Novo Volkswagen Golf R: prestações e desempenho são novos padrões

Preço a partir de 56.780 euros

O novo Golf R supera todas as versões anteriores, com uma potência de 320 cv (235 kW) e um binário máximo de 420 Nm. Para garantir que a potência é transmitida para a estrada da forma mais eficaz possível, os engenheiros da Volkswagen desenvolveram um novo sistema de tração integral 4MOTION com vetorização de binário R- Performance no eixo traseiro. Este sistema, conectado de forma inteligente através das configurações de dinâmica do veículo, permite uma nova dimensão de desportivismo ao Golf R.

autonews.pt @ 6-4-2021 13:10:50

Tradicionalmente, o Volkswagen Golf R é o modelo mais potente da gama, que continua a ser a mais vendida na Europa. Com tração nas quatro rodas e design e equipamentos exclusivos, este carro altamente dinâmico representa sempre o padrão ouro de tecnologia na sua categoria. E não é diferente desta vez: o Golf R é o primeiro Volkswagen a ser lançado com um novo sistema de tração integral: 4MOTION com vetorização de binário R-Performance. Este sistema, conectado de forma inteligente através das configurações de dinâmica do veículo, permite uma nova dimensão de desportivismo.

“O nosso objetivo com o Golf R era tornar as suas características de condução o mais neutras possível. Em outras palavras, queremos garantir que as reações de subviragem a sobreviragem sejam controladas da forma mais simples possível, em todos os momentos”, explica Jonas Thielebein, engenheiro responsável pelo Golf R. Como principal responsável pelo desenvolvimento do modelo, orgulha-se particularmente do sistema de vetorização de binário, cuja característica principal é a distribuição variável de binário entre os eixos e entre as rodas, individualmente. Enquanto o eixo traseiro normal distribui o binário numa proporção 50/50, o diferencial com vetorização de binário, equipado com duas embraiagens multidiscos, possibilita até 100% do binário na roda do lado de fora da curva. Isso permite aumentar significativamente a agilidade do Golf R em curvas. “O controlo seletivo de binário nas rodas permite que o condutor leve o carro a novos limites. Mesmo em altas velocidades, o comportamento do veículo permanece o mais neutro possível”, acrescenta Thielebein.

O pacote R-Performance


O Golf R também pode ser equipado com um pacote opcional R- Performance que aumenta a velocidade máxima para 270 km/h.

Este pacote também inclui um maior spoiler traseiro, para um “downforce” extra neste eixo, jantes de 19 polegadas com design Estoril e dois perfis de condução adicionais: “Special” (modo Nürburgring) e “Drift”. A seleção do perfil de condução pode ser rapidamente acedida, pressionando levemente o botão R no volante.

Dois perfis de condução para um máximo desempenho

Longe de estradas públicas, o modo Drift abre caminho a um novo nível de dinâmica de condução e explora ainda mais o potencial da vetorização de binário, tornando o veículo o mais neutro possível; o binário máximo possível neste modo está disponível na roda localizada na parte exterior da curva.

O controlo de estabilidade (ESC) no modo Drift é definido, de série, como "Sport", o que significa que os componentes eletrónicos de controlo do Golf R entram em ação num estágio muito avançado. Ou seja, são alterados os parâmetros do ESC e a forma como é distribuída a força pelos dois eixos. No entanto, “drifts” reais também são possíveis: o ESC só precisa ser desligado.

Como embaixador da marca e piloto de testes e desenvolvimento na Volkswagen, Benjamin Leuchter teve uma contribuição significativa no desenvolvimento e na regulação geral do Golf R. “o meu veredicto é claro: o Golf R é o modelo que se destaca na linha de produtos! Com a nova tração nas quatro rodas, que distribui perfeitamente o binário pelas rodas, e os dois novos modos de condução, o Golf R oferece uma experiência de condução extremamente divertida.”


autonews.pt @ 6-4-2021 13:10:50


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades