Na Porsche agora até pode escolher a cor “exclusiva” do seu carro

Novos serviços Paint to Sample e Paint to Sample Plus cores exteriors specials

O foco deste novos serviços da Porsche está na disponibilidade das cores clássicas da Porsche, reconhecíveis ao longo dos anos. Para pedidos especialmente individuais, existe também a opção de criar tonalidades personalizadas de acordo com as especificações do cliente. "Acabamentos de pintura inusitados têm sido familiares ao longo da história da nossa marca e são uma característica diferenciadora importante", diz Alexander Fabig, Chefe de Individualização e Clássico. "Com esta oferta, estamos a reavivar cores de classe de culto e a expandir a extensa gama de cores padrão e especiais em todas as séries de modelos em mais de 160 tonalidades".

autonews.pt @ 1-12-2021 22:09:45

Paint to Sample: cores de culto celebram um regresso

Nos últimos anos, a procura de carros Porsche pintados à medida tem aumentado acentuadamente. Com as suas novas opções, a Porsche Exclusive Manufaktur tem aumentado significativamente a capacidade nesta área. Um novo banco de mistura de cores foi colocado em funcionamento na fábrica principal em Zuffenhausen, onde especialistas em pintura misturam várias dezenas de ingredientes até ao último miligrama, a fim de alcançar a tonalidade desejada. 

Cada lote é dividido em duas panelas de pintura para carroçaria e peças adicionais. As áreas a serem pintadas no veículo consistem em grande parte em alumínio, plásticos e compostos de carbono/fibra de vidro. Esta mistura de materiais e os diferentes métodos de aplicação e temperaturas de secagem requerem composições de tinta ligeiramente diferentes, dependendo do componente. 

As placas de comparação de lotes são pintadas e servem como amostras de referência de cor durante a inspeção final do veículo.

A Porsche está não só a expandir a sua gama de cores, mas também a reestruturá-la: A cor personalizada foi renomeada Paint to Sample. Esta categoria inclui cores pré-definidas que já foram tecnicamente aprovadas pelos especialistas de pintura da Porsche. Exemplos incluem Azul Marítimo, Rubystar e Verde Hortelã. Estas escolhas coloridas dos anos 90 gozam de um estatuto de culto entre os fãs da Porsche. 

No passado, eram oferecidas no 911 (Tipo 964). Como parte da estratégia de individualização reforçada da Porsche, os lendários tons de tinta estão agora a celebrar o seu regresso. Graças ao Paint to Sample, os actuais modelos Porsche podem ser pintados nestes clássicos chamativos.

A gama é realmente diversificada e depende da série de modelos e do local de produção. Para as séries de modelos 911 e 718, há mais de 100 cores de tinta adicionais à escolha. Para o Panamera, Macan e Cayenne, existem mais de 50 opções, enquanto mais 65 cores completam a gama para os clientes da Taycan. A pintura à amostra pode ser encomendada como parte de novas configurações de veículos nos Centros Porsche. 

Esta escolha acrescenta cerca de três meses ao prazo de entrega, em comparação com as cores padrão. 

Os preços dentro da série de modelos variam em função do derivado. A oferta está definida para ser integrada no Porsche Car Configurator a partir do início de 2022. Opções de filtro online, por exemplo por família de cores, e informação de fundo sobre as cores individuais será o passo seguinte.

Paint to Sample Plus: verificação extensiva da viabilidade

Para pedidos de cor especialmente individuais, a Porsche Exclusive Manufaktur vai um passo mais além: com Paint to Sample Plus o acabamento da pintura pode ser escolhido quase inteiramente de forma livre. Esta opção está disponível para as linhas modelo 911, 718 e Taycan.

O procedimento é o seguinte: o cliente entrega uma amostra da cor desejada ao Porsche Centre - tudo é concebível, desde uma camisa ou lenço favorito até uma cor de verniz de unhas. 

Esta amostra é então enviada à Porsche AG. Lá, é efectuado um controlo de viabilidade separado para cada pedido, que pode demorar vários meses, dependendo do trabalho envolvido.

A partir daí, os coloristas da Porsche criam a formulação. Estes especialistas desenvolvem a tonalidade com base nos componentes de tinta disponíveis. Depois, em várias rondas, a tonalidade é mais desenvolvida para que corresponda também à amostra sob diferentes fontes de luz, tais como a luz do dia ou luz artificial. 

Em seguida, a viabilidade da cor é testada em condições de produção na carroçaria do automóvel e nas peças adicionais. É também essencial definir a espessura da camada, o que permite uma pintura estável, reprodutível e sem erros. 

Antes da pintura do veículo do cliente real, a cor é aplicada a uma carroçaria de teste. Se se verificar que a tonalidade desejada não pode ser realizada de acordo com os seus padrões de qualidade habituais, a Porsche suportará os custos do teste de viabilidade.

Sobre a Porsche Exclusive Manufaktur

Um carro desportivo tão individual como a sua própria impressão digital, tão inconfundível como o seu próprio estilo de vida: num jogo de artesanato e atenção aos detalhes, a Porsche Exclusive Manufaktur cria veículos de cliente extremamente pessoais. Funcionários altamente qualificados com décadas de perícia dedicam toda a sua atenção a cada detalhe e valorizam-no através do artesanato manual. Os peritos podem recorrer a uma vasta gama de opções de personalização visual e técnica para o exterior e interior. Os mais elevados padrões são cumpridos no que diz respeito a material e acabamento.

Quanto custa

Os preços dentro da série de modelos variam. Por exemplo, o serviço Paint to Sample para a maioria dos modelos 911 e 718 custa 8,806 euros; para os modelos 718 GT e 911 Turbo, Turbo S e GT, custa 9,877 euros.

Exemplos de preços para o serviço Paint to Sample Plus: 17.612 euros para a maioria dos modelos 911 e 718 e 19.754 euros2 para os modelos 718 GT e 911 Turbo, Turbo S e os modelos GT.

Os preços indicados são para o mercado de retalho na Alemanha (incluindo 19 por cento de IVA aplicado neste mercado).

autonews.pt @ 1-12-2021 22:09:45

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades