O automóvel do Rei

Em Espanha o veículo blindado escolhido foi este

De Espanha chega a notícia que a casa Real Espanhola tem um novo carro para se fazer transportar. É considerado o veículo automóvel civil mais seguro do mundo: a escolha caiu sobre o Mercedes-Maybach S 600 Guard uma versão especial certificada para  proteção balística de nível ERV 10, com um valor final a rondar o meio milhão de euros.

autonews.pt @ 16-8-2019 16:22:00

As diretrizes de proteção ERV 10 especificam que a carroçaria e as janelas devem ser capazes de resistir a balas de núcleo de aço endurecido disparadas de um arma de assalto. Quando se trata de proteção contra explosão, de acordo com a Diretiva ERV 2010 este modelo S 600 Guard lidera a classe de luxo automóvel. São cinco metros de comprimento e 4,5 toneladas de peso.

Com o novo recorde, a Mercedes-Maybach enfatiza sua posição exclusiva como carro-bandeira da Mercedes-Benz em termos de proteção dos ocupantes também.

A blindagem da Mercedes-Maybach S 600 Guard segue o princípio da proteção integrada baseada em muitos anos de experiência da Mercedes-Benz na construção de veículos de proteção especial. As principais vantagens são:


Excelente resistência e estabilidade graças ao reforço específico da estrutura de base que está integrada no estágio de produção da carroceria. O alto nível de conforto é mantido pela integração sofisticada e pela sobreposição inteligente de todos os elementos de proteção.

Ainda no momento de montagem da carroçaria, os componentes de proteção do aço especial são integrados nas cavidades entre a estrutura do corpo e a pele externa. Componentes especiais de aramida e PE ajudam a garantir a proteção oferecida pelo veículo. Sistemas de sobreposição inteligentes em pontos particularmente críticos, como transições de materiais e interstícios, fornecem proteção balística abrangente.

As janelas são uma parte fixa e essencial dos elementos de proteção e foi dada especial atenção à seleção dos materiais e espessuras apropriados. As janelas são revestidas com policarbonato no interior para proteção contra estilhaços e possuem características visuais excecionais, apesar de sua estrutura laminada.


A interação entre todos os componentes fornece aos ocupantes um espaço de proteção altamente eficaz, que inclui não só proteção balística, mas também proteção abrangente contra dispositivos explosivos. No caso de uma carga explosiva detonar na lateral do veículo, a blindagem protege os ocupantes de forma tão eficaz quanto num ataque com explosivos sob o veículo: a nova blindagem da parte inferior da carroceria, já experimentada e testada no Classe S, cobre totalmente a parte inferior da carroçaria sob o compartimento dos ocupantes, uma característica única no segmento de proteção especial civil.

Já os pneus estão projetados para circular a 80 km por hora mesmo que furados. Ao todo 530 cavalos num motor de 6 litros de 12 cilindros.

O preço do Mercedes-Maybach S 600 Guard ronda os 500 mil euros mais IVA, sendo que Mercedes tem a versão de proteção Guard em outros modelos como o S-Class, G-Class e GLE e que são oferecidos com a mesma garantia de fábrica de outros modelos de série. Com veículos de proteção especial em seis modelos diferentes, a Mercedes-Benz é a marca automóvel que oferece a gama mais ampla de veículos de proteção especial.

autonews.pt @ 16-8-2019 16:22:00

Galeria de fotos