Hyundai Motor revela o novíssimo Bayon

Um elegante e SUV Crossover

Hyundai Motor revelou o Hyundai Bayon, um novíssimo SUV cruzado concebido especificamente para a Europa. Como SUV do segmento B, Bayon será o mais recente e mais pequeno membro da família de SUV em expansão da Hyundai.

autonews.pt @ 3-3-2021 17:55:49

O Bayon apresenta um exterior compacto, um interior espaçoso, e uma longa lista de características inteligentes de segurança e conectividade que o fazem sobressair no seu segmento. Com isto, a novíssima Bayon democratiza a tecnologia, tornando as características de segurança e de conectividade de alta tecnologia acessíveis a todos.

Com Bayon, a Hyundai lançou ou melhorou sete novos modelos em apenas 12 meses - ou 20, contando todos os tipos de corpos e variações das motorizações, fazendo de 2020 um ano recorde para a expansão da sua frota.

Um design nítido e distinto

Bayon é a mais recente declaração de design dentro da família Hyundai SUV, distinto através de proporções inesperadas e apelativas e fortes características gráficas. Além disso, engloba a identidade do design Hyundai Sensuous Sportiness, definida pela harmonia entre proporção, arquitectura, estilo e tecnologia. Esta última interpretação de Sensuous Sportiness combina valores emocionais com soluções inovadoras.

Design Exterior

Bayon caracteriza-se por um desenho exterior distinto que o separa claramente da sua concorrência. Soluções de design únicas, detalhes de alta tecnologia e um aspecto limpo elevam-na da multidão.

Na frente, uma larga grelha abre-se na parte inferior, criando uma postura sólida. Luzes principais em três partes, combinadas com entradas de ar, estabelecem um aspecto e uma arquitectura únicos. Uma faixa horizontal de entrada de ar e DRL estabelecem a largura, e uma placa de derrapagem inferior confirma a sua identidade de SUV.

De lado, um ombro dinâmico proporciona uma aparência em forma de cunha. O pilar C, em forma de seta, proporciona uma arquitectura dinâmica e inesperada. Isto, em combinação com a característica de para-lamas e revestimento, define o seu carácter único.

Para trás, as luzes em forma de seta sublinham a dinâmica do pilar. A sua posição longínqua cria uma posição ampla. Além disso, uma fina linha horizontal que liga os faróis traseiros realça ainda mais a largura e liga a traseira e o lado num só gesto. Linhas angulares acima do arco traseiro realçam o volume, criando uma secção vívida. A forte secção traseira e a janela traseira visualmente estendida dão início a um desenho traseiro único e expressivo. Luzes e indicadores LED completos completam o seu aspecto moderno.

Um total de nove cores exteriores estão disponíveis, incluindo uma nova cor de lançamento, Mangrove Green. Um tejadilho opcional de duas cores em preto fantasma também está disponível com várias cores exteriores.

Um interior moderno e digital


Bayon apresenta um interior limpo, espaçoso e bem iluminado. Há um forte enfoque na maximização do conforto do passageiro dianteiro e traseiro e no aumento do espaço da bagageira.

O interior é definido por uma gama de equipamentos de conectividade, incluindo um cluster digital de 10,25 polegadas e um AVN de 10,25 polegadas ou um Display Audio de 8 polegadas. Os ocupantes podem beneficiar da tecnologia de iluminação ambiente LED integrada nas áreas dos pés dos passageiros da frente, espaços das portas, e áreas dos puxadores das portas da frente, bem como a área de armazenamento por baixo da consola central.

Uma gama neutra cuidadosamente seleccionada de cores e materiais interiores proporciona a máxima compatibilidade com a gama de cores exteriores. Um conceito de cores e acabamentos calmos com acentos pequenos e subtis cria uma atmosfera serena que permite ao condutor concentrar-se.

O Bayon vem de série com um interior em tecido Preto Completo, com duas outras combinações de cores opcionais disponíveis.

Conectividade e tecnologia líder na classe

Tal como com outros modelos Hyundai, Bayon oferece tecnologia avançada de conectividade raramente encontrada no seu segmento. Oferece um cockpit digital de primeira classe e características de info-entretenimento avançado.

Os passageiros podem escolher entre um ecrã AVN de 10,25 polegadas ou um Display Audio de 8 polegadas. O Display Audio de 8 polegadas inclui sem fios para os sistemas Apple CarPlay e Android Auto.

Duas portas USB para os passageiros dianteiros e uma para os traseiros tornam possível que até três dispositivos carreguem simultaneamente. Uma das portas dianteiras também permite a transferência de dados, permitindo aos ocupantes ligar o seu telefone ao sistema de info-entretenimento do veículo. Um sistema de som Bose de alta qualidade completa o pacote, prometendo aos ocupantes uma experiência de escuta de alta qualidade.

Equipamento de conectividade disponível:

Navegação de áudio vídeo de 10,25 polegadas (AVN)

Ecrã de 8 polegadas de áudio

Cluster digital de 10,25 polegadas

Apple CarPlay e Android Auto (Oferecido sem fios com Display Audio de 8 polegadas)

Bose Premium Sound System

Almofada de carregamento sem fios

Três portas USB

Serviços de Hyundai Bluelink Connected Car


Adicionalmente, o Bayon está equipado com a mais recente atualização do Hyundai Bluelink, o que significa que os utilizadores podem beneficiar dos mais modernos “Serviços de Carros Ligados”.

A versão mais recente Bluelink inclui serviços como o Connected Routing e uma nova funcionalidade de Perfil de Utilizador. Novo nesta geração de Bluelink é o Calendário de Integração. Isto significa que o condutor pode espelhar o seu calendário Google ou Apple no sistema de info-entretenimento do veículo. Se o calendário também tiver um endereço, pode ser importado diretamente para o sistema de navegação do veículo.

Além disso, os clientes podem localizar, bloquear e desbloquear o seu carro remotamente utilizando a aplicação Bluelink, ou verificar informações do veículo tais como manutenção necessária ou níveis de combustível.

Hyundai Bayon proporciona o conforto e o espaço de armazenamento de um SUV com a agilidade e eficiência de combustível de um veículo do segmento B.

Com 4,180mm de comprimento, 1,775mm de largura, e 1,490mm de altura (ou 1,500mm com rodas de 17 polegadas), as suas dimensões conseguem um equilíbrio perfeito entre a compacidade e a comodidade. Apresenta uma base de rodas de 2.580mm. Excelente espaço para as pernas também garante aos passageiros uma condução confortável, quer estejam sentados nos bancos da frente ou atrás: os passageiros da frente podem desfrutar de 1,072mm de espaço para as pernas, enquanto que os passageiros traseiros têm 882mm.

Como um verdadeiro SUV, Bayon oferece uma distância ao solo de até 183 mm (em combinação com rodas de 17''), superior à da maioria dos outros veículos do segmento B.

Um pacote de segurança de primeira classe

Bayon partilha o seu ADN seguro e robusto com os outros membros da família Hyundai SUV, e tem as características de segurança a condizer. Outra forma de se destacar no seu segmento, Byaon oferece uma extensa lista de características de segurança da Hyundai SmartSense. Muitos deles já estão incluídos no equipamento padrão.

Uma série de características de condução semiautónomas coloca a Bayon à parte dos seus concorrentes. Lane Following Assist (LFA) trabalha para manter o veículo centrado na sua faixa de rodagem. A assistência à colisão frontal (FCA) emite primeiro um alarme, depois, se necessário, aplica os travões para evitar a ocorrência de uma colisão.

Esta característica inclui a deteção de automóveis, peões e ciclistas, bem como a Viragem de Junção, que pode aplicar os travões para evitar uma colisão com um automóvel em sentido contrário ao virar à esquerda num cruzamento.

Outra característica avançada, o Controlo Inteligente de Cruzeiro (NSCC) baseado na navegação, utiliza dados do sistema de navegação do veículo para ajustar a velocidade autonomamente quando se conduz numa autoestrada ou via rápida.

Bayon também inclui várias características como o Aviso de Atenção ao Condutor (DAW) analisa os padrões de condução para ajudar a detetar a condução sonolenta ou distraída.

Este sistema funciona em conjunto com o sistema Leading Vehicle Departure Alert (LVDA), que alerta o condutor quando o veículo à sua frente começa a avançar e este não reage com rapidez suficiente. Além disso, o Alerta de Ocupante Traseiro (ROA) notifica o condutor antes de deixar o veículo se os sensores detetarem movimento no banco de trás. Isto torna o BAYON ainda mais seguro para os passageiros traseiros, incluindo crianças ou animais de estimação, tornando-o uma grande escolha para as famílias.

Ainda outras características garantem a segurança ao conduzir a baixa velocidade, ou ao estacionar. O sistema PCA-R (Parking Collision-Avoidance Assist-Reverse) fornece um aviso e, se necessário, aplica os travões quando é detetado um obstáculo traseiro quando o carro está a fazer marcha atrás lentamente.

A Assistência à Colisão-Traseira (RCCA) auxilia os condutores de forma semelhante quando estes estão a recuar de um lugar de estacionamento e outro carro passa por ele. E o Parking Assist (PA) permite o estacionamento semiautónomo, com uma gama de sensores e software a trabalhar em conjunto para ajudar os condutores a entrar em lugares apertados.

Em caso de acidente, o eCall alertará automaticamente os serviços de emergência se os airbags do veículo forem acionados. Em alternativa, os ocupantes podem também activar esta funcionalidade com o premir de um botão. Estão disponíveis outras características de segurança do SmartSense.

Grupos motopropulsores

O Bayon ostenta uma excelente eficiência de combustível e uma classificação altamente competitiva das emissões de CO2 graças a uma família de motores Kappa atualizada. O T-GDi é um motor turbo de tamanho reduzido com injeção direta para uma eficiência ótima. Quando combinado com a tecnologia híbrida suave de 48 volts (48V) da Hyundai com transmissão manual inteligente (iMT), isto resulta em poupanças de combustível e eficiência ainda mais elevadas.

O iMT desengata o motor da transmissão quando o condutor liberta o acelerador. Isto permite que o veículo inicie a sua marcha lenta, reduzindo as emissões e poupando combustível. Existem dois níveis diferentes de carburante associados ao iMT: primeiro, quando o motor está em marcha lenta, e segundo, quando o motor está completamente desligado.

O motor é reiniciado assim que o condutor carrega no travão ou no pedal do acelerador, e recomeça a trabalhar na mesma mudança de velocidade em que estava quando foi desligado. Isto resulta numa melhor eficiência de combustível, sem comprometer o desempenho.

Bayon também apresenta a tecnologia única da Hyundai de Duração da Válvula Variável Contínua (CVVD), que regula a duração da abertura e fecho da válvula de acordo com as condições de condução. Isto otimiza o desempenho do motor ao mesmo tempo que melhora a eficiência do combustível, resultando na redução das emissões e na poupança de combustível.

No topo da linha está um motor T-GDi de 1,0 litros com 48V e 120 ou 100 PS. Este pode ser acoplado à transmissão manual inteligente de 6 velocidades (6iMT) ou a uma transmissão de dupla embraiagem de 7 velocidades (7DCT).

A versão de 100 PS da T-GDi de 1.0 litros também está disponível sem 48V e pode ser acoplada com uma transmissão manual de 6 velocidades (6MT) ou 7DCT.

O motor T-GDi de 1,0 litros com e sem 48V também vem com três modos de condução para otimizar a resposta do motor e o desempenho da direção com base nas condições de condução que podem ser Eco, Normal e Sport.

Também está disponível um motor MPi de 1,2 litros com 84 CV emparelhado com 5MT.

O Bayon é o primeiro SUV Hyundai a vir equipado com Rev Matching, uma característica normalmente reservada aos modelos de alto desempenho da Hyundai. O Rev matching sincroniza o motor com o eixo de saída, permitindo downshifts mais suaves ou desportivos. Estará disponível para o motor T-GDi de 1,0 litros quando emparelhado com o 7DCT para todos os modos de condução, e para o motor T-GDi de 1,0 litros com 48V quando emparelhado com o 6iMT no modo Sport.

autonews.pt @ 3-3-2021 17:55:49

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades