O novo Opel Astra: Confiante, Electrificado e Eficiente

Híbrido plug-in em dois níveis de desempenho

A Opel revelou a novíssima sexta geração do Astra. A história de sucesso do bestseller da Opel começou há 30 anos com o descendente do lendário Kadett. Com o novíssimo Astra, o fabricante alemão abre agora o próximo capítulo: pela primeira vez, o modelo compacto da classe está disponível com acionamento elétrico.

autonews.pt @ 28-7-2021 17:23:43

A Opel irá oferecer o novo Astra em dois níveis de desempenho como um híbrido plug-in. Além disso, existem versões com motores a gasolina e diesel altamente eficientes em combinação com transmissões manuais de seis velocidades otimizadas por fricção e transmissões automáticas de oito velocidades.

O novo Opel Astra é também uma declaração de design para a marca. Dinâmico como nunca antes, com superfícies esticadas, desintoxicado de elementos supérfluos e com a nova cara da marca - o Opel Vizor. Com a próxima geração de classe compacta, a Opel mostra que o Astra está pronto para definir uma nova era.

O novo Opel Astra será lançado este ano como um desportivo de cinco portas com um aspeto de baixo relevo e ainda mais espaço do que o seu predecessor. Com um comprimento de 4.374 milímetros e uma largura de 1.860 mm, atinge o ponto doce do sector compacto.

Graças à saliência frontal especialmente curta, o novo Astra é apenas 4,0 mm mais longo do que o modelo anterior, apesar da distância entre eixos aumentada para os 2,675 mm (+13 mm). Apesar da postura musculada e confiante, a prática bagageira do novo Astra com piso ajustável ainda oferece ao condutor e aos quatro passageiros 422 litros de volume de bagagem.

A nova geração foi concebida e desenvolvida na sede da Opel em Rüsselsheim, onde a produção terá início este Outono. Tal como o seu antecessor lançado em 2015, o recém-chegado traz inovações à classe compacta que os clientes anteriormente só conheciam dos veículos mais caros. Por exemplo, o Astra pode transformar a noite em dia: a mais recente evolução da luz adaptativa Intelli-Lux LED® Pixel vem diretamente do emblemático Insignia da Opel e, com 168 elementos LED, lidera o caminho nos sectores de mercado compacto e de média dimensão.


Um salto no tempo aconteceu no interior da nova geração Astra

Com o Painel Puro totalmente digital, os instrumentos analógicos são remetidos para a história. Em vez disso, a nova interface homem-máquina (HMI) com gráficos frescos e modernos oferece aos clientes uma experiência pura e mais intuitiva.

Os passageiros podem operar o novo Astra intuitivamente através de ecrãs tácteis extra-largos, tal como um smartphone. Os designers e engenheiros da Opel tiveram o maior cuidado em assegurar que o condutor recebe todas as informações necessárias e opções de operação úteis, mas não é sobrecarregado com dados ou funções supérfluas. Além disso, configurações chave como o controlo climático ainda podem ser operadas através de interruptores e botões físicos.

Tipicamente, a Opel é também o excelente conforto de assento do novo modelo de classe compacta. Os assentos dianteiros, desenvolvidos internamente, são certificados AGR ("Aktion Gesunder Rücken e.V.") e, com a sua ergonomia exemplar, são extremamente confortáveis, especialmente em viagens longas. O condutor é apoiado por sistemas de assistência de última geração que vão desde o visor frontal até ao sistema de assistência semi-automatizado Intelli-Drive 2.0 e a câmara de 360 graus Intelli-Vision.

Nova interpretação da filosofia arrojada e pura do design Opel

Depois dos SUV Mokka, Crossland e Grandland, o novo Astra é o primeiro hatchback da Opel a interpretar a ousada e pura filosofia de design da marca. O Opel Vizor (a nova face da marca vista pela primeira vez no Mokka e o elemento central de design exterior) segue o Opel Compass onde os eixos verticais e horizontais - o vinco acentuado na capota e o gráfico em forma de asa das lâmpadas de circulação diurna - se cruzam com o emblema Opel Blitz no meio.

Alongando-se pela frente, fazendo o novo Astra parecer ainda mais largo, o Vizor também integra perfeitamente tecnologias como os faróis ultrafinos Intelli-Lux LED® e a câmara frontal do sistema Intelli-Vision. Visto de lado, o Astra de próxima geração parece especialmente dinâmico graças ao pronunciado rake frontal do pilar C.

Na traseira, o Compasso Opel é repetido pelo Blitz montado centralmente, a luz de travagem de alta altura alinhada verticalmente e as luzes traseiras (LED de poupança de energia, como é o caso de toda a iluminação exterior). O emblema Blitz também duplica como trinco para a porta traseira, que é feita de material composto de última geração. Esta tecnologia não só é leve e rígida, como também permite a execução precisa de detalhes de design, tais como as lâmpadas traseiras especialmente finas.


“Cabina de pilotagem” digital Pure Panel

A mesma precisão alemã aplica-se em todo o interior onde o destaque absoluto é a próxima geração do Painel Puro, introduzido pela primeira vez no Mokka. Este cockpit digital expansivo (opcionalmente totalmente envidraçado) apresenta dois ecrãs de 10 polegadas, perfeitamente integrados - em conjunto com a saída de ar lateral do condutor - num formato horizontal. Graças a uma camada em forma de obturador que evita reflexos ascendentes no para-brisas, o design dispensa um capô sobre os ecrãs, o que melhora ainda mais a funcionalidade e o ambiente de alta tecnologia.

Com os controlos físicos reduzidos ao mínimo sob a forma de teclas finamente trabalhadas, o Painel Puro consegue o equilíbrio ótimo entre a digitalização e o funcionamento intuitivo, desintoxicado de estímulos visuais irritantes e sem a necessidade de sub-menus. Também não há necessidade de cabos, uma vez que a nova geração de sistemas de infoentretenimento multimédia com serviços ligados - que podem ser operados por controlo de voz em linguagem natural, bem como por toque - pode ser ligada como padrão em todas as variantes do modelo ao Apple CarPlay sem fios e ao Android Auto através de smartphones compatíveis.

Manuseamento dinâmico mas composto, travagem "Autobahnproof" e estabilidade

O novo Astra baseia-se na terceira geração da arquitectura multi-energética altamente flexível EMP2, com ADN Opel incorporado desde o início do desenvolvimento. Isto significa que o manuseamento é composto bem como dinâmico e que o novo modelo - como qualquer Opel - é "Autobahnproof". Por outras palavras, a capacidade de alta velocidade era um objetivo primordial de desenvolvimento.

A direcção e a rigidez lateral do chassis - suspensão McPherson na frente, barra de torção na traseira - foram concebidas para um elevado controlo de guinada (amortecimento do movimento em torno do eixo horizontal). Sob travagem, o novo modelo proporciona uma forte potência de paragem e permanece altamente estável em curvas, bem como em linha reta. A rigidez de torção do novo Astra é 14 por cento mais elevada do que a do antecessor.

Sistemas avançados de assistência ao condutor

A arquitectura do novo Astra incorpora também os mais recentes sistemas de assistência automatizada ao condutor. Para além da câmara multifunções no para-brisas, a tecnologia inclui quatro câmaras corporais (uma à frente, uma atrás e uma de cada lado), cinco sensores de radar (um à frente e um em cada canto), bem como sensores ultrassónicos à frente e atrás.

As câmaras e sensores estão integrados com conectividade e-horizon no Intelli-Drive 2.0, o que alarga o alcance das câmaras e do radar. Isto permite ao sistema adaptar a velocidade nas curvas, fazer recomendações de velocidade e efetuar mudanças semiautomáticas de faixa. A deteção de mãos livres no volante garante que o condutor permanece sempre ligado e no controle do carro.

Alerta de tráfego transversal traseiro, deteção de pontos cegos de longo alcance e posicionamento ativo da faixa, que mantém o carro no meio da faixa de rodagem, compreende o Intelli-Drive 1.0.

A longa lista de sistemas automatizados de assistência ao condutor inclui também o controlo de cruzeiro adaptativo, que aumenta ou diminui a velocidade para seguir o veículo à frente - sem exceder a velocidade definida - e pode travar até à paragem, se necessário. Com a transmissão automática, a condução é retomada automaticamente graças ao "Stop & Go".

A oferta de sistemas de assistência líderes na classe inclui ainda um grande visor frontal e Intelli-Vision, uma câmara e um sistema baseado em radar para facilitar o estacionamento.

Novo Astra traz o Intelli-Lux Pixel Light®

O papel do Astra como portador de tecnologia avançada continua na iluminação e assentos, áreas típicas de especialização para a marca Opel. O modelo anterior desempenhou um papel pioneiro na introdução da luz matricial adaptativa em 2015 e a próxima geração está agora a trazer pela primeira vez o mais recente desenvolvimento em iluminação para o sector do mercado compacto - Intelli-Lux LED® Pixel Light.

Esta tecnologia de ponta, já disponível no SUV Grandland e no Insignia da Opel, apresenta um total de 168 elementos LED líderes de segmento - 84 em cada farol ultra-fino. O feixe principal ajusta-se perfeitamente em milissegundos, sem brilho para outros utentes da estrada. A aproximação ou tráfego anterior é "cortada" com precisão.

O alcance e a direcção da luz variam de acordo com a situação de condução e a envolvente.

Os melhores bancos ergonómicos AGR da classe com massagem e ventilação

Os assentos ergonómicos AGR da Opel gozam de uma reputação premiada e o novo Astra continua esta longa tradição. Certificado por "Aktion Gesunder Rücken e. V.". ("Campaign for Healthy Backs") a posição dos bancos dianteiros é 12 mm mais baixa do que no modelo anterior, reforçando ainda mais a sensação de uma condução "desportiva". A boa postura é garantida, com a densidade da espuma dos bancos otimizada de acordo com os contornos "Desportivo" ou "Conforto".

Os novos bancos dianteiros AGR do Astra são os melhores que a classe compacta tem para oferecer e apresentam uma vasta gama de ajustes opcionais, desde a inclinação elétrica ao apoio lombar electropneumático. Em Nappa leather-trim, oferecem até ventilação, massagem para o condutor e aquecimento tanto na traseira como na frente. Assentos aparados em Alcântara elegante também estão disponíveis.

O Astra fica elétrico pela primeira vez com potentes motores híbridos

O novo Astra estará disponível desde o início das vendas com potente motor elétrico híbrido plug-in, bem como motores a gasolina e diesel altamente eficientes, eletrificando pela primeira vez na história da marca o modelo compacto da classe Opel.

A potência varia de 81 kW (110 cv) a 96 kW (130 cv) com as variantes a gasolina e diesel e até 165 kW (225 cv) de potência com as variantes híbridas plug-in. Uma caixa de seis velocidades é de série nas unidades de potência a gasolina e diesel, com uma transmissão automática de oito velocidades (eletrificada nos híbridos "plug-in") opcional nos motores mais potentes.

A Opel vai abrir a carteira de encomendas para o novo Astra no próximo Outono. Os primeiros clientes recebem os seus automóveis no início do próximo ano.

autonews.pt @ 28-7-2021 17:23:43

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades