Os dois motores 1.0 TSI de injeção direta disponíveis para o novo FABIA apresentam camisas de cilindro com revestimento de plasma. A inovadora camada fina revestida a pó mede apenas 150 μm (0,15 mm) e substitui as camisas de cilindro de ferro fundido, reduzindo o atrito interno nos três cilindros. Isso reduz o consumo de combustível e as emissões. Através de uma melhor distribuição e dissipação de calor na câmara de combustão, também diminui a carga térmica no motor.

Os motores operam no ciclo Miller de baixo consumo de combustível e com alta pressão de injeção de 350 bar. No ciclo Miller, as válvulas de admissão permanecem abertas por mais tempo durante o curso de compressão, o que reduz a perda de bombeamento e melhora a eficiência térmica. O turbocompressor apresenta geometria variável, que produz mais binário numa faixa mais ampla de rotações do motor e emissões mais baixas.

Motores e transmissões desenvolvidos e produzidos pela ŠKODA AUTO na República Checa

A maioria dos motores e todas as caixas de velocidades do novo ŠKODA FABIA são produzidos na República Checa. Os motores MPI e o 1.0 TSI são construídos na fábrica principal da ŠKODA, em Mladá Boleslav, assim como as transmissões manuais. A transmissão DSG de 7 velocidades é produzida na fábrica da ŠKODA em Vrchlabí. Os motores TSI possuem um filtro de partículas de gasolina.

Chassis desportivo e pacote Rough-Road opcionais

Além do chassis de série, existem outras duas variantes para escolher para o novo FABIA. O chassis desportivo está equipado com molas mais firmes e foi rebaixado em 15 mm, para características de condução mais dinâmicas.

O pacote Rough-Road também apresenta as suas próprias molas específicas e uma suspensão diferente, bem como proteções adicionais para a parte inferior da carroçaria. No geral, a distância ao solo desta variante foi aumentada em 15 mm.

autonews.pt @ 19-5-2022 15:20:28

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades