Toyota LQ quer criar uma ligação emocional com o condutor

Condução autónoma de Nível 4 (SAE) desenvolvida pela Toyota

A Toyota Motor Corporation (Toyota) acaba de anunciar o "LQ", um ‘concept’ que utiliza tecnologia avançada para criar uma ligação emocional entre carro e condutor. O LQ é a próxima geração do Toyota “Concept-i”, um exercício de estilo exibido pela primeira vez no Consumer Electronics Show de 2017 (CES). Para além de ser um veículo autónomo, o Toyota LQ vem equipado com o “Yui”, um poderoso agente interativo com inteligência artificial, projetado para aprender com o condutor e proporcionar uma experiência de mobilidade personalizada.

autonews.pt @ 15-10-2019 16:12:32

"No passado, o nosso apreço pelos automóveis era baseado na sua capacidade de nos levarem a lugares distantes e proporcionar novas aventuras", refere Daisuke Ido, líder de desenvolvimento do Toyota LQ. “A tecnologia avançada dá-nos a possibilidade de combinar o estilo de vida do condutor com novas oportunidades para criar emoção e entrosamento. Com o LQ, estamos orgulhosos por propor um veículo que pode oferecer uma experiência personalizada, atender às necessidades de mobilidade exclusivas de cada pessoa e criar uma ligação ainda mais forte entre carro e condutor".

O Toyota LQ segue a filosofia sob o tema principal de desenvolvimento “Aprender, Crescer, Amar.” A tecnologia de condução autónoma do Toyota LQ e da Yui, ambas desenvolvidas em parceria com o Toyota Research Institute (TRI), combinam-se para criar uma experiência de mobilidade única que constrói um relacionamento entre o veículo e o condutor, aprendendo e respondendo às suas preferências e necessidades individuais.


Algumas das características da inteligência artificial, não só interagem através de comunicação vocal, como monitorizam o estado de alerta e estado emocional do condutor, alterando os bancos, iluminação, ar condicionado e fragrâncias em função do condutor. Existem inúmeras inovações tecnológicas no Toyota LQ. Um exemplo, é a função de estacionamento autónomo que elimina a necessidade de o condutor procurar um lugar para estacionar. O LQ procura um lugar e estaciona autonomamente.

O LQ pode comunicar com os ocupantes e pessoas no exterior do veículo, utilizando um sistema de micro-espelhos (DMD – Digital Micromirror Device) nos faróis da frente que podem ativar um milhão de pequenos espelhos projetando imagens complexas na estrada.


O Toyota LQ estará em exibição pública na “Future Expo”, uma exposição especial do Salão de Tóquio 2019 entre os dias 24 de outubro a 4 de novembro.

A Toyota também anunciou o “Toyota Yui Project Tours 2020”, um evento público de test-drive previsto de junho a setembro de 2020 (JO?). Quem se inscrever terá a oportunidade de ser selecionado para experimentar o LQ e a Inteligência Artificial de “Yui”. Ao usar uma aplicação de smartphone com antecedência para fornecer seus interesses e preferências, os participantes selecionados irão participar num test drive do Toyota "LQ" com "Yui".

autonews.pt @ 15-10-2019 16:12:32

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades