Travões de disco com ventilação interna na linha da inovação Porsche

A marca desenvolveu o travão de disco ventilado em 1965

"A travagem ganha corridas" - estas palavras de sabedoria nem sempre têm sido verdadeiras no desporto motorizado. De facto, os travões podem mesmo custar-lhe uma vitória há 60 anos, uma vez que eram fracos e rápidos a desgastar-se. O atrito poderia aquecer os discos de travão a mais de 500 graus Celsius, o que diminuiria o seu desempenho e ocasionalmente resultaria num fracasso total. Os sonhos de vencer desapareciam literalmente em fumo. Ou seja, até os engenheiros da Porsche terem tido uma ideia revolucionária.

autonews.pt @ 13-1-2022 17:12:58

Corridas de montanha com o Bergspyder 906-8

Ninguém pode correr nas passagens de montanha com tanta determinação como o talentoso Gerhard Mitter, que nos anos 60 é uma instituição nas corridas de montanha. Em 1965, Porsche fornece-lhe o verdadeiramente extraordinário Porsche 906-8 Bergspyder para o Campeonato Europeu de Subidas de Montanha, que era bastante popular na altura.

Pesando apenas 570 quilos, o carro de corrida apresenta um design minimalista, com um motor de 2,0 litros de oito cilindros que fornece mais de 190 kW (260 PS). Mas a inovação mais importante são os travões no eixo dianteiro, onde agora existem discos de parede dupla com perfuração secreta.

O truque para arrefecer os discos são os canais radiais que se estendem do exterior para o centro do disco e proporcionam circulação de ar, mantendo as temperaturas baixas e a desaceleração constante. Gerhard Mitter já não tem de ir com facilidade aos travões, mas pode utilizá-los de forma ampla como uma vantagem competitiva e calcular pontos de travagem corajosamente seleccionados em distâncias maiores.

Transferência rápida de tecnologia

O que prova o seu valor nos desportos motorizados também deve beneficiar modelos em série - e os inovadores em Estugarda operam com este lema em mente desde o início.

A tecnologia do disco de travões ventilado internamente é transferida mais rapidamente do que qualquer outra antes, com os compradores do novo Porsche 911 S também capazes de desfrutar do sistema inovador apenas um ano mais tarde, em 1966. E agora é padrão em todos os veículos premium.

autonews.pt @ 13-1-2022 17:12:58


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades