Mudança de cor exterior mágica: O BMW iX Flow com E Ink

Tecnologia permite ao condutor alterar a cor da carroçaria

A digitalização está a proporcionar uma experiência de utilizador integrada caracterizada pela individualidade e “emocionalização” no interior dos actuais modelos BMW. Os My Modes permitem ao condutor adaptar o ambiente no interior inteiramente ao seu estado de espírito pessoal e à experiência de condução que deseja. 

autonews.pt @ 6-1-2022 17:26:40

Com a apresentação do BMW iX Flow com E Ink por ocasião do CES 2022, o fabricante de automóveis premium baseado em Munique está a oferecer a perspectiva de uma tecnologia futura que utiliza a digitalização para também adaptar o exterior de um veículo a diferentes situações e desejos individuais. A superfície do BMW iX Flow com E Ink pode variar a sua tonalidade à solicitação do condutor.

As mudanças de cor fluida são possíveis através de um envoltório de carroçaria especialmente desenvolvido que é adaptado com precisão aos contornos do veículo de atividade desportiva totalmente eléctrico da BMW. Quando estimulada por sinais elétricos, a tecnologia electroforética traz pigmentos de cor diferente à superfície, fazendo com que a pele da carroçaria adquira a coloração desejada.

A inovadora tecnologia E Ink abre formas completamente novas de alterar a aparência do veículo de acordo com as preferências estéticas do condutor, as condições ambientais ou mesmo os requisitos funcionais. A tecnologia oferece assim um potencial sem precedentes de personalização na área do design exterior. O BMW iX Flow com E Ink demonstra este potencial para um efeito impressionante. Neste contexto, o Grupo BMW está a impulsionar o desenvolvimento da tecnologia para que uma nova forma de personalização possa ser experimentada tanto no exterior como no interior dos futuros veículos de produção.

Já hoje, a cor escolhida para um carro é uma expressão da personalidade do condutor. A escolha de tintas para o exterior disponíveis para os actuais modelos BMW cobre um amplo espectro de cores. Desta forma, o desejo de uma aparência extravagante, extravagante ou desportiva no exterior pode ser tido em conta, bem como o desejo de uma aparência subtil, subtil ou elegante. A cada ano são acrescentadas novas variantes que reflectem as características do modelo em questão e que permitem à marca manter as tendências na área do design exterior.


Como uma cor exterior variável pode aumentar a eficiência

Uma cor exterior variável pode também contribuir para o bem-estar no interior e para a eficiência do veículo. Isto é feito tendo em conta as diferentes capacidades das cores claras e escuras quando se trata de refletir a luz solar e a absorção da energia térmica associada. Uma superfície branca reflete muito mais luz solar do que uma superfície preta. Consequentemente, o aquecimento do veículo e do compartimento de passageiros como resultado de uma forte luz solar e altas temperaturas exteriores pode ser reduzido através da mudança do exterior para uma cor clara. Em tempo mais fresco, uma pele exterior escura ajudará o veículo a absorver visivelmente mais calor do sol.

Em ambos os casos, mudanças seletivas de cor podem ajudar a reduzir a quantidade de arrefecimento e aquecimento necessária do ar condicionado do veículo. Isto reduz a quantidade de energia que o sistema eléctrico do veículo necessita e com ela também o consumo de combustível ou eletricidade do veículo. Num automóvel totalmente eléctrico, a mudança de cor em função das condições meteorológicas também pode, portanto, ajudar a aumentar a gama. No interior, a tecnologia pode, por exemplo, evitar que o painel de instrumentos aqueça demasiado.

E a própria tecnologia da tinta é extremamente eficiente do ponto de vista energético. Ao contrário dos visores ou projetores, a tecnologia electroforética não necessita absolutamente de energia para manter constante o estado da cor escolhida. A corrente apenas flui durante a curta fase de mudança de cor.


Milhões de cápsulas de tinta numa embalagem personalizada

A coloração electroforética baseia-se numa tecnologia desenvolvida pela E Ink, mais conhecida dos ecrãs utilizados nos eReaders. O revestimento de superfície do BMW iX Flow com tinta E Ink contém muitos milhões de microcápsulas, com um diâmetro equivalente à espessura de um cabelo humano. Cada uma destas microcápsulas contém pigmentos brancos carregados negativamente e pigmentos negros carregados positivamente. Dependendo da configuração escolhida, a estimulação através de um campo eléctrico faz com que os pigmentos brancos ou pretos se juntem à superfície da microcápsula, dando à carroçaria do carro a tonalidade desejada.

Atingir este efeito na carroçaria de um veículo envolve a aplicação de muitos segmentos de ePaper montados com precisão. São implementados processos generativos de conceção para assegurar que os segmentos refletem os contornos característicos do veículo e as variações resultantes em luz e sombra. Os algoritmos generativos de conceção permitem a necessária formabilidade e flexibilidade necessárias para adaptar o ePaper exatamente às linhas de conceção do veículo.

As tecnologias de corte a laser garantem uma alta precisão na geração de cada segmento. Depois de os segmentos serem aplicados e a fonte de alimentação para estimular o campo elétrico ser ligada, toda a carroçaria é aquecida e selada para garantir uma reprodução de cor ótima e uniforme durante cada mudança de cor.

autonews.pt @ 6-1-2022 17:26:40

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades