Rolls-Royce Phantom Oribe: feito à medida em colaboração com Hermès

Edição única propriedade do empresário japonês Yusaku Maezawa

A Rolls-Royce co-criou um magnífico Phantom Bespoke numa colaboração única com a casa Hermès. Desenhado e produzido manualmente por uma equipa combinada de especialistas por medida na Rolls-Royce em Goodwood, West Sussex, e Hermès em Paris, o Phantom Oribe reflecte a personalidade e as paixões do seu proprietário, o empresário japonês Yusaku Maezawa. O cliente imaginou o carro como um "avião a jato sobre as estradas", trazendo a serena exclusividade das viagens aéreas privadas para a estrada. 

autonews.pt @ 28-4-2021 12:32:05

O exterior impressionante do carro de dois tons corresponde aos esmaltes verdes e creme característicos dos antigos artigos japoneses de Oribe, dos quais Maezawa-san é um conhecido colecionador. A parte superior é acabada em Verde Oribe, uma cor totalmente à medida criada exclusivamente para o cliente; num movimento invulgar, a Rolls-Royce disponibilizou a tinta para utilização no avião a jato privado do cliente com o qual o Phantom será visualmente emparelhado.

Desenvolvido ao longo de muitos meses por especialistas do Surface Finish Centre de Goodwood, capta perfeitamente o esmalte brilhante e verde profundo que caracteriza estas cerâmicas do século XVI. O efeito é magnificamente completado pela secção inferior branco-creme.

O gama de cor inspirada nas cerâmicas de Oribe continua harmoniosamente através do interior, criado e realizado através de um verdadeiro encontro de mentes entre designers e artesãos Hermès em Paris, e o Rolls-Royce Bespoke Collective de designers, engenheiros e artesãos da Goodwood em West Sussex. Juntos, aplicaram os seus conhecimentos e engenho partilhados para assegurar que cada componente individual encarna as melhores tradições de ambas as casas.


O acabamento interior é feito predominantemente em pele Hermès Enea Green, estendendo-se aos detalhes que incluem os pontos de contacto imediatos do cliente; por exemplo, o volante, as pegas da duquesa, o selector de velocidades e os comandos rotativos para os ajustes climáticos do automóvel a motor.

O couro Hermès flui em torno do painel de instrumentos superior, dos pilares interiores e da prateleira de encomendas. Também envolve superfícies menos visíveis, incluindo o porta-luvas e o revestimento da bagageira, a consola central, o compartimento de arrumação do decanter e o refrigerador de champanhe. Num sinal da natureza verdadeiramente colaborativa do projecto, e da estima mútua dos dois fabricantes, a tampa do porta-luvas é gravada com a assinatura “Habillé par Hermès Paris”.

Os delicados detalhes Hermès adornam as almofadas dos apoios de cabeça e os apoios de barriga das pernas dos bancos traseiros, enquanto os macios acentos Seashell White e os tapetes de lã de cordeiro a condizer criam uma sensação de luz e espaço por todo o lado.

O interior está também repleto de exemplos de design e artesanato à medida da Rolls-Royce. As grelhas dos altifalantes de madeira, por exemplo, são formados pela perfuração meticulosa do folheado Open Pore Royal Walnut aplicado nas portas, criando uma estética sem costura, texturada e uma sensação táctil delicada. Open Pore Royal Walnut é adicionalmente aplicado nas consolas central e traseira e nas costas das mesas de piquenique. Numa outra estreia para a Rolls-Royce, o interior apresenta a tela Hermès 'Toile H' nos apoios dos braços das portas, nas consolas central e traseira e no forro da assinatura.


Hermès adiciona ao carro o seu património distinto e o seu saber-fazer artesanal inovador, com os estofos em pele criados utilizando técnicas de costura e pintura de bordas originalmente utilizadas por mestres seladores equestres. Para a Phantom's Gallery, uma característica exclusiva da Rolls-Royce, que percorre o comprimento da longitudinal do automóvel, a Hermès encomendou uma obra de arte baseada num desenho do célebre artista e ilustrador francês Pierre Péron (1905-1988) que criou muitos dos lenços de pescoço icónicos da Casa. A obra, inspirada no famoso motivo do cavalo Hermès, é pintada à mão em Open Pore Royal Walnut e é apresentada como se encenada numa galeria de arte, atrás do vidro.

Torsten Müller-Ötvös Ceo da Rolls-Royce disse a propósito desta iniciativa: "Este majestoso e saboroso Rolls-Royce Phantom demonstra o que é possível conseguir quando pessoas talentosas de duas das grandes casas de luxo e bom gosto do mundo trabalham em estreita colaboração ao lado de um cliente clarividente e inspirador como Maezawa-san. É um encontro de mentes, conhecimentos, visões e perícia que representa o melhor dos nossos respetivos artesãos e capacidades".

EMISSÕES DE CO2 E CONSUMO: WLTP (combinado) emissão de CO2: 356-341 g/km; Consumo de combustível: 18,0-18,8 mpg / 15,7-15,0 l/100km

autonews.pt @ 28-4-2021 12:32:05

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades