Off-Road: Ford Explorer Plug-in Hybrid

Eletrificado e 7 lugares de luxo

O novo Ford Explorer Plug-In Hybrid – com propulsão eléctrica, conforto de primeira classe e verdadeiras aptidões off-road – está já a ser disponibilizado aos clientes de toda a Europa no seguimento ao SUV de 7 lugares colocado à venda no final do ano passado.

autonews.pt @ 18-5-2020 14:11:09

O Explorer Plug-In Hybrid combina o potente motor a gasolina Ford EcoBoost V6 de 3,0 litros com um motor eléctrico, um gerador e uma bateria de iões de lítio de 13,6 kWh, a qual pode ser carregada a partir de uma fonte de energia externa e através de carregamento regenerativo em andamento, desenvolvendo uma potência combinada de 457 CV e um binário combinado de 825 Nm, fazendo do Explorer o veículo híbrido mais potente da Ford.

Equipado com a transmissão automática Ford de 10 velocidades, tracção integral inteligente e Terrain Management System (nota: sistema de gestão da tracção em função do terreno) com Modos de Condução, o avançado grupo propulsor oferece a capacidade de transportar 7 passageiros em total conforto e rebocar até 2.500 kg1, além de garantir uma autonomia eléctrica de 48 km NEDC (42 km WLTP), consumos de combustível a partir dos 2,9 l/100km NEDC (3,1 l/100km WLTP), e emissões de CO2 de 66 g/km NEDC (71 g/km WLTP)2.

Um conjunto abrangente de tecnologias de assistência ao condutor e de funções de conveniência premium garante ao novo Explorer Plug-In Hybrid uma experiência confortável e de confiança a todos os ocupantes, seja qual for o cenário de condução.

Tecnologias como Controlo de Velocidade Adaptativo (ACC) com Stop & Go, Reconhecimento de Sinais de Velocidade e Centragem de Faixa, e o novo Assistente de Travagem em Marcha- Atrás ajudam a tornar a experiência de condução mais intuitiva e menos cansativa. As versões ST-Line e Platinum apresentam um Sistema de Som B&O de 14 altifalantes e touchscreen capacitivo de 10,1 polegadas, para além de um Controlo Electrónico de Temperatura Tri-Zona e do modem FordPass Connect5, criando uma atmosfera interior relaxante e conectada.

Nas palavras de Matthias Tonn, Engenheiro-Chefe do Programa Explorer para a Europa, “O Explorer Plug-In Hybrid é a definição de versatilidade. Nunca antes oferecemos um veículo capaz de enfrentar terrenos difíceis, rebocar facilmente um barco e circular em cidade recorrendo a energia eléctrica, tudo isto num ambiente de grande conforto e luxo”.

O Explorer Plug-In Hybrid é um dos 18 novos veículos eletrificados que a Ford vai disponibilizar aos clientes europeus até final de 2021.

Condução eléctrica

O grupo propulsor do Explorer Plug-In Hybrid oferece a autonomia e a performance de um moderno e sofisticado motor a gasolina, juntamente com a eficiência e o refinamento de um veículo eléctrico.

O motor eléctrico permite ao SUV proporcionar uma condução eléctrica, podendo os condutores escolher quando e como utilizar a bateria, recorrendo aos modos EV Auto, EV Now, EV Later e EV Charge. Quando a bateria atinge o seu estado de carga mais baixo, o propulsor reverte automaticamente para o modo EV Auto, complementando a potência do motor a gasolina com a assistência do motor eléctrico, utilizando a energia recuperada para optimizar o consumo de combustível.

Para carregar totalmente a bateria a partir de uma tomada eléctrica externa de 230 V são necessárias menos de 5 horas e 50 minutos; recorrendo à Ford Connected Wallbox, disponível em opção, ou fazendo-o num posto de carregamento público compatível através da FordPass Charging Network, sendo necessárias menos de 4 horas e 20 minutos6.


Uma arquitetura híbrida paralela permite, também, que a combinação total de potência e binário do motor a gasolina e do motor elétrico seja disponibilizada em simultâneo, de forma a gerar uma performance aprimorada em estrada e fora dela. A combinação com a tecnologia Intelligent All-Wheel Drive (Tracção Integral Inteligente) permite rebocar, confortavelmente, atrelados para cavalos, barcos ou reboques de grandes dimensões, até 2.500 kg de peso.

A Tracção Integral Inteligente optimiza a tração a cada 10 milissegundos, analisando dados obtidos a partir de dezenas de sensores, incluindo a velocidade e rotação do veículo, temperatura do ar ambiente, patinagem das rodas e estado do reboque. Uma nova caixa de transferências com embraiagem electromecânica ajusta, com precisão, a entrega de binário entre as rodas dianteiras e traseiras, em apenas 100 milissegundos, para uma melhor aderência em estrada.

Tal como a transmissão automática de 10 velocidades, que optimiza ainda mais os consumos e requinte de condução, o sistema Intelligent All-Wheel Drive utiliza algoritmos de aprendizagem adaptativa para um ajuste contínuo da resposta do sistema, incrementando o desempenho e o refinamento dinâmico.

O Terrain Management System (Sistema de Gestão da Tração) do Explorer Plug-In Hybrid recorre aos Modos de Condução selecionáveis, permitindo que os condutores adaptem a sua experiência de condução às condições da estrada, ao clima e ao terreno, consoante as suas necessidades.

Tecnologia para aliviar o esforço

Sofisticadas tecnologias de assistência ao condutor, de série, foram projetadas para facilitar a condução de um veículo de grandes dimensões, seja em ambientes urbanos ou em auto- estrada.

O Active Park Assist 2 permite manobras totalmente automatizadas em espaços de estacionamento paralelos e perpendiculares, com a simples pressão de um botão3. A tecnologia também ajuda os condutores a sair de espaços de estacionamento paralelos, através do totalmente automatizado Park-out Assist3.

O Sistema de Informação de Angulo Morto (BLIS) com Alerta de Tráfego Cruzado alerta os condutores, quando saem em marcha-atrás de um espaço de estacionamento, da presença de veículos que podem estar prestes a cruzar-se atrás de si3. Para além disso, em estreia absoluta na Europa, a tecnologia Reverse Brake Assist (Assistência à Travagem em Marcha-atrás), utiliza radares, câmara e sensores ultrassónicos para detectar um objeto na trajetória do veículo com mais de 28 cm de altura e 7,5 cm de largura, podendo aplicar os travões automaticamente para evitar uma colisão iminente quando o veículo está a fazer marcha-atrás, em velocidades entre 1,5 km/h e 12 km/h3. A câmara de 360 graus também está montada de série3.

O Assistente de Pré-Colisão com Travagem Activa pode detectar pessoas e ciclistas à frente na estrada, ou que se possam surgir na trajetória do veículo, aplicando automaticamente os travões se for detectada uma potencial colisão sem que o condutor responda aos avisos3.

O trânsito em ambiente de pára-arranca, a condução em autoestrada e as viagens mais longas tornam-se menos cansativas com a utilização do Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com Stop & Go, Reconhecimento de Sinais de Velocidade e Centragem na Faixa3. A tecnologia ajuda o Explorer Plug-In Hybrid a manter uma distância de condução confortável face aos veículos da frente, ao mesmo tempo que mantem o veículo centrado na sua faixa. Permite, também, ajustar a velocidade do veículo para os limites legais, monitorizando as bermas da estrada e os pórticos suspensos com sinais de velocidade, além de utilizar informações do sistema de navegação a bordo.

A função Stop & Go permite ao sistema ACC imobilizar completamente o veículo no pára-arranca e retomar o movimento automaticamente, em paragens com duração inferior a 3 segundos, ou através de um botão para paragens com duração superior a 3 segundos.

Entre as diversas tecnologias que auxiliam os condutores a evitar ou mitigar os efeitos de um acidente, inclui-se o Sistema Ford de Manutenção na Faixa, uma das várias características que contribuem para a classificação máxima “5 Estrelas” em segurança, obtida pelo Explorer Plug-In Hybrid nos testes de colisão da autoridade independente Euro NCAP. 


Os testes Euro NCAP atribuíram ao modelo pontuações elevadas na protecção de ocupantes adultos e crianças. A célula de segurança do SUV inclui tubos de aço martensítico de ultra-alta nos pilares do para-brisas e no tejadilho, uma solução desenvolvida com recurso a um processo de fabricação totalmente inédito na indústria automóvel.

Espaço para viver a vida

O Explorer aproveita ao máximo a sua forte presença em estrada, integrando bancos confortáveis e espaçosos com lotação até 7 adultos. Com cerca de 1 metro de espaço ao nível da cabeça em todas as 3 filas e mais de 1,5 metros de espaço ao nível dos ombros e ancas para os ocupantes da 1a e 2a filas, todos os passageiros podem desfrutar do luxo interior do habitáculo do Explorer. Entre as diversas funcionalidades práticas destacam-se os 5 pontos de corrente de 12 volts, portas USB duplas na primeira e segunda fila de bancos, 12 porta-copos e Controlo de Climatização Tri-Zona.

A configuração de 7 lugares traduz-se, também, pela máxima flexibilidade, com até 2.274 litros de espaço de carga no modo “2 lugares”. Os bancos com sistema Easy Fold e função Power Raise na terceira fila facilitam as manobras de conversão de espaço para acomodar qualquer combinação entre passageiros e bagagem. No habitáculo, estão disponíveis 123 litros de espaços de arrumação.

O elevado nível de equipamento de série engloba assentos dianteiros com aquecimento e refrigeração, 10 regulações elétricas e função de massagem; bancos aquecidos na segunda fila, base de carregamento wireless (sem fios) para dispositivos compatíveis, volante aquecido, cortinas solares retrácteis na segunda fila, vidros escurecidos na segunda e terceira filas e um Sistema de Som B&O premium, com 14 altifalantes e 980 W de saída.

A tecnologia de modem FordPass Connect, igualmente de série, permite aos clientes controlar remotamente um conjunto de funções do veículo a partir de qualquer local, com um sinal de dados móveis, utilizando a app móvel FordPass8: Trancar/Destrancar Portas, Arranque do Motor à Distância, Localização do Veículo e Estado do Veículo para verificar os níveis de combustível, estado do alarme, pressões dos pneus, vida útil do óleo, entre outros.

A app FordPass também oferece novos recursos para tornar a experiência de posse de veículos eletrificados ainda mais gratificante para os clientes do Explorer, incluindo a capacidade de monitorizar os níveis de carga da bateria, a localização de postos de carregamento, os registos de viagem e de carga, bem como outras funções concebidas para ajudar os condutores a obter o máximo rendimento das baterias, tais como pré-definição dos tempos de carregamento do veiculo (melhor utilização das tarifas de eletricidade), definir os níveis de carga desejados e receber notificações dos níveis atingidos.

O ecrã̃ de 10,1 polegadas, montado em posição central (de série nas versões Platinum e ST- Line), permite apresentar mapas de navegação em toda a sua dimensão, facilitando a visualização, ou numa projeção dividida com informações de áudio. O ecrã̃ de vidro capacitivo, idêntico ao utilizado em smartphones e tablets, proporciona uma interação mais rápida e reativa com o sistema de comunicação e entretenimento SYNC 310.

Carácter distinto

As variantes Explorer Plug-In Hybrid Platinum e ST-Line oferecem filosofias distintas no design de interiores, assertivo e contemporâneo, do SUV.

As jantes de liga de 20 polegadas, de série, apresentam um acabamento em preto maquinado nas versões ST-Line, e um acabamento maquinado escuro manchado nas versões Platinum.

As versões ST-Line apresentam, ainda, uma grelha com acabamento em preto brilhante, e acabamentos em preto de alto brilho nas barras do tejadilho e nas proteções das portas. O interior possui costuras em vermelho nos bancos, tapetes e volante (desportivo e plano em baixo), bem como inserções em efeito de fibra de carbono no painel de instrumentos.

As versões Platinum apresentam acabamentos acetinados na grelha, barras de tejadilho, inserções no portão da bagageira e proteções das portas. No interior, destacam-se os detalhes em madeira genuína no painel de instrumentos.

autonews.pt @ 18-5-2020 14:11:09

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades