DS 4 já pode ser encomendado em Portugal

Engenharia e requinte

Poucas semanas após a apresentação mundial, o DS 4 já está disponível para encomenda, numa gama completa que inclui motorização híbrida plug-in E-Tense de 225 cv e motores Diesel e a gasolina, todos com caixa automática de oito velocidades. As primeiras entregas estão agendadas para o final do ano, com prioridade para a versão DS 4 LA Premiére.

autonews.pt @ 20-7-2021 11:05:40

Design carismático

O novo DS 4 possui proporções inegavelmente atraentes. Com uma largura referencial de 1,87 metros e rodas de grandes dimensões de 720 milímetros (jantes até 20 polegadas e de 19 polegadas de série a partir da versão Performance Line), para um comprimento de 4,40 metros e uma altura de 1,49 metros, as dimensões conferem ao novo compacto ‘premium’ da DS uma presença marcante.

A secção dianteira é marcada por uma nova assinatura luminosa. Os elegantes e sofisticados faróis integram o sistema DS MATRIX LED VISION, que combina iluminação matricial e direcional. São complementados por luzes diurnas compostas por duas filas de LED de cada lado (150 LED no total).

As carismáticas DS WINGS ligam harmoniosamente os faróis à grelha do radiador. Dependendo das versões, a grelha consiste numa estrutura de duas peças, com motivos em pontas de diamante, de dimensões diferentes, num efeito tridimensional de particular destaque. Acima desta, o longo capô confere à silhueta um impulso dinâmico.

A partir da mesma silhueta, o novo DS 4 tem a capacidade de se transformar. Com o DS 4 no fulcro da gama, a elegância assume um papel dominante graças ao ‘design’ específico dos para-choques, detalhes subtis cromados e um tejadilho em preto contrastante, de forma a conferir-lhe uma presença marcante.

Por seu turno, o DS 4 CROSS joga na perceção visual de um SUV, com um tratamento da parte inferior dos para-choques, realçada por uma proteção específica e pintura em preto mate. Os rebordos superiores dos vidros laterais em preto brilhante, uma grelha em preto brilhante, as jantes de 19’’ específicas, as barras de tejadilho pretas e o próprio tejadilho na cor da carroçaria completam o conjunto. Como opções exclusivas, o DS 4 CROSS pode ser equipado com o sistema Advanced Traction Control, o qual garante melhor motricidade com modos de funcionamento Areia, Neve e Lama, bem como o Hill Assist Descent Control.

Com um caráter mais dinâmico, o DS 4 PERFORMANCE LINE oferece um acabamento exterior em preto, com um Black Pack (DS WINGS, barra entre as luzes traseiras, grelha e rebordo dos vidros laterais) e jantes específicas MINNEAPOLIS em preto, para além de um interior igualmente exclusivo.

Híbrido ‘plug-in’: motorização E-TENSE

Na versão híbrida plug-in, o DS 4 E-TENSE 225 herda toda a experiência da DS Performance decorrente dos seus quatro títulos de Campeã de Fórmula E (Pilotos e Equipas), alcançados em 2019 e 2020.

Tão dinâmica como eficiente, esta unidade motriz possui um motor de 4 cilindros a gasolina PureTech de 180 cv de potência e um motor elétrico de 81 kW (110 cv) acoplado a uma bateria de 12,4 kWh, o que garante autonomia em modo elétrico até 55 km (ciclo combinado WLTP). A potência combinada é de 225 cv.

O elevado binário de 360 Nm permite ao DS 4 acelerar de zero a 100 km/h em apenas 7,7 segundos e cobrir os 1000 metros de arranque parado em 27,3 segundos. O consumo de combustível é de apenas 1,3 litros/100 km e as emissões de CO2 cifram-se em 29 g/km (ciclo combinado WLTP).

Disponível com motores a gasolina e Diesel, com potências entre 130 e 225 cv

Da gama também fazem parte três motorizações a gasolina, todas com caixa automática de oito velocidades – PureTech 130 cv EAT8, PureTech 180 cv EAT8 e PureTech 225 cv EAT8 – a que se junta um bloco diesel BlueHDi 130 cv, também com caixa automática de oito velocidades.

As médias de consumo situam-se a partir de 4,8 litros/100 km na variante Diesel e a partir de 5,9 litros/100 km nos motores a gasolina, refletindo, igualmente, reduzidas emissões de CO2: 125 g/km no motor Diesel e 135 g/km nos motores a gasolina. Todos estes valores, extremamente competitivos no segmento dos automóveis familiares compactos ‘premium’, são obtidos de acordo com a mais recente norma WLTP.


Interiores ‘by’ DS Automobiles

O DS 4 apresenta uma gama muito ampla de interiores. Na melhor tradição da DS Automobiles, o interior Couro OPERA Castanho Criollo é um claro exemplo da qualidade da marca ‘premium’ francesa, com bancos Alta Densidade revestidos a Couro Nappa Castanho Criollo que se destacam com o desenho tipo bracelete de relógio. O tabliê apresenta-se também revestido em Couro Nappa Castanho Criollo. O acabamento em madeira em Castanho Ash acrescenta mais um toque de requinte. Os bancos dianteiros, comandados eletricamente, possuem apoio lombar com regulação pneumática, bem como funções de arrefecimento, aquecimento e massagem.

O interior em Couro Cinzento Galet e Castanho Criollo proporciona uma especial sensação de espaço e luz. Os bancos, a consola central, o apoio de braços central e os apoios de braços nas portas em Couro granulado Cinzento Galet contrastam com o tablier em Couro Nappa, o volante revestido com Couro Castanho Criollo e as aplicações em madeira Castanho Ash.

Estes dois interiores, Couro Cinzento Galet e Castanho Criollo, bem como o Couro OPERA Castanho Criollo, são oferecidos como opção nos níveis de equipamento RIVOLI e TROCADERO do DS 4 e DS 4 CROSS. No nível RIVOLI, a dotação de série inclui um interior em Couro Preto Basalte, premium e elegante, enquanto no TROCADERO o interior de série é enriquecido com bancos de Alta Densidade em Tecido Tungstène Diamantado com tela em Preto DS.

Na base da gama, o DS 4 BASTILLE + possui um interior em tecido Tungstène (ou tecido Tungstène Diamantado, em opção), com interior em tecido ‘canvas’ DS em Preto e bancos de Alta Densidade, numa combinação mais simples, mas muito elegante.

Tecnologia aumentada

Em matéria de assistência à condução, a prioridade foi no sentido de desenvolver uma solução completa disponível de série logo a partir do nível intermédio TROCADERO, de modo a que o condutor não tenha de desviar o seu olhar da estrada. O DS EXTENDED HEAD-UP DISPLAY oferece uma experiência visual de vanguarda que representa um primeiro passo na direção da realidade aumentada. Graças a uma nova tecnologia imersiva, a informação essencial para a condução é projetada diretamente na estrada.

Recorrendo a uma ilusão de ótica, os dados são apresentados quatro metros à frente do para-brisas, acompanhando a visão do condutor numa diagonal de 21 polegadas. O sistema é inédito no segmento. Informações essenciais como velocidade, ajudas à condução, navegação, mensagens de alerta ou mesmo a faixa musical que está a ser reproduzida, ou a chamada telefónica em curso, são projetadas “na estrada”.

Esta tecnologia sensorial faz parte de uma oferta mais global, no núcleo de um sistema de informação e entretenimento de 10 polegadas totalmente redesenhado: o DS IRIS SYSTEM.

O novo sistema utiliza ergonomia do tipo smartphone com uma interface táctil, fluida e reativa, com base em perfis totalmente personalizáveis. As definições e preferências de visualização são automaticamente carregadas quando é ligado o motor. A lógica de personalização permite a qualquer utilizador ajustar os conteúdos às suas preferências. O DS IRIS SYSTEM pode ser controlado por comando de voz e gestuais, integrando um assistente pessoal capaz de reconhecer o que é dito, para que o sistema execute os pedidos.

Para assegurar que o sistema e a sua cartografia estão sempre ao melhor nível, as atualizações de ‘software’ são feitas via ‘cloud’ e em tempo real.

Conforto e serenidade dinâmica

O DS DRIVE ASSIST, lançado nos mais recentes modelos DS e que permite a condução semiautónoma de Nível 2 – o mais elevado atualmente permitido para circulação em estrada – está também disponível no DS 4: o sistema de ‘cruise control’ adapta a velocidade de acordo com o tráfego e possui a capacidade de parar e voltar a arrancar em situações de congestionamento. O sistema também assegura o posicionamento preciso na faixa de rodagem escolhida pelo condutor.

No início de 2022 o DS 4 receberá uma significativa evolução deste sistema com o DS DRIVE ASSIST 2.0, melhorado com três novas funcionalidades: ultrapassagem semiautomática, adaptação da velocidade em curva e aviso antecipado da velocidade exibida nos sinais de trânsito. O volante passa a contar com um sensor especial que deteta o nível de pressão das mãos do condutor no volante, para confirmar que este está atento, cabendo ao condutor o controlo permanente do veículo.

Os novos “Radar Corners” permitem funções adicionais, tais como a monitorização do ângulo cego a longa distância (com um alcance de 75 metros) e o alerta de tráfego traseiro, para evitar uma colisão em situações de manobras de marcha-atrás.

Falar da DS Automobiles tem, também, subjacente o conceito da serenidade dinâmica. No caso do DS 4, este conceito traduz-se em conforto de referência entre os familiares compactos ‘premium’. Um dos argumentos fortes neste domínio é a suspensão pilotada DS ACTIVE SCAN SUSPENSION, uma exclusividade no segmento. Uma câmara colocada no topo do para-brisas visiona e antecipa as irregularidades da estrada, transmitindo dados a um microprocessador. Com quatro sensores de estabilidade e três acelerómetros, o sistema atua nos amortecedores de cada roda de forma independente. Em função das informações recebidas, a suspensão torna-se mais firme ou mais suave, conforme as necessidades de amortecimento. O resultado é um conforto otimizado quaisquer sejam as condições do piso. Sublinhe-se que o DS 4 com motorização E-TENSE 225 está equipada de série com este sistema.

Outra tecnologia que permite à DS Automobiles destacar-se dos concorrentes é o sistema DS NIGHT VISION, proporcionando a melhor visibilidade da estrada e de eventuais perigos. Colocada na grelha do radiador, a câmara de infravermelhos deste sistema deteta peões e animais até 200 metros, à noite e com pouca luz. O condutor visualiza os alertas no painel de instrumentos digital (e com avisos no DS EXTENDED HEAD UP DISPLAY), permitindo-lhe reagir atempadamente à situação.

Um sistema de quatro câmaras com visão a 360°, incluindo duas câmaras integradas nos retrovisores exteriores, ajuda o condutor nas manobras.


Composição da gama

A gama DS 4 no mercado português é composta por três variantes: DS 4, DS 4 CROSS e DS 4 PERFORMANCE LINE. Cada uma destas variantes pode dispor de diversos níveis de equipamento:

-           quatro níveis no DS 4: BASTILLE +, TROCADERO e RIVOLI, bem como uma edição especial limitada de lançamento LA PREMIÈRE;

-           dois níveis no DS 4 CROSS: TROCADERO e RIVOLI;

-           e um único, exclusivo, no DS 4 PERFORMANCE LINE.

O equipamento de série de todos os DS 4 é vasto, contemplando, logo a partir da versão Bastille +, ‘Airbags’ frontais, laterais e de cortina, sensor de luz, sensores de estacionamento, arranque mãos-livres sem chave, bancos forrados a tecido Tungstène, climatização automática bi-zona, ecrã tátil de 10 polegadas, rádio com Bluetooth, Mirror Screen e entrada USB, faróis dianteiros ECO LED, faróis traseiros em LED, fixações Isofix no banco do passageiro dianteiro e nos lugares laterais traseiros, assistência ao arranque em planos inclinados, jantes em liga leve, luzes diurnas em LED, painel de instrumentos digital de 7 polegadas, puxadores das portas embutidos de abertura através do comando, alerta de saída de faixa com correção automática, reconhecimento de sinais trânsito, alerta de cansaço do condutor, alerta de colisão dianteira com travagem de emergência (até 140 km/h),  programador com limitador de velocidade, retrovisor interior electrocromático, retrovisores exteriores rebatíveis eletricamente, travão elétrico de estacionamento e volante forrado a couro, entre outros.

DS 4 LA PREMIÈRE: edição limitada de lançamento

Disponível em três motorizações (E-TENSE 225, PureTech 180 EAT8 e PureTech 225 EAT8), o DS 4 LA PREMIÈRE é uma edição limitada exclusiva do lançamento, posicionada no topo da gama DS 4.  Está dotado do interior Couro OPERA Castanho Criollo e um nível de equipamento de série completíssimo, que inclui o DS EXTENDED HEAD-UP DISPLAY, o DS IRIS SYSTEM, o DS SMART TOUCH, os faróis DS MATRIX LED VISION, o DS ACTIVE SCAN SUSPENSION e o DS DRIVE ASSIST.

No exterior, destaca-se através da conjugação única de grelha preta com pontas de diamante cromadas, em harmonia com as DS WINGS em Preto Brilhante, com um logo original "1" exclusivo do LA PREMIÈRE, e com a assinatura em preto entre as luzes traseiras, bem como na parte inferior da carroçaria e nas molduras das janelas laterais.

Esta edição limitada está disponível em duas cores, Cristal Pearl e Lacquered Grey, esta última também com os exclusivos puxadores de porta embutidos e na cor da carroçaria.

Preços a partir de 30.000 euros (DS 4 1.2 PureTech 130 Automatic Bastille+).

autonews.pt @ 20-7-2021 11:05:40


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades