Škoda Enyaq Sportline IV Elétrico e desportivo

Três versões de potência e tração traseira ou integral

O Škoda Enyaq Sportline iV é a versão mais desportiva do novo SUV 100% elétrico disponível a partir de 45 mil euros. O seu visual apresenta um conjunto de características de design pretas e rodas grandes, enquanto a suspensão desportiva rebaixada contribui para uma experiência de condução particularmente dinâmica. 

autonews.pt @ 22-7-2021 10:20:26

O interior adiciona um toque desportivo, graças aos acabamentos decorativos com inserções em carbono, um volante multifunções de três raios e bancos com encostos de cabeça integrados.

A nova linha de modelos emblemáticos da ŠKODA agora inclui uma variante Sportline, oferecida em três níveis de potência. O Enyaq Sportline iV 60 tem uma potência de 132 kW (180 cv), enquanto o Enyaq Sportline iV 80 debita 150 kW (204 cv). Ambos possuem tração traseira. O Enyaq Spoprtline iV 80x com tração integral está equipado com dois motores elétricos que debitam uma potência combinada de 195 kW (265 cv).

As versões Sportline são parte integrante do portefólio de modelos da Škoda. Agora, o construtor checo dá continuidade a esta tradição ao adicionar o Enyaq Sportline iV à gama de seu primeiro SUV 100% elétrico. Esta nova variante vem com uma suspensão desportiva, de série, que apresenta uma geometria com molas específicas e amortecedores, e foi rebaixada em 15 mm na frente e 10 mm na traseira. Os para-choques e as embaladeiras laterais da cor da carroçaria melhoram ainda mais a aparência desportiva do carro. Quer seja equipado com tração traseira ou integral, o SUV elétrico transmite com segurança a potência para a estrada em qualquer situação.


O funcionamento dos motores elétricos permite o binário máximo imediatamente disponível, desde o momento do arranque. Além disso, a bateria de alta tensão instalada no piso, entre os eixos, garante um baixo centro de gravidade, o que tem um efeito positivo na agilidade e no comportamento do veículo nas curvas. Graças à sua suspensão desportiva específica, o Enyaq Sportline iV enfrenta de forma mais dinâmica mesmo as zonas sinuosas mais rápidas. A direção progressiva, outro componente de série, permite também um  manuseamento mais desportivo.

O Enyaq Sportline iV 80x possui dois motores e tração nas quatro rodas. A variante mais potente é o Enyaq Sportline iV 80x. Com um segundo motor elétrico no eixo dianteiro, transmite potência para a estrada por meio de tração nas quatro rodas. Os dois motores têm uma potência combinada de 195 kW (265 cv) e oferecem um binário máximo de 425 Nm.

O 80x é acionado principalmente por um motor síncrono de íman permanente no eixo traseiro, que fornece uma potência de 150 kW (204 cv), um binário máximo de 310 Nm e rotação máxima de 16.000 rpm. A sua potência é consistente numa ampla faixa de velocidade, com uma entrega constante. No eixo da frente é utilizado um motor assíncrono, com uma potência de 80 kW* (109 cv), um binário máximo de 162 Nm e rotação máxima de 13.500 rpm.

Os motores assíncronos são caracterizados por uma capacidade de sobrecarga de curta duração e baixas perdas por arrastamento. O ENYAQ SPORTLINE iV 80x é alimentado por uma bateria de 82 kWh e pode percorrer 488 km no ciclo WLTP. A sua velocidade máxima é de 160 km/h.

Mais duas versões disponíveis: SPORTLINE iV 60 e SPORTLINE iV 80

O Enyaq Sportline iV 60 possui tração traseira, com um motor elétrico no eixo traseiro debitando 132 kW* (180 cv). Já o motor traseiro do Enyaq Sportline iV 80 debita uma potência de 150 kW* (204 cv).

Sistema de travagem eficaz e recuperação de energia de travagem

Quando os travões são acionados, o Enyaq Sportline iV usa o seu altamente eficaz sistema de recuperação de energia de travagem para reduzir a velocidade, desde que a bateria tenha capacidade de armazenamento suficiente.

O motor elétrico atua como um gerador, tornando a travagem mais eficiente e aumentando a autonomia do veículo. A energia libertada durante a travagem não é perdida na forma de calor, mas é convertida em energia elétrica, alimentando a bateria. Se necessário, o sistema de travagem é acionado automaticamente. Usando as patilhas de série no volante, o condutor pode regular manualmente o grau de recuperação a qualquer momento e, ao fazê-lo, regula também o nível de assistência de travagem.

As rodas dianteiras possuem discos de travões ventilados e, como os travões traseiros estão sujeitos a uma carga mínima, devido ao sistema de recuperação de energia, as rodas traseiras são equipadas com robustos travões de tambor, particularmente resistentes à corrosão, graças  ao seu design fechado.


Carroçaria de aparência dinâmica, com aplicações em preto

Diversas soluções de design em preto brilhante identificam logo esta verão do Enyaq iV como um típico Škoda Sportline. A envolvente da impressionante grelha Škoda apresenta um acabamento em preto brilhante, tal como os frisos em forma de C das entradas de ar. Isso contrasta agradavelmente com o para-choques dianteiro na cor da carroçaria, que apresenta uma grande entrada de ar central com malha de favo de mel e um fino spoiler.

Há soluções de acabamento em preto brilhante nos espelhos retrovisores laterais, molduras das janelas e barras do tejadilho, bem como no difusor no para-choques traseiro específico do modelo, que é na cor da carroçaria, igual às embaladeiras laterais. A denominação do modelo e a palavra ŠKODA encontram-se na porta da bagageira e também são em preto brilhante. O spoiler de tejadilho apresenta um acabamento em preto mate.

Jantes grandes e vidros escurecidos

Grandes rodas com jantes em liga leve de design aerodinamicamente otimizado destacam a aparência elegante do Enyaq Sportline iV. As jantes Vega de 20 polegadas têm acabamento antracite, enquanto, em opção, as jantes Betria de 21 polegadas são pretas. Os pneus utilizam tecnologia auto vedante.

Pequenos danos no piso do pneu, como os causados por um prego fino, um pedaço de vidro partido ou uma pedra afiada, vedam-se automaticamente, de modo que este não precise de ser trocado imediatamente. Os vidros traseiros escurecidos (equipamento Sunset) enfatizam ainda mais o visual desportivo deste SUV e também garantem que o interior permaneça fresco no verão. O vidro laminado das janelas com isolamento acústico laterais dianteiras e traseiras reduz o nível de ruído no veículo.

Faróis Matrix LED e luzes traseiras totalmente em LED, de série

O Enyaq Sportline iV está equipado de série com faróis Matrix LED. Cada módulo possui 24 LEDs, que podem ser controlados individualmente e permitem ligar os máximos sem encandear os outros utilizadores da estrada.

Esta tecnologia inteligente desliga automaticamente segmentos individuais do feixe de luz quando a câmara no para-brisa deteta veículos, bem como pessoas e objetos, refletindo a luz. A lista de equipamentos de série também inclui um sistema de limpeza de faróis e luzes traseiras totalmente em LED. Estes apresentam um design cristalino e indicadores dinâmicos.

O inovador Crystal Face é opcional (disponível no final do ano) e oferece um total de 131 LEDs iluminando as faixas verticais e o acabamento horizontal da grelha. Os módulos LED dos faróis Matrix LED para médios e máximos, bem como as luzes diurnas, também criam uma aparência acolhedora.

Interior desportivo

O revestimento preto e as inserções decorativas num visual de carbono caracterizam o interior do Enyaq Sportline iV. Neste SUV 100% elétrico, as seleções de design para o interior substituem os níveis de acabamento clássicos. Inspirados em ambientes modernos, os interiores apresentam cores e materiais perfeitamente coordenados.

A seleção de design interior específica da linha Sportline inclui bancos desportivos pretos com encostos de cabeça integrados, para um suporte lateral ideal em qualquer situação de condução. Os bancos são estofados em microfibra Suedia e pele, com debrum cinza. Os tapetes possuem costura em nubuck cinza.

O painel é estofado num tecido estilo pele preta; o forro do teto também é preto. As inserções decorativas no painel de instrumentos e nos frisos das portas têm um acabamento com efeito carbono. O acabamento junto do seletor na consola central é preto, assim como o botão do travão elétrico de estacionamento. As capas dos pedais em alumínio transmitem outro toque desportivo e dinâmico.

Volante desportivo multifunções de três raios em pele

O volante desportivo multifunções de três raios do Enyaq Sportline iV foi desenhado no mais recente estilo ŠKODA. O aro do volante é forrado em pele e pode ser aquecido. Possui costura em cinza contrastante. O raio inferior do volante tem uma sigla com as letras Sportline.

Várias funções do veículo podem ser controladas diretamente no volante, usando botões e patilhas fáceis de operar. Pressionar um botão na consola central leva o condutor diretamente para o menu de secção do modo de condução (de série), exibido no ecrã de infoentretenimento central de 13 polegadas. A partir daí, o condutor pode escolher entre os modos Eco, Conforto, Normal, Sport e Individual.

Head-up display com realidade aumentada. O ecrã de realidade aumentada é uma forma inovadora e extremamente segura de proporcionar aos condutores acesso aos dados de que necessitam. A informação virtual sobre a condução, como a velocidade, a navegação e o cruise control adaptativo, é mostrada diretamente na estrada à frente do veículo, com uma projeção mais realista da informação. Graças a isso, a atenção dos condutores não é desviada, pois toda a informação importante está disponível diante dos seus olhos. O head-up display opcional complementa o ecrã de série de 5,3 polegadas do Cockpit Digital, tornando o Enyaq iV no primeiro Škoda a oferecer a funcionalidade de realidade aumentada.

KESSY. A nova versão do sistema KESSY (Keyless Entry, Start and Exit System)

Cockpit Digital. Quatro exibições possíveis: Standard, Navegação, Sistemas de Assistência à Condução e Dados da Condução (visão geral), podem ser fornecidas no painel de instrumentos digital de 5,3 polegadas. As mesmas podem ser controladas simplesmente através do botão ‘View’ no volante.

Preços em Portugal

O Enyaq SportLine 60 e 80, a partir de 45.205 e 51.141 euros, respetivamente; o Enyaq SportLine 80x, com maior potência e tração integral, apenas estará disponível no final do ano, com preços a partir de 53.860 euros

autonews.pt @ 22-7-2021 10:20:26


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades