CATL Lança Solução de Troca de Bateria EVOGO

Sistema de troca modular de baterias de veículos

A filial da CATL, a CAES, lançou o serviço EVOGO, a sua inovadora solução modular de troca de baterias, que inclui blocos de baterias, estações de troca rápida de baterias e uma aplicação de software de gestão. As características da EVOGO incluem alta compatibilidade com vários modelos de veículos, aluguer de baterias com base nas necessidades, e complementaridade com carregamento rápido e carregamento doméstico  Inicialmente, 10 cidades serão selecionadas para oferecer serviços EVOGO na China.

autonews.pt @ 19-1-2022 17:57:21

Solução inovadora de permuta modular de baterias injeta nova vida no mercado

Para resolver os problemas de ansiedade da autonomia, a inconveniência do reabastecimento e elevado custo total de propriedade/compra, a CAES lançou a sua solução inovadora de troca modular de baterias no evento de lançamento online de terça-feira.

Com base na separação de veículo e bateria, a CAES considera a bateria como um produto partilhado, criando uma experiência totalmente nova para o mercado.

Concebido para parecer uma barra de chocolate, "Choco-SEB” (bloco eléctrico de troca) é uma bateria produzida em massa especialmente desenvolvida para a partilha de baterias. Apresenta as vantagens de alta densidade energética com tamanho reduzido, combinação flexível e design minimalista.

Com o apoio da mais recente tecnologia CTP (cell to pack), pode atingir uma densidade de peso de energia superior a 160 Wh/kg e uma densidade de volume de energia de 325 Wh/L, permitindo a um único bloco de baterias proporcionar uma autonomia de condução de 200 km (padrão chinês de cálculo).

Entretanto, o Choco-SEB é compatível com 80% dos modelos de veículos baseados em plataformas BEV globais disponíveis no mercado, e todos os modelos baseados em plataformas BEV a serem lançados nos próximos três anos a nível global. Os clientes têm a liberdade de escolher entre um a três blocos para satisfazer diferentes requisitos de autonomia nas estações de permuta.

Além disso, equipado com tecnologia BMS sem fios, o Choco-SEB não tem quaisquer peças no seu exterior, exceto os terminais positivos e negativos de alta voltagem, o que aumenta significativamente a fiabilidade.

A estação de troca de baterias destaca a alta compatibilidade, o aluguer de baterias com base nas necessidades, e a complementaridade com os serviços de carregamento.

Com uma pegada equivalente a três lugares de estacionamento, uma estação de troca de baterias padrão EVOGO pode alojar até 48 Choco-SEBs e permite a troca de um minuto por um único bloco de baterias, assegurando baterias totalmente carregadas para os clientes em qualquer altura sem uma longa espera. Além disso, a EVOGO oferece uma variedade de estações de permuta para se adaptar aos climas de diferentes regiões. 

O aplicativo liga clientes com diferentes módulos da EVOGO, permitindo a ligação entre clientes, veículos, estações e baterias, e fornece também outros serviços.




Alta Compatibilidade

Ao contrário das soluções convencionais de troca de baterias, EVOGO alcançou dois modos inovadores de compatibilidade. O Choco-SEB foi concebido para se adequar a veículos que vão desde veículos de passageiros de Classe-A00, Classe-B, e Classe-C até veículos de logística. Ao mesmo tempo, as estações de permuta podem corresponder a todos os modelos de veículos por diferentes OEM que utilizam Choco-SEB, permitindo uma escolha livre de modelos de veículos para permuta de baterias.

De facto, a maioria dos proprietários de automóveis tende a comprar VE de maior capacidade de potência a fim de aliviar a ansiedade da autonomia, embora apenas 10 a 20 por cento da capacidade total seja normalmente necessária para uso diário. Os proprietários pagaram um elevado custo irrecuperável por uma capacidade de energia que raramente é necessária.

Para resolver o ponto, o sistema EVOGO permite aos clientes escolher o número de blocos de bateria a alugar de acordo com os seus cenários e hábitos de condução.  Apenas um quarteirão é necessário para as deslocações no interior da cidade, enquanto que para viagens mais longas, os clientes podem alugar dois a três quarteirões e trocá-los com um quarteirão depois de regressarem à cidade.

Os veículos que transportam Choco-SEBs suportam tanto o carregamento como a troca de baterias para reabastecimento de energia. Juntamente com o carregamento doméstico existente e o carregamento rápido, a EVOGO ajuda a fornecer uma solução de reabastecimento de energia para todos os cenários.

A visão corporativa da CATL inclui esforçar-se por ser uma empresa global de tecnologia inovadora, e fornecer uma excelente contribuição para a resolução de energia verde para a humanidade.

O estabelecimento da CAES ajuda a CATL a completar o circuito fechado da cadeia de valor do ciclo de vida da bateria que vai desde o desenvolvimento, fabrico, utilização até à reciclagem, oferece uma experiência de condução totalmente nova para os clientes EV, e promove a mobilidade eléctrica e a utilização eficiente dos recursos.

autonews.pt @ 19-1-2022 17:57:21


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades