Estreia mundial – Volkswagen estreia da nova Caddy

A mais digital de sempre

A nova Volkswagen Caddy destaca-se como um furgão de carga, um monovolumefamiliar, um shuttle para turismo ou uma autocaravana com uma versatilidadeilimitada. Completamente redesenhada, esta é a quinta geração de um modelo doqual já foram produzidas mais de três milhões de unidades.

autonews.pt @ 18-3-2020 18:04:14

Concebida a partir de uma folha em branco, com design baseado, pela primeira vez, na Plataforma Modular Transversal (MQB), cada detalhe é novo. O “mundo Caddy” muda e passa a incorporar as novas tecnologias de vanguarda: os inovadores sistemas de assistência ao condutor aumentam a segurança e o conforto e facilitam a condução; os sistemas de manuseamento e infotainment em rede convertem a Caddy num smartphone sobre rodas; uma nova tecnologia com dois conversores catalíticos (SCR) torna os motores TDI mais limpos que nunca.

O design exterior é completamente novo e surpreendentemente desportivo. Ao mesmo tempo, foram significativamente melhorados o posto de condução e a gestão funcional dos controlos, e ainda a oferta de espaço no interior vanguardista. A Caddy é uma solução universal, entre os monovolumes familiares e os furgões de entregas urbanas.


Design carismático e novas características exteriores A mudança para a plataforma MQB é evidente numa maior distância entre eixos, o que confere à nova Caddy proporções muito mais dinâmicas. Os designers utilizaram a vantagem técnica de realizar uma carroçaria completamente nova sobre esta base. Mais carismática do que nunca, mas permanecendo prática, pode acomodar até sete pessoas.

Em termos tecnológicos e de equipamento, o exterior da Caddy caracteriza-se por uma série de novas funcionalidades. Estas incluem, como opções, o auxílio elétrico de fecho das portas de correr e portão traseiro, além de um teto panorâmico com uma superfície vidrada particularmente grande, com 1,4 m2, que se estende por cima das primeiras e segundas filas de bancos. Também são novidade as jantes em liga leve até 18 polegadas e, nos níveis de equipamento das versões superiores, novos faróis e luzes traseiras em LED. A Caddy também oferece pela primeira vez o sistema de ignição e bloqueio sem chave Keyless Access (Kessy, abreviado) e o “Digital Cockpit”.

Grande interior, com posto de condução digitalizado de elevada tecnologia O interior da quinta geração deste polivalente modelo impressiona com novas soluções de elevada tecnologia e uma oferta de espaço muito maior. A versão longa – a Caddy Maxi –, por exemplo, oferece espaço suficiente para transportar até duas europaletes, que podem, opcionalmente, ser carregadas centralmente em sentido transversal/traseiro ou em sentido transversal/traseiro longitudinal. A arquitetura do painel de instrumentos e de comando foi completamente redesenhada: as interfaces interativas para o condutor e passageiro do banco dianteiro são formadas pelo novo “Digital Cockpit” (painel de instrumentos digital, em opção) e pelos sistemas de rádio e infotainment com grandes ecrãs de 6,5 e 10 polegadas. A fusão do “Digital Cockpit” e do sistema de navegação topo de gama de 10 polegadas dá lugar a um novo panorama digital dos elementos de visualização e de comando, denominado “Innovision Cockpit”. Nesta ótica, a Caddy tem uma grande semelhança com o Golf da oitava geração. Através de uma unidade de conectividade online (OCU) com eSIM integrado, os sistemas de infotainment são capazes de aceder aos serviços e funções online móveis da 'Volkswagen We', o que significa que a nova Caddy está "sempre ligada". Os sistemas de infotainment podem aceder aos serviços online e às funções do "Volkswagen We" através da unidade de controlo do módulo de chamada de emergência e a unidade de comunicação (OCU) com eSIM integrado.


Outras novidades na Caddy são as superfícies digitais táteis para as funções de luz, visão, áudio e menu multifunções. Além disso, as luzes interiores em LED, os bancos ergonómicos e uma fonte de alimentação para dispositivos externos de 230 V aumentam o conforto da vida a bordo da Caddy. Novidades são também as saídas de ar no tejadilho, para uma melhor climatização e ventilação rápida e independente na parte traseira do habitáculo. Novos sistemas de assistência tornam a Caddy mais segura, confortável e mais fácil de conduzir Seis dos 19 sistemas de assistência ao condutor da Caddy são novos, e incluem o “Travel Assist”, pela primeira vez num veículo comercial da Volkswagen, que facilita a condução com assistência numa faixa mais alargada de velocidades de circulação. Em combinação com o “Travel Assist”, o novo volante multifunções da Caddy também está equipado com sensores capacitivos. Tal deve-se a razões de ordem legal e de segurança: o condutor deve controlar permanentemente a viatura. Os sensores capacitivos do volante asseguram uma deteção precisa e suave de uma mão do condutor, evitando assim alarmes falsos. Agora, a nova Caddy também oferece a assistência para manobras com reboque em marcha atrás, o “Trailer Assist”, já conhecido da Crafter e Transporter. Outro sistema inovador que também é proposto pela Caddy, em opção, é o “Side Assist”, incluindo “Rear Traffic Alert”. Em caso de necessidade, o sistema consegue, dentro dos seus limites, travar o automóvel, para evitar uma colisão ou minimizar a gravidade do impacto.

Motorizações

Os dois conversores catalíticos (SCR) reduzem significativamente as emissões de CO2 dos motores TDI Tal como os sistemas de assistência ao condutor, os novos motores de quatro cilindros da Caddy também são inovadores. São motores de uma nova geração evolutiva, que, naturalmente, cumprem as normas de emissões Euro 6 de

2021 e estão todos equipados com filtros de partículas. Também a ser utilizados pela primeira vez em motores TDI com potências entre 75 cv (55 kW) e 122 cv (90 kW) são os dois conversores catalíticos (SCR), de forma a reduzir significativamente as emissões de óxido de azoto (NOx). Uma novidade que torna os motores TDI da Caddy entre os Diesel mais limpos do mundo. Também eficiente e sustentável é um motor a gasolina turbo (TSI) que debita 116 cv (84 kW) e um motor a gás natural comprimido (TGI).

As novas tecnologias do sistema de propulsão têm um efeito visivelmente positivo, tanto ecologicamente como ao nível económico: dependendo da versão do motor, o consumo de combustível estimado para a Caddy é até 12% inferior ao modelo anterior (prevê-se que os números certificados de consumo estejam disponíveis a partir do início de julho).

O equipamento de todas as versões é mais amplo do que nunca A quinta geração da Caddy chegará ao mercado nas versões comerciais Cargo (furgão com painéis laterais em chapa) e Kombi (com janelas laterais em vidro), e em várias variantes de passageiros (MPVs). A nomenclatura das linhas de equipamento de veículos de passageiros foi reconfigurada: o modelo base será a “Caddy”; segue-se a linha “Life” e, finalmente, a linha premium “Style”.

autonews.pt @ 18-3-2020 18:04:14


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades