Novo Toyota Corolla Cross

Marca expande oferta agora com a versão SUV do popular Corolla

O novo Toyota Corolla Cross traz, pela primeira vez, o espaço de um SUV do segmento C, o caráter prático e um design arrojado e robusto à gama do modelo mais vendido do mundo.

autonews.pt @ 7-12-2021 16:23:40

O novo SUV não só completa a família de derivações do Corolla – posicionando-se ao lado do hatchback, do Touring Sports e do sedan -, como também completa a gama de SUV híbridos da Toyota, que agora oferece aos clientes a mais ampla gama no mercado europeu.

Com base na filosofia TNGA da Toyota, o Corolla Cross apresenta os mais recentes desenvolvimentos da plataforma GA-C, que trazem benefícios para o estilo, conceito geral, tecnologia e dinâmica de condução do veículo.

Design e conceito geral

O estilo potente e robusto do novo Toyota SUV foi também especificamente adaptado ao mercado europeu, com uma combinação específica dos grupos óticos dianteiro e traseiro a complementar a grelha frontal trapezoidal dupla, para-choques tridimensionais alargados e habitáculo afunilado de um SUV urbano robusto.

O Corolla Cross tem 4460 mm de comprimento, 1825 mm de largura, 1620 mm de altura e uma distância entre eixos de 2640 mm. Posiciona-se entre o Toyota C-HR e o RAV4, no coração do altamente competitivo segmento C-SUV europeu, oferecendo o conforto, o caráter prático e a versatilidade essenciais para famílias ativas com crianças pequenas.

O interior proporciona excelente visibilidade para todos os ocupantes, amplo espaço para a cabeça e para as pernas nos bancos dianteiros e traseiros, grandes aberturas nas portas traseiras, um aumento da luz e a sensação de espaço proporcionada por um teto solar panorâmico. O compartimento de carga combina uma reduzida altura da boca de carga com uma abertura ampla da porta para um fácil acesso, o que torna conveniente o carregamento de objetos grandes, como carrinhos de bebe ou bicicletas.


Novo sistema híbrido de 5ª geração

O Corolla Cross é o primeiro Toyota a nível global a beneficiar do novo sistema híbrido de quinta geração.

A motorização eletrificada com a tecnologia híbrida, (full hybrid), de tração dianteira (FWD) ou tração inteligente às quatro rodas (AWD-i) baseia-se na antecessora, mas agora com mais binário, mais potência elétrica, maior eficiência e proporcionando um maior prazer de condução.

A caixa híbrida foi redesenhada juntamente com novos sistemas de lubrificação e distribuição do óleo que usam óleo de baixa viscosidade. Assim se alcançam melhorias de eficiência e potência graças à redução de perdas elétricas e mecânicas.

O novo sistema de baterias dispõe dos mais recentes progressos nas baterias de iões de lítio e é mais potente e 40% mais leve do que antes.

A potência dos motores (de gasolina e elétrico) aumentou, resultando num incremento de potência total do sistema de mais de 8%. A motorização híbrida 2.0L da versão com tração à frente gera 146 kW/197 cv, tornando possível uma aceleração de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos.

A variante AWD-i conta com um potente motor elétrico adicional no eixo traseiro com um impressionante rendimento de 30,6 kW. O motor traseiro é acionado automaticamente para proporcionar maior tração, o que eleva a confiança na condução e paz de espírito em condições de reduzida aderência. Assim equipado, o Corolla Cross AWD-i iguala o desempenho de aceleração da versão FWD.

O desempenho do sistema híbrido de 5ª geração foi também melhorado. O sistema é agora ainda mais linear, previsível e controlável em aceleração, com a velocidade do veículo a corresponder mais às rotações do motor, proporcionando uma experiência de condução mais intuitiva e natural. Isto foi possível graças à recalibração da relação entre a ação do condutor no pedal do acelerador e a resposta real da motorização.


Tecnologias avançadas

Entre as inúmeras tecnologias avançadas que equipam o novo Corolla Cross cabe também destacar o HMI (Interface Homem-Máquina) atualizado com a mais recente tecnologia de multimédia e com uma configuração do painel de bordo (específico para a Europa) que apresenta um totalmente novo e configurável cockpit digital de 12,3 polegadas diante do condutor e um ecrã na consola central de 10,5 polegadas.

O cockpit digital de 12,3 polegadas é um sistema com hardware e software totalmente novos. Sendo o maior do seu segmento, oferece o máximo de espaço para conteúdos, ampla flexibilidade e opções de customização e personalização, tais como dados sobre consumo de combustível, funcionamento do sistema híbrido e navegação.

Com um novo processador mais rápido, o mais recente sistema de info-entretenimento multimédia de alta-definição e ecrã tátil de 10,5 polegadas é compatível com conectividade Apple CarPlay sem fios e Android Auto com fios e dispõe do novo Toyota Smart Connect.

O utilizador pode agora beneficiar da conveniente navegação na “cloud”, com atualizações da situação de incidentes rodoviários, agente de voz e atualizações remotas (over-the-air). Além disso, há um conjunto de serviços conectados do MyT App, incluindo análise de dados da condução, localização do carro e até recursos de controlo remoto, como programação do ar condicionado e bloqueio de portas.

Segurança

Por último, o novo Corolla Cross está equipado com T-Mate, que combina a última geração do conjunto de sistemas Toyota Safety Sense com outros sistemas de assistência ativa de condução e estacionamento para não só tornar a condução mais fácil e segura, mas também proteger todos os ocupantes do veículo e outros utentes da via pública, em vários tipos de cenários.

O Sistema de Pré-Colisão oferece, pela primeira vez, Supressão de Aceleração a baixa velocidade, Assistência Inteligente em Cruzamentos, bem como Deteção de Veículos em Aproximação e Assistência ao Virar em Cruzamentos.

Outras novas funções do Toyota Safety Sense incluem um sistema de Travagem de Emergência à Condução (EDSS) e atualizações automáticas (Over The Air) que mantêm as funções atualizadas e adicionam novas funções durante a vida do veículo. Além disso, foram feitas melhorias no Cruise Control Adaptativo em Toda a Gama de Velocidades (FSR ACC) e nos sistemas Assistência de Condução Inteligente (LTA) e Sistema de Reconhecimento de Sinais de Trânsito (RSA). T-Mate oferece também assistência à condução através do Alerta de Ângulo Morto (BSM) com Assistência de Saída em Segurança (SEA), Sistema Adaptativo de Luzes de Máximos (AHS) e assistência ao estacionamento com o Toyota Teammate Advanced Park, Câmara Panorâmica 360º (PVM), Deteção Traseira de Aproximação de Veículos com Assistência à Travagem (RCTAB) e Sensores de Estacionamento Inteligentes (ICS).

Criando níveis ainda mais elevados de segurança passiva na altamente rígida plataforma GA-C do novo Corolla Cross, foi desenvolvido um novo airbag central dianteiro para evitar que os ocupantes dos bancos dianteiros colidam uns com os outros em caso de choque lateral.

Desde a sua introdução em 1966, mais de 50 milhões de Corolla foram vendidos em todo o mundo. O novo Corolla Cross irá reforçar ainda mais a presença da Toyota no segmento C e apoiará a ambição da marca de chegar às 400.000 vendas anuais, correspondendo a uma quota de mercado de 9% no segmento de mercado mais competitivo na Europa até 2025.

Com o caráter prático de um SUV espaçoso e o dinamismo da mais avançada tecnologia híbrida, conectividade e sistemas de segurança, o novo Corolla Cross ajuda as famílias modernas a desfrutarem os seus desafios quotidianos.

Dependendo dos mercados, a chegada do Corolla Cross irá começar a partir do último trimestre de 2022.

autonews.pt @ 7-12-2021 16:23:40

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades