8 Características surpreendentes do primeiro Lexus 100% elétrico

Lexus UX 300e, é o novo crossover urbano 100% elétrico

Desenvolvido para uma condução apaixonante na cidade, o Lexus UX 300e, é o novo crossover urbano 100% elétrico da marca de luxo. Fruto de 15 anos de experiência da Lexus em veículos eletrificados, apresenta uma série de características exteriores e interiores que são únicas.

autonews.pt @ 14-7-2020 11:17:59

O Lexus UX 300e é resultado de uma extraordinária atenção ao detalhe, e este destaque a oito características “Amazing”, ilustram precisamente isso. No seu conjunto, demonstram a inovação, engenharia e qualidade artesanal Takumi, que tornam este SUV compacto uma proposta única.

Detalhes aerodinâmicos

O UX 300e possui uma variedade de detalhes aerodinâmicos inovadores para melhor desempenho, silêncio e autonomia elétrica. As alhetas da grelha inferior frontal abrem e fecham automaticamente, dependendo das necessidades de refrigeração, diminuindo o arrasto para apenas 0,31. O design dos farolins traseiros reduz a turbulência devido à deslocação do ar em cerca de 16%, contribuindo para uma maior estabilidade da traseira em curva e quando sujeito a ventos laterais.

Maior espaço para bagagem

Alguns veículos 100% elétricos implicam uma diminuição do espaço de bagagem. Graças à colocação inteligente de vários componentes chave, como a compacta bateria de iões de lítio instalada debaixo dos bancos traseiros e do piso do habitáculo, a bagageira do novo UX 300e é maior do que a do UX 250h eletrificado com a tecnologia híbrida, e sem comprometer o espaço para os passageiros traseiros, que desfrutam quase do mesmo espaço.

Bancos traseiros aquecidos que ajudam a ampliar a autonomia

O UX 300e possui bancos traseiros aquecidos, que, juntamente com o conforto que trazem aos passageiros, têm um impacto positivo na autonomia elétrica, reduzindo a necessidade de utilizar o ar condicionado para aquecer o habitáculo.


Bancos em pele com costuras 'sashiko'

Os bancos desportivos em pele do Lexus UX 300e são inspirados em 'sashiko', uma técnica tradicional de costura japonesa usada em fatos de judo e kendo. Para um efeito visual que reflete a grelha frontal de assinatura da marca, os artesãos da Lexus colocam o pesponto segundo curvas matemáticas alinhadas com o padrão de perfuração e as saídas de ventilação do banco. O resultado é uma fusão sofisticada entre arte e funcionalidade.

A ciência do som de bater de porta

As portas dos automóveis são o primeiro ponto de contacto do condutor com o veículo. Na incessante busca pela perfeição, os engenheiros acústicos do novo Lexus UX 300e colaboraram com neurocientistas para chegar ao derradeiro som de bater de porta. Com base em pesquisas sobre as ondas cerebrais que são criadas quando se fecha a porta de um carro de luxo, a equipa selecionou os melhores materiais, desenvolvidos à medida e com ajuste do formato da porta em décimos de milímetro, para reproduzir um som de luxo, reconfortante e tranquilizador.

Finalmente, para garantir o som de fecho de porta correto, antes do carro sair da fábrica de Kyushu os artesãos Takumi da Lexus ouvem, e quando necessário, ajustam cada porta UX numa sala especial – a “Sala Silenciosa” (Quiet Room).

Controlos de ventilação iluminados sem fios

Nas versões UX 300e Luxury, os controlos de ventilação iluminados apresentam uma fonte de luz LED sem fio alimentada por indução elétrica. Cada saída de ar ultrafina do novo UX possui um único botão para controlar a direção e a intensidade do fluxo de ar. Este avançado e elegante detalhe incorpora um efeito único de profundidade, mesmo que o botão iluminado tenha apenas 3mm de diâmetro.

Limpa para-brisas inteligente

O sistema limpa para-brisas do novo UX 300e é um dos mais inovadores do género, equipado não apenas com um sensor automático, mas com capacidade de desacelerar gradualmente para não prejudicar a concentração do condutor. Subjacente ao espírito “Omotenashi” da Lexus (valor da cultura japonesa, que faz parte do DNA da Lexus, que se traduz em hospitalidade e em proporcionar experiências memoráveis) os limpa para-brisas param automaticamente quando uma porta se abre, assim evitando que os passageiros que entram ou saem se molhem.

Porta traseira montada com precisão

Para garantir o seu bom funcionamento, cada porta traseira e respetiva abertura do UX 300e é medida em cerca de 200 pontos de referência diferentes antes da montagem. O equipamento de medição digital utilizado até permite pequenas diferenças de temperatura e humidade. Com base nesses dados, os artesãos Takumi da Lexus podem ajustar cada porta traseira do UX para que se encaixem exatamente, garantindo que ela funcione perfeitamente por muitos anos.

O Lexus UX 300e, tem lançamento previsto em Portugal no primeiro trimestre de 2021.

autonews.pt @ 14-7-2020 11:17:59

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades