Novo Citroën ë-SpaceTourer: abertura das encomendas em portugal

A chegada das primeiras unidades está agendada para dezembro.

O Citroën ë-SpaceTourer - 100% Electric tem todas as vantagens da versão térmica em termos de caráter, modernidade, dimensões, transporte de passageiros, volume e equipamentos. 

autonews.pt @ 28-10-2020 13:00:22

A eletrificação proporciona liberdade de acesso às zonas restritas, em qualquer cidade, permitindo deslocações mais longas através da escolha da autonomia. Incrementa o conforto tipicamente Citroën, especialmente pelo prazer de condução que proporciona e pela acústica em que envolve os ocupantes.

Novo ë-SpaceTourer:  uma gama à medida para famílias e empresas

A gama portuguesa do ë-SpaceTourer compreende as versões Business (particularmente adaptadas para os clientes profissionais) e Feel (vocacionadas para as famílias numerosas e para quem gosta de viajar em grupo), ambas nas dimensões M e XL, sendo que as versões Business dispõem de nove lugares e as versões Feel de oito lugares.

O ë-SpaceTourer Business, com capacidade de transporte de 9 passageiros, e estilo gratificante, destina-se principalmente a profissionais de transporte de pessoas (navettes de hotel, táxis, TVDE, transporte de colaboradores etc.). Configurável “à la carte” em termos de número de lugares e equipamentos, permite-lhes ter um veículo quase à medida das suas necessidades.

Apresenta, desde logo, um nível de equipamento muito completo e atrativo, composto por 3ª fila de bancos rebatível assimetricamente (2/3-1/3), 2ª fila de bancos basculante e rebatível, carregador de bordo de 7,4 kW monofásico, cabo de carregamento Modo 2 (monofásico para tomadas reforçadas, com 6 m de extensão, 8A),  ar condicionado manual, Citroën Connect Radio DAB (touchscreen de 7’'), Citroën Connect Box, retrovisores exteriores rebatíveis eletricamente, Pack Look (pára-choques na cor da carroçaria), faróis de nevoeiro dianteiros, ajuda ao estacionamento traseiro, porta lateral esquerda traseira com janela e vidros laterais traseiros escurecidos.

Na sua versão Feel, o ë-SpaceTourer apresenta um nível de equipamento ainda mais aliciante e completo, mantendo tudo o que oferece no nível Business mas adicionando elementos como 2ª fila de bancos rebatível assimetricamente (2/3-1/3) com regulação em comprimento (deslizante), função basculante e encostos transformáveis em mesa de trabalho, chapeleira, climatização automática, faróis de nevoeiro dianteiros com a função de iluminação em curva (Cornering Light), Pack Visibilidade (faróis e limpa-vidros automáticos) e puxadores das portas na cor da carroçaria.

Assim, os seus espaços interiores são flexíveis conforme o que se deseje, graças aos assentos deslizantes sobre calhas, para um volume ideal da bagageira e mais espaço para as pernas para quem assim o desejar, e para transportar objetos mais volumosos, por ex. para atividades de lazer.

•          O melhor do ë-SpaceTourer:

-           A modularidade para disponibilizar múltiplas configurações e acolher até 9 pessoas,

-           A habitabilidade na 2ª e 3ª filas,

-           A facilidade de acesso a bordo graças às 2 portas laterais deslizantes,

-           A grande capacidade da bagageira (até 2.932 litros na versão XL com 5 lugares),

-           Diversos espaços de arrumação até 74 litros.

-           A altura de 1,90m garante o acesso a todos os parques de estacionamentos,

-           Dimensões compactas: M (4,95 m – 50 kWh ou 75 kWh) e XL (5,30 m – 50 kWh ou 75 kWh).


Energia 100% elétrica para mais conforto e tranquilidade

•          2 autonomias à escolha:

-           Já disponível: 230 km no ciclo WLTP (disponível nas silhuetas M e XL) com bateria de 50 kWh.

-           Em 2021: 330 km no ciclo WLTP (disponível nas silhuetas M e XL) com bateria de 75 kWh.

A bateria de tração tem garantia de 8 anos ou 160.000 km para 70% da capacidade de carga (com certificado de capacidade da bateria em cada revisão).

•          3 soluções de carregamento e possibilidade de carregamento diferido,

-           Carregamento doméstico (em casa, no local de trabalho ou parque de estacionamento)

-           Carregamento acelerado privado ou público com Wallbox 

-           Carregamento super-rápido em postos públicos até 100 kW - Permite carregar 80% da bateria de 50 kWh em 30 minutos e a de 75 kWh em 45 minutos

O Citroën ë-SpaceTourer disponibiliza dois tipos de carregadores de bordo: 7,4 (de série) ou 11 kW (em opção).

•          ë-confort:

-           Ausência de vibrações e ruídos,

-           Pré-condicionamento térmico,

-           Prazer de condução graças à fluidez do modo elétrico,

-           Liberdade de acesso às zonas regulamentadas com limites de emissões de CO2,

-           Custos de utilização reduzidos.

•          Condução

O motor recupera energia durante as fases de travagem ou de desaceleração do veículo.

-           Potência de 100 kW (136 ch) / 260 N.m.

-           Velocidade máxima de 130 km/h independentemente do modo utilizado (Eco, Normal, Power),

-           Seletor de 3 modos

o          Normal – 80 kW/210 Nm: permite o melhor compromisso entre autonomia e prestações dinâmicas

o          Eco – 60 kW/190 Nm: permite otimizar o consumo de energia reduzindo o desempenho do aquecimento e do ar condicionado, sem os desativar, e limitando o binário e a potência do motor

o          Power - 100 kW/260 Nm: permite, em caso de circular com a carga máximo, um melhor desempenho do veículo para maior prazer de condução.


Ajudas à condução

Além do vasto equipamento já descrito, o ë-SpaceTourer disponibiliza, em Portugal, muitas soluções e funcionalidades que o colocam na vanguarda do segmento. Em termos de ajuda à condução, existem nada menos de 15 sistemas ao dispor dos utilizadores para uma condução segura e tranquila.

•          INÉDITO no segmento – Portas laterais deslizantes “mãos livres”,

•          Acesso e arranque do motor “mãos livres”,

•          Active Safety Brake,

•          INÉDITO no segmento - Head-up Display a cores,

•          Ajuda ao arranque em inclinação,

•          Alerta de atenção ao condutor,

•          Alerta de transposição involuntária de faixa,

•          Alerta de risco de colisão,

•          Câmara de marcha-atrás com Top Rear Vision,

•          Coffee Break Alert,

•          Comutação automática de máximos,

•          Grip Control,

•          Reconhecimento alargado dos painéis de velocidade e recomendação,

•          Regulador de velocidade adaptativo,

•          Sistema de vigilância do ângulo morto.

Serviços conectados

O ë-SpaceTourer dispõe de 3 ofertas conectadas para segurança e conforto de todos. Esta oferta de serviços faz parte do programa Citroën Advanced Comfort®, com o objetivo de tornar mais fácil e intuitivo o acesso aos serviços conectados, atendendo a três necessidades fundamentais: segurança otimizada, navegação fácil e uma experiência alargada de conectividade.

•          CONNECT ASSIST

Para segurança do condutor e passageiros, o novo Citroën ë-SpaceTourer dispõe de Assistência & SOS.

Chamada de emergência automática ou manual através do botão “Assistência”: se necessário, este serviço permite ao condutor a ligação a um call center dedicado.

O serviço Connect Assist permite a ligação da app My Citroën com o veículo e, assim, ter acesso aos dados do mesmo, tais como estado de carga, autonomia, local de estacionamento, quilometragem, programação à distância de carregamentos diferidos e pré-condicionamento térmico, local de estacionamento, quilometragem e próxima manutenção.

•          CONNECT NAV

O pré-condicionamento térmico do veículo é possível através do Connect Nav. O touchscreen de 7’' do ë-SpaceTourer integra intuitivamente todas as funções. A navegação tátil Connect Nav também pode ser controlada por reconhecimento de voz e permite interagir com os seguintes domínios: Navegação, Telefone e Rádio.

Está associado a serviços conectados. O TomTom Traffic permite obter informações de trânsito em tempo real para encontrar o melhor trajeto. A localização e preços dos postos de abastecimento e parques de estacionamento, informações meteorológicas e a busca local por pontos de interesse, são também disponibilizados. Os utilizadores podem também desfrutar do serviço de sinalização visual e áudio das Zonas de Perigo (de acordo com a legislação local).

•          CONNECT PLAY

A tecnologia Mirror Screen compatível com Apple CarPlay™ e Android Auto, permite conectar um smartphone e duplica o seu ecrã no ecrã do veículo. O condutor passa então a dispor dos seus conteúdos multimédia e controla o seu smartphone e apps compatíveis direta e facilmente a partir de um touchscreen.

Aplicações dedicadas

A app My Citroën permite ao cliente, após subscrição, gerir a carga da bateria (consulta do estado de carga, autonomia, tempo de carregamento restante, carregamentos diferidos, acesso à app Free2Move Services específica para veículos elétricos (localização de postos de carregamento, quilometragem percorrida, alertas de manutenção, marcação de serviços pós-venda, pré-condicionamento térmico...).

A app Free2Move Services destina-se a facilitar os carregamentos e o estacionamento, integra as ofertas Charge My Car (disponível posteriormente em Portugal):

-           Acesso a 160.000 postos de carregamento, a maior rede europeia de postos de carregamento públicos,

-           Localização e disponibilidade dos postos de carregamento compatíveis com o ë-SpaceTourer,

-           Planificação do melhor trajeto em função da autonomia do veículo, temperatura exterior, o relevo da estrada, tipo de condução (pausas para carregamento, tempos totais de carregamento, tipo de ficha, modo de acesso ao posto de carregamento…)

-           Cartão de pagamento único fornecido ou pagamento direto pela app.

Preços do ë-SpaceTourer em Portugal

Quanto a preços, o ë-SpaceTourer tem, em Portugal, um posicionamento extremamente apelativo, tanto para particulares como para empresas, e tendo em conta o seu segmento e os níveis de conforto, sofisticação, equipamento e versatilidade oferecidos. Adicionalmente, beneficia de vantagens fiscais, como a isenção do Imposto sobre os Veículos, entre outras, que permitem ao ë-SpaceTourer apresentar uma estrutura de preços muito competitiva.

Para empresas a versão de base ë-SpaceTourer BUSINESS M (bateria de 50 kWh) inicia nos 34.883,93 euros e para particulares a mesma versão começa nos 42.907,23 euros.

A chegada das primeiras unidades está agendada para dezembro de 2020, sendo que a versão com bateria de 75 kWh e autonomia estimada de 330 km, será lançada em 2021.

autonews.pt @ 28-10-2020 13:00:22

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades