As novas funcionalidade da nova Ford Ranger

Versatilidade no trabalho, lazer e passeios em família

Em toda a Europa, as pick-ups já não são apenas utilizadas para tarefas árduas no campo ou em estaleiros. Cada vez mais clientes estão a descobrir que a sua versatilidade pode torna-las nos parceiros ideais, também em atividades de lazer.

autonews.pt @ 24-1-2022 12:18:41

De forma a garantir que a nova geração Ranger oferece a melhor solução de transporte de equipamentos e ferramentas até locais de difícil acesso, ou no transporte de famílias e equipamentos desportivos numa aventura de fim-de-semana, a Ford envolveu atuais proprietários de pick-ups desenvolvimento de funcionalidades práticas e inteligentes que tornam a nova Ranger na mais versátil e competente de sempre.

Na Europa, as encomendas da nova geração Ranger serão abertas em finais de 2022, para que as entregas aos clientes se façam no início de 2023.

Uma conveniente oficina móvel

A equipa de design da Ford realizou mais de 5.000 entrevistas com atuais clientes de pick-ups para perceber a forma como utilizam a caixa de carga - sejam eles comerciantes, aventureiros ou apenas famílias que precisavam de “transportar coisas” - e desenvolveu muitas e diversas soluções inovadoras, para os ajudar a aceder e utilizar o espaço mais eficazmente.

• O degrau de acesso à caixa de carga traseira facilita, grandemente, a subida para essa área. Conectado directamente à caixa de carga através de dois suportes em aço, o degrau apresenta uma construção robusta e durável, eliminando-se a necessidade de subir para uma roda, por vezes lamacenta e escorregadia, para aceder à caixa de carga.

• A iluminação da caixa de carga facilita qualquer operação de colocação ou retirada de materiais em locais de trabalho, ou de equipamentos de campismo, ao mesmo tempo que facilita a localização de equipamentos e objetos na escuridão.

• A iluminação de zona pode ser controlada a partir do interior do veículo através do sistema de infotainement com ecrã táctil, ou através da aplicação FordPass 2 no smartphone. Uma combinação de faróis, projetores exteriores, luzes de matrícula e iluminação da caixa de carga pode ser configurada para iluminar uma área de 360 graus em redor da pick-up, ou apenas em zonas específicas, de forma a permitir observar à noite, e com segurança, toda a área em redor do veículo.

• O portão traseira de fácil elevação, que pode ser levantado e baixado apenas com uma mão, desdobra-se numa bancada de trabalho móvel. A superfície de trabalho do portão traseiro foi concebida para ajudar os proprietários em tarefas profissionais ou de bricolagem. Dois pontos de ancoragem, alojados sob tampas amortecidas na porta da bagageira, foram concebidas para ajudar a fixar madeiras ou outros materiais de trabalho, enquanto uma régua, com intervalos de 10 mm, embutida no portão traseiro (nas versões não equipados com estrado de encaixe) permite fazer medições de forma prática.

• Disponível em opção, o fornecimento de energia elétrica na caixa de carga compõe-se de tomadas de 12 V e de um inversor de 400 W e, o que permite aos clientes operar uma grande variedade de equipamentos, ligados diretamente à Ranger. Com uma capacidade de 400 W, equipamentos como um pequeno forno, uma caixa frigorífica eléctrica, um smartphone ou um computador portátil podem ser utilizados a partir da tomada montada na plataforma da caixa de carga.


Novas soluções para transporte de cargas pesadas

A caixa de carga da novíssima Ranger inclui várias inovações que permitem aos proprietários personalizar a zona de carga de acordo com as suas necessidades.

• O novo estrado incorpora pontos de localização de divisórias funcionais para que os proprietários possam criar os seus próprios compartimentos para armazenar equipamentos e materiais que, de outra forma, teriam de transportar no habitáculo.

As divisórias podem ser feitas à medida em casa, com recurso a madeira, sendo depois instaladas e removidas conforme as necessidades. Como bónus, o perfil melhorado e mais largo moldado na plataforma da caixa de carga é mais confortável para os joelhos, sendo também muito mais fácil de limpar, tornando menos proável que os objetos se espalhem pela plataforma.

• Carregar e descarregar uma Ranger nunca foi tão fácil. A caixa de carga tem o melhor volume da sua classe, superior a 1.200 litros de capacidade,3 permitindo aos clientes transportar mais materiais, equipamentos e objetos. Dado que a Ranger tem, agora, 50 mm adicionais em largura, a caixa de carga pode acomodar uma palete de padrão europeu entre os arcos das rodas (até 1.224 mm), enquanto o comprimento da caixa de carga varia entre 1.638 mm e 2.305 mm, dependendo da versão.

• Uma calha interna com cunhos ajustáveis por mola em cada lado da caixa de carga, permite aos clientes configurar as presilhas e pontos de fixação, de modo a adaptarem-se a cada tipo de carga. As presilhas deslizam e fixam-se em nove pontos diferentes ao longo do calha. A caixa de carga dispõe ainda de seis pontos de fixação fixos.

• As calhas de fixação externas oferecem flexibilidade adicional no transporte de carga e são concebidas para permitir uma fácil utilização de cintas e de cordas de fixação. No caso das versões Wildtrak, estão equipadas com extrusões de alumínio que se transformam em calhas com pontos de fixação ao longo de todo o comprimento da caixa de carga.

• O recurso a revestimento em plástico durável da caixa de carga e do portão traseiro protegem os rebordos da caixa de carga e o rebordo superior do portão traseiro contra danos e desgaste. Isto permite aos proprietários carregar equipamento sem receio de danificar a pintura na superfície superior da caixa de carga ou do portão traseiro.

• As tampas na caixa de carga são de plástico e removíveis, cobrindo os pontos de fixação de acessórios, tais como toldos e armações transversais para campismo e aventura.

• As calhas fixas no tejadilho, de série, permitem instalar facilmente acessórios para essa área, incluindo barras ou plataformas de carga. Os limites de peso no tejadilho da nova Ranger são de até 350 kg (estático) e 85 kg (dinâmico).

• Disponível em opção, a cobertura elétrica permite aos clientes abrir e fechar a cobertura da caixa através do comando na chave, do botão existente na caixa de carga ou do botão no tablier. Os canais de acessórios laterais da cobertura permitem-lhes montar facilmente suportes para bicicletas, caiaques, pranchas de neve/esquis, ou equipamento de campismo. Para maior comodidade e protecção, a cobertura eléctrica inclui funções de remoção de gelo e antientalamento.


Logo desde o lançamento na Europa, a novíssima pick-up Ranger estará disponível com mais de 150 acessórios homologados de fábrica. Conscientes da enorme probabilidade dos clientes Ranger optarem por montar um vasto número de acessórios de fábrica, os engenheiros da Ford adicionaram espaço para uma segunda bateria sob o capô, bem como um painel de interruptores auxiliares no plafonier, já com pré-instalação elétrica, de forma a facilitar a montagem de barras de luz, guinchos, ou mesmo conversões mais complexas, tais como estruturas basculantes e equipamento de reboque.

autonews.pt @ 24-1-2022 12:18:41

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades