70 anos de recolha na fábrica da Porsche em Estugarda-Zuffenhausen

Uma experiência particularmente especial

Uma história de sucesso sem precedentes começou há sete décadas, no dia 26 de maio de 1950, quando o primeiro Porsche novo foi recolhido na fábrica, em Zuffenhausen, pelo seu novo proprietário. Ainda hoje, os clientes chegam o mais próximo possível das raízes da marca quando vão receber o seu novo automóvel.

autonews.pt @ 15-5-2020 09:59:50

Em ano de aniversário, o primeiro Taycan foi também recolhido por um cliente na fábrica de Estugarda-Zuffenhausen.

A história da recolha na fábrica começou no exterior, no campo de visão da Fábrica 1. Foi aí que Ottomar Domnick criou a tradição quando recolheu o seu automóvel desportivo no dia 26 de maio de 1950: um Porsche 356 em Fish Silver com o número de comissão 5001.

Ser o primeiro cliente na Alemanha foi um sonho tornado realidade para este especialista em neurologia e psiquiatria. Ottomar Domnick tinha 43 anos quando levantou o seu Porsche – a mesma idade de Florian Böhme, que foi o primeiro cliente a recolher em Zuffenhausen o primeiro automóvel desportivo totalmente elétrico, no dia 21 de fevereiro. Ele levantou o seu Taycan no dia do seu 43º aniversário.

Antes da celebração ter lugar, Ottomar Domnick ocupou o lugar do passageiro no seu Porsche 356, ao lado de Herbert Linge, que o convidou para a última volta de teste. Herbert Linge começou a sua experiência na Porsche KG em abril de 1943 e foi um dos primeiros mecânicos a ser contratado depois da Porsche regressar de Gmünd, na Áustria, no final de 1949. “Eu tinha 14 anos quando comecei a trabalhar na primeira oficina da Porsche. Naquele tempo, eramos seis mecânicos e dois técnicos. Ferdinand Porsche, por vezes, passava na nossa oficina com convidados importantes. Parava sempre para dizer olá enquanto deixava os seus convidados à espera por breves momentos. Isso é algo que nunca irei esquecer,” afirma Herbert Linge, que se recorda claramente de cada recolha na fábrica. “Quando Ottomar Domnick levantou o seu Porsche 356, ele celebrou mesmo a ocasião. Mas ele ia à fábrica todos os dias para ver como estávamos com a produção. Mesmo Ferry Porsche apareceu brevemente quando o doutor foi apresentado ao seu automóvel desportivo.”


Mesmo hoje, a recolha na fábrica no quartel-general da Porsche é uma experiência particularmente especial para os clientes. “O aspeto mais entusiasmante deste primeiro encontro é o facto de o cliente nunca ter visto o automóvel,” explica Tobias Donnevert, Head of Factory Collection and Sales Operations Personalisation. “O cliente configurou o automóvel à sua escolha no Centro Porsche ou em conjunto com o serviço a clientes da Porsche Exclusive Manufaktur e apenas viu as combinações de cores em fotografias ou amostras. Então, quando recolhe o seu Porsche personalizado, está a vê-lo pela primeira vez. Este é um momento muito especial, reservado exclusivamente para o cliente no início da recolha.”

Na fábrica, em Zuffenhausen, Tobias Donnevert e a sua equipa recebem cerca de 20 clientes por dia que chegam para recolher o seu novo automóvel. Em 2019, ali estiveram um total de 2.500 clientes e quase 3.000 em Leipzig. Antes de levantarem o seu automóvel, os clientes são também convidados a dar uma volta pela fábrica e a ver, entre outras coisas, como o Porsche 911 é produzido em Zuffenhausen. Na agenda está também uma visita ao Museu Porsche. Na Porsche em Leipzig, os clientes recebem informações sobre a produção dos modelos Macan e Panamera. Os clientes podem também fazer um teste num Porsche similar na própria pista FIA da fábrica.

A Domnick Foundation ainda tem a nota de encomenda original de Ottomar Domnick com o número de comissão 5001. A encomenda foi processada pelo concessionário Volkswagen Hahn porque naquela altura não havia distribuição na Alemanha. “Volkswagen” foi riscada à mão e substituída por “Porsche-Sport” na nota de encomenda. Nos dias de hoje, o Porsche 356 de Ottomar Domnick representa o início da Porsche na Alemanha e significa também o início das recolhas na fábrica de Zuffenhausen.

autonews.pt @ 15-5-2020 09:59:50

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades