As novidades da MINI no IAA 2019 em Frankfurt

Mini Cooper SE e Countryman ALL4

Para este salão a proposta da Mini é no mínimo eletrizante com dois carros em destaque: o MINI Cooper SE totalmente elétrico  e a nova versão do híbrido Plug-in MINI Cooper SE Countryman ALL4 com uma nova tecnologia de bateria que aumenta em 30% a componente de autonomia elétrica deste híbrido, com cerca de 57 km.

autonews.pt @ 9-9-2019 18:26:08

Além destas duas novidades o fabricante também está a comemorar o seu 60º aniversário, com um modelo que chegou aos 10 milhões de unidades desde 1969: aproveita para mostrar uma edição especial de um três portas com detalhes exclusivos de design.

Mas a estreia do novo MINI Cooper SE da marca premium britânica  anuncia o arranque de uma nova era na mobilidade puramente elétrica: um automóvel urbano por excelência, silencioso, com zero emissões e possivelmente tudo num preço extremamente competitivo.

Potência, estilo e zero emissões locais: o novo MINI Cooper SE

O novo MINI Cooper SE é o primeiro carro compacto premium com um sistema de motorização puramente elétrico, proporcionando uma experiência de direção urbana sustentável que também desperta emoções. Visualmente é muito fácil de distinguir com uma grelha diferenciada com aplicações em cor amarela.

Este novo carro baseia-se no MINI de 3 portas com motor convencional, cujo design foi enriquecido com alguns detalhes específicos do modelo. O motor elétrico de 135 kW / 184 hp que aciona as rodas dianteiras da maneira típica do MINI confere ao carro uma aceleração impressionante.

A resposta instantânea do motor ao menor toque no acelerador adiciona uma nova dimensão ao fabuloso sentimento de kart da marca. O novo MINI Cooper SE vai dos 0 a 60 km / h em apenas 3,9 segundos e leva apenas 7,3 segundos para um sprint dos 0 aos 100 km / h (62 milhas).


A energia necessária para impulsionar o carro com vivacidade é proveniente de uma bateria de íons de lítio de última geração, permitindo um intervalo de autonomia entre os 235 e os 270 quilómetros.

O ajuste da suspensão sob medida e um centro de gravidade extremamente baixo (resultante do posicionamento da bateria de alta tensão no piso do veículo) conferem ao novo MINI Cooper SE uma notável agilidade de manuseio e dinâmica nas curvas.

A localização da bateria tem o benefício adicional de garantir exatamente a mesma quantidade de espaço disponível para ocupantes e bagagem que em um MINI Hatch de 3 portas com um motor de combustão tradicional.

O primeiro modelo totalmente elétrico da marca vai ser construído no Reino Unido na fábrica da MINI em Oxford, com produção prevista para iniciar novembro de 2019.

O equipamento padrão para o novo MINI Cooper SE inclui faróis de LED, um conjunto de instrumentos digitais, travão de estacionamento elétrico, ar condicionado automático de duas zonas, um sistema de aquecimento com tecnologia de bomba de calor, funções auxiliares de aquecimento e ar condicionado estacionário, além de navegação conectada.

O novo modelo também será oferecido com inúmeros sistemas de assistência ao motorista e quatro pacotes de equipamentos, permitindo que seja adaptado às necessidades individuais.

Novidades no novo MINI Cooper S Countryman ALL4


O MINI Cooper S Countryman ALL4 adotou um papel pioneiro na atual linha de produtos da marca premium britânica, fornecendo uma primeira amostra dos automóveis baixas  emissões locais.

Agora, esse híbrido de plug-in compacto premium já bem-sucedido deve-se tornar ainda mais atraente – em resultado da mais recente tecnologia de células de bateria da BMW, que gera um aumento substancial na eficiência e na faixa elétrica.

As dimensões ocupadas pela bateria deste híbrido permanecem inalteradas, mas a bateria de alta tensão de última geração instalada no novo MINI Cooper SE Countryman ALL4 aumentou a capacidade bruta de energia de 7,7 para 10,0 kWh, ampliando, assim, o alcance elétrico de todo o setor em cerca de 30% para um total entre os 55 e os 57 quilómetros.

Posicionada sob a unidade do assento traseiro para economizar espaço, a bateria de íon de lítio pode ser totalmente recarregada em cerca de cinco horas a partir de uma tomada doméstica padrão ou em cerca de 3h 15 min quando ligada a um carregador de parede.

O sistema híbrido a bordo do novo MINI Cooper S Countryman ALL4 compreende um motor a gasolina de três cilindros e um motor elétrico, gerando uma produção combinada de 165 kW / 224 hp.

Um sistema de tração integral específico para híbridos canaliza a energia para as rodas dianteiras e traseiras. O novo MINI Cooper S Countryman ALL4 vai dos 0 a 100 km/h em 6,8 segundos.

E a eficiência do híbrido plug-in também colhe os benefícios dos mais recentes avanços na tecnologia de células de bateria. O consumo médio de combustível e as emissões de CO2 do novo MINI Cooper S Countryman ALL4 caíram cerca de 20%, para 2,1 - 1,9 litros por 100 quilômetros e 47 - 43 gramas por quilómetro, respectivamente.

Graças capacidade elétrica instalada e às baixas emissões de CO2, o novo MINI Cooper S Countryman ALL4 atende aos critérios (dependendo do equipamento instalado) para a redução de imposto sobre automóveis em alguns países europeus, conforme estipulado na legislação que incentiva a mobilidade elétrica.

autonews.pt @ 9-9-2019 18:26:08

Galeria de fotos