Sistema de condução autónoma da Volvo vai ser testado na Califórnia

Volvo Cars Ride Pilot desenvolvido pela Zenseact

Ao construir sobre um padrão de segurança líder da indústria que irá figurar na próxima geração de automóveis Volvo Cars puramente elétricos, Ride Pilot pretende libertar mais tempo para os clientes e tornar a condução de um Volvo ainda mais conveniente e agradável.

autonews.pt @ 19-1-2022 17:50:51

Uma vez verificado que é seguro para utilização em auto-estradas, o Ride Pilot está planeado para estar disponível como uma subscrição adicional na próxima SUV totalmente elétrica da empresa. Este novo carro emblemático para a empresa será revelado ainda este ano.

Na sua próxima geração de automóveis, a Volvo Cars está a estabelecer um novo padrão de segurança, com atualizações de software por via aérea em combinação com um conjunto de sensores de última geração. O software é desenvolvido pela empresa de software de condução autónoma (AD) Zenseact em conjunto com a equipa interna de programadores da Volvo Cars, e programadores da Luminar, um dos seus parceiros tecnológicos. A configuração do sensor consiste em mais de duas dúzias de sensores, incluindo o sensor Iris LiDAR de vanguarda da Luminar, que trabalha de mãos dadas com o software desenvolvido.

"Temos orgulho em anunciar o planeado lançamento nos EUA da nossa primeira funcionalidade de condução autónoma verdadeiramente sem supervisão, uma vez que procuramos estabelecer um novo padrão de autonomia na indústria sem comprometer a segurança", disse Mats Moberg, diretor de investigação e desenvolvimento da Volvo Cars. "Ter o novíssimo software AD da Zenseact e o padrão LiDAR da Luminar no nosso novo SUV totalmente eléctrico é uma mudança de jogo para a Volvo Cars, bem como para a segurança automóvel e a condução autónoma".

Enquanto esta combinação de sensores de software, e a segurança que ela permite, será padrão, disponível a partir do primeiro dia no SUV totalmente eléctrico da Volvo Cars e melhorará com o tempo, o software Ride Pilot só será disponibilizado aos clientes depois de ter passado pelo rigoroso protocolo de verificação e teste da Volvo Cars. Isto inclui a validação da tecnologia como segura para utilização em auto-estradas em várias condições variáveis.

Como parte deste processo de verificação, a Volvo Cars já está a testar as funcionalidades de condução autónoma nas estradas na Suécia, juntamente com a Zenseact, e a recolher dados em toda a Europa e nos EUA. Em meados deste ano, a empresa pretende iniciar os testes nas estradas da Califórnia, onde o clima, as condições de tráfego e o quadro regulamentar proporcionam um ambiente favorável à introdução da condução autónoma.

"Fornecer um novo padrão de segurança para a indústria requer um nível de testes e verificações rigorosas que se expandirão globalmente", disse Ödgärd Anderson, CEO da Zenseact. "O software Zenseact AD desempenha um papel fundamental nesta nova norma e na viagem rumo a zero colisões". 

Uma vez verificada a sua segurança e asseguradas todas as aprovações necessárias, a ambição da empresa é introduzir primeiro o Ride Pilot na Califórnia, antes de se lançar gradualmente noutros mercados e regiões em todo o mundo.

Ao utilizar o Ride Pilot, os condutores poderão libertar tempo enquanto conduzem, e gastá-lo em atividades secundárias como leitura, escrita, trabalho ou socialização. Esta característica pode também ajudar os condutores a chegar ao seu destino descansados e recarregados, reduzindo a tensão mental que pode surgir com a condução, especialmente em engarrafamentos ou tráfego intenso.

O nome 'Ride Pilot' implica o que o condutor pode esperar: quando o automóvel está a conduzir sozinho, a Volvo Cars assume a responsabilidade pela condução, oferecendo ao condutor conforto e paz de espírito.

O sensor LiDAR da Luminar irá complementar cinco radares, oito câmaras e dezasseis sensores ultra-sónicos no próximo SUV totalmente eléctrico da Volvo Cars. Esta configuração padrão de sensores proporciona uma excelente fiabilidade de visão e perceção. Juntamente com a implementação contínua de software sobre o ar (OTA), o sistema assegurará uma redundância total e permitirá à Volvo Cars alcançar uma condução autónoma segura com o Ride Pilot.

autonews.pt @ 19-1-2022 17:50:51


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades