Parceria Volvo Cars – China Unicom

Aplicações da tecnologia 5G para a comunicação

A Volvo Cars e a China Unicom anunciaram recentemente o estabelecimento de uma parceria

autonews.pt @ 21-1-2020 16:43:51

A marca sueca e a empresa líder de telecomunicações chinesas, estão a unir esforços para aplicar a  tecnologia 5G na comunicação entre automóveis e infraestruturas chinesas.

As duas empresas chegaram a acordo para colaborar, de forma conjunta, na investigação, no desenvolvimento e nos testes de aplicações 5G aos automóveis emergindo a tecnologia vehicle-to-everything (V2X).

Em relação ao predecessor 4G, a nova tecnologia 5G é muito mais rápida, tem uma maior capacidade de dados e de resposta. Ao ser possível transferir mais dados de e para os automóveis, será viável também o desenvolvimento de mais aplicações para os mesmos.

A Volvo Cars e a China Unicom estão a investigar então várias tipos de aplicações da tecnologia 5G para a comunicação entre veículos e infraestruturas, identificando o potencial de aplicação em áreas como a segurança, a sustentabilidade, a condução autónoma e a conveniência para os clientes.

A título de exemplo, quando um automóvel se aproxima de uma situação de trânsito potencialmente problemática (trabalhos na estrada, congestionamento ou acidente) poderá tomar uma ação prévia como desacelerar ou sugerir uma estrada alternativa. Este tipo de ações poderá contribuir para uma melhoria não só da segurança das estradas como também da eficiência energética evitando situações de “pára-arranca”.

Outros exemplos incluem a possibilidade de encontrar lugares de estacionamento de uma forma mais fácil com a ajuda das câmaras. Os automóveis podem também comunicar com os semáforos para otimizar a velocidade e comunicar entre si para otimizar entradas e saídas de forma mais segura na autoestrada.

autonews.pt @ 21-1-2020 16:43:51


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades