Novo ID.4 GTX da Volkswagen

GTX - desempenho inteligente para diversão numa condução sustentável

A Volkswagen fez o lançamento mundial o seu primeiro modelo totalmente elétrico de alto desempenho: o ID.4 GTX. A nova marca de produtos está a trazer ao mundo da mobilidade elétrica um novo e “inteligente desportivismo”.

autonews.pt @ 28-4-2021 17:10:23

O ID.4 GTX é o primeiro modelo baseado na matriz modular de tração elétrica (MEB) a ter tracção integral nos dois eixos e também oferece elementos de design atrativos e de alta qualidade.

O ID.4 GTX tem um motor de tracção elétrica tanto no eixo dianteiro como no eixo traseiro. Juntos, proporcionam uma potência elétrica máxima de 220 kW (299 cv) e podem trabalhar em conjunto como um motor elétrico de tracção integral - uma novidade para a família ID.

A marca fala em tracção às quatro rodas inteligentemente controlada: na respetiva apresentação, o novo ID.4 GTX subiu sem esforço uma rampa a uma inclinação de 37,5%.

Graças à tracção integral bimotor, o modelo emblemático da linha de produtos ID.4 é capaz de acelerar de 0 a 60 km/h em 3,2 segundos e de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos. A velocidade máxima do veículo é limitada eletronicamente a 180 km/h.

"O binário total do grupo motopropulsor eléctrico está imediatamente disponível e é possível sentir o excelente comportamento do veículo em cada curva", diz Thomas Ulbrich, da VW. "Além disso, o conceito inovador de funcionamento e segurança é tão inteligente como o comboio de tracção. Por exemplo, o condutor é apoiado pelo visor único de realidade aumentada e por sistemas de assistência abrangentes".

O design do ID.4 GTX realça o seu carácter diferenciado, combinando a diversão da condução com um aspecto robusto. A familiar faixa de luz foi combinada com elementos poderosos e dinâmicos - em particular, os três elementos de favo de mel que formam as luzes diurnas de funcionamento. Eles transmitem o carácter desportivo do veículo, mesmo quando está parado e, ao mesmo tempo, estabelecem uma ligação com o Golf GTI03.

Juntamente com os para-choques recentemente concebidos, os elementos que chamam a atenção na traseira incluem o conjunto de luzes tridimensionais LED com luzes de travagem que formam um X.

A cor da carroçaria é mais dominante do que nos modelos com tracção traseira. O tejadilho e o spoiler traseiro são pretos, enquanto a barra da estrutura do tejadilho é um antracite de alto brilho. O interior também ostenta um novo esquema de cores. A secção superior do tablier e as inserções de couro nas portas vêm na sombra escura do X-Blue, o que representa a sustentabilidade. As costuras contrastantes vermelhas - um símbolo clássico de desportividade e força - acrescentam detalhes aos bancos.

O logótipo GTX aparece no volante, nas guarnições do painel da soleira e - em forma perfurada - na parte superior dos encostos dos bancos dianteiros.

A nova marca de produtos GTX é um impulsionador tanto para a família ID. como para a estratégia empresarial ACCELERATE, com a qual a Volkswagen pretende tornar-se a marca de mobilidade sustentável mais cobiçada. Estabeleceu o objetivo de aumentar a proporção de vendas de veículos puramente elétricos na Europa para 70 por cento até 2030. A Volkswagen pretende tornar-se neutra para o clima até 2050 e até 2025, a Volkswagen terá investido cerca de 16 mil milhões de euros em mobilidade eléctrica, hibridização e digitalização.

O ID.4 GTX será lançado na Europa no Verão de 2021. Na Alemanha, começará com um preço de entrada de 50.415 euros, podendo os clientes recorrer ainda a uma subvenção estatal de 7.500 euros.

autonews.pt @ 28-4-2021 17:10:23

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades