Novo Renault Espace – mais elegante e tecnológico

Disponível a partir da primavera de 2020

A Renault acaba de anunciar a disponibilidade do seu novo Espace, o seu porta-bandeira, para a primavera de 2020. Nas novidades um design requintado, com novas tecnologias de ajuda à condução, luzes de estrada adaptativas e o sistema de condução em autoestrada e trânsito. Por dentro o novo sistema Easy Link distribuído por dois écrans. No comportamento dinâmico anunciam-se as regulações multi-sense e o chassis 4Control com quatro rodas direcionais.

autonews.pt @ 26-11-2019 13:01:16

Com mais de 1,3 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, desde 1984, o Renault Espace é um automóvel icónico, que se reinventa constantemente. A quinta geração impôs-se como um crossover de prestígio, com design requintado.

Com um estilo de crossover, o Renault Espace responde aos códigos do topo de gama, com o design a ser um dos principais motivos de compra.   Integrados pela primeira vez na gama Renault, os faróis adaptativos LED MATRIX VISION oferecem ao Novo Espace um olhar mais penetrante, que realça o design em forma de C ("C-Shape") característico da gama Renault. 

A dianteira do Novo Espace evolui, com um novo para-choques, uma nova grelha inferior e um friso cromado transversal, que realça a emblemática face dianteira que é, a partir de agora, a assinatura específica dos topos de gama da Renault.  Atrás, o Novo Espace apresenta um para-choques redesenhado, com um novo resguardo de proteção que reforça o espírito crossover. Integra duas saídas de escape com forma oval, para um visual mais desportivo. As luzes 100% LED também exibem uma nova assinatura luminosa.

A bordo do Novo Espace, os materiais refinados, as evoluções ergonómicas e as novas tecnologias oferecem ao condutor e aos passageiros um interior de primeira classe, proporcionado pela assinatura INITIALE PARIS.

No novo Espace, a assinatura INITIALE PARIS oferece a possibilidade de escolher entre dois estofos exclusivos em couro premium: Preto Titanium e Cinzento Sable. Estas cores são também utilizadas no revestimento dos painéis das portas. Os bancos do condutor e dos passageiros são aquecidos e ventilados, dispõem da função de massagem e são dotados de regulações elétricas de 10 vias.

A consola central suspensa do Novo Espace evolui, tornando-se ainda mais elegante e mais prática, com um novo espaço de arrumação fechado, que integra porta-bebidas, duas entradas USB e uma entrada jack à direita da alavanca de velocidades. Esta alavanca de comando elétrico "e-shifter" (sem cabo mecânico) permite libertar espaço sob a consola que passa a integrar um compartimento para um smartphone, com função de carregamento por indução.

O sistema multimédia Renault EASY LINK, com um ecrã de 9,3 polegadas posicionado na vertical, dispõe de um interface totalmente novo, fluido e personalizável. O Renault EASY LINK integra rádio, multimédia, comunicações com compatibilidade Android Auto™ e Apple CarPlay™, navegação com pesquisa de moradas Google, preços dos combustíveis e informações de trânsito em tempo real.

A oferta Renault EASY CONNECT também integra serviços disponíveis fora do automóvel, através da aplicação MY Renault, que permitem interagir à distância, oferecendo, nomeadamente, a localização do automóvel, navegação porta a porta com envio do percurso para o Renault EASY LINK, bem como, em breve, o trancamento e o destrancamento das portas, o acendimento das luzes e a ativação da buzina à distância.


Em algumas versões do Novo Espace, a apresentação 100% digital do quadro de instrumentos, com um ecrã de 10,2 polegadas, oferece a possibilidade de uma navegação imersiva em 3D personalizável consoante o modo MULTI-SENSE selecionado. O ecrã "Driver Display" é complementado por um sistema Head-up Display.

Disponível nas versões de 5 e 7 lugares, o Novo Espace oferece um nível de conforto digno da Classe Executiva, para que os ocupantes viajem nas melhores condições. Na terceira fila, os bancos para dois passageiros suplementares são retráteis, podendo ser recolhidos para o interior do piso, o que permite obter um espaço de carga plano que, nesta configuração, pode atingir os 2101 litros.

Com a modularidade One-Touch, os bancos das segunda e terceira filas rebatem-se individualmente ou em conjunto e o portão traseiro elétrico do Novo Espace pode ser acionado com um movimento do pé sob o para-choques traseiro, ou através do cartão mãos livres.

Iluminação adaptativa LED MATRIX VISION

Em estreia na gama Renault, o Espace adota a tecnologia LED MATRIX VISION.  Em cada bloco ótico, os segmentos verticais de LED acendem-se e apagam-se automaticamente e de forma independente, consoante as situações detetadas. A câmara frontal deteta a uma distância de 550 m os veículos que se aproximam em sentido contrário e a 350 m os que seguem à sua frente, no mesmo sentido.

Consoante as respetivas posições, o sistema aciona cada um dos segmentos de LED, de forma a criar zonas de penumbra e diminuir a densidade da iluminação, para evitar encandear os ocupantes dos veículos que seguem à frente, que se aproximam em sentido contrário ou para evitar os reflexos dos sinais de trânsito. As luzes também se adaptam em situações de ultrapassagem.

Ligados ao sistema MULTI-SENSE, os faróis LED MATRIX VISION do Espace adaptam-se quando o automóvel está no modo Sport, para uma visibilidade máxima em condução dinâmica. As luzes de estrada ativam-se, automaticamente, através de um jogo de transição denominado "efeito cortina", a partir de 30 km/h no modo Sport e de 40 km/h nos restantes modos.

Os faróis LED MATRIX VISION também oferecem maior segurança, devido a desempenhos superiores aos dos faróis LED convencionais: ganho de iluminação de 50% e alcance de visibilidade de 220 m, em vez dos anteriores 175 m.

Sistemas de ajuda à condução de última geração

O Novo Espace melhora os conteúdos tecnológicos com evoluídos sistemas de ajuda à condução (ADAS), de última geração, que atingem o nível 2 da condução autónoma.

O sistema de assistência na condução em autoestrada e trânsito combina o regulador de velocidade adaptativo (dotado da função de paragem e arranque automáticos Stop & Go) com o assistente de condução de centragem na via, que funciona, também, em curva. Este equipamento, que regula a velocidade entre os 0 e os 160 km/h e conserva as distâncias de segurança relativamente aos veículos que circulam à frente permite que o veículo pare e arranque automaticamente no prazo de 3 segundos, sem que seja necessária qualquer ação por parte do condutor.


O sistema de assistência na condução em autoestrada e trânsito (condução autónoma de nível 2) proporciona um significativo ganho de conforto de condução, nomeadamente nas longas viagens em autoestrada, sempre com as mãos no volante e os olhos na estrada.

O Advanced Park Assist permite efetuar manobras de estacionamento de forma totalmente automática: basta que o condutor engrene a velocidade e dê um primeiro impulso; depois, deixa de ser necessário controlar o volante, a aceleração ou a travagem.

Esta tecnologia funciona para o estacionamento em paralelo, na perpendicular e em espinha.

O alerta de obstáculo traseiro indica ao condutor que há veículos a passar na sua trajetória, quando está a sair do estacionamento. Os radares com uma cobertura de 180° detetam a presença de veículos e acionam um alerta sonoro, complementado pela imagem da câmara de marcha-atrás.

O sistema de travagem de emergência ativa (AEBS) é complementado agora com um sistema de deteção de peões.

O alerta de transposição involuntária de via (Lane Departure Warning), que faz vibrar o volante para alertar o condutor, é complementado pelo sistema de assistência na transposição involuntária de via (Lane Keeping Assist), que aplica uma correção na direção, para trazer o automóvel de volta à via.

O alerta de sonolência deteta, a partir dos movimentos do volante, a fadiga do condutor e envia-lhe um sinal sonoro e visual, para lhe recomendar que faça uma pausa.

Motores

O Novo Espace está equipado com as últimas gerações de motores a gasolina e Diesel da gama Renault.

Otimizado pelos engenheiros da Renault e da Renault Sport, o TCe 225 EDC FAP é um motor 1.8 de 4 cilindros, a gasolina, com turbocompressor e injeção direta. Este bloco, que também equipa o Alpine A110 e o Mégane R.S., está associado a uma caixa de velocidades automática EDC de dupla embraiagem de 7 velocidades.

Dotado de um turbocompressor de dupla entrada e de um sistema de distribuição variável de 3 posições, este motor oferece, no Novo Espace, 225 cv de potência e um binário elevado sob todos os regimes, contribuindo decisivamente para a performance e o prazer de condução.

O Novo Espace propõe dois motores 2.0 Blue dCi topo de gama associados a uma caixa automática EDC de dupla embraiagem e 6 velocidades. Estes dois motores Blue dCi são dotados da tecnologia antipoluição SCR (Selective Catalytic Reduction), com sistema de injeção de AdBlue® para a redução das emissões de NOx.

autonews.pt @ 26-11-2019 13:01:16

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades