Triber, o novo automóvel do grupo Renault

Projetado especificamente para o mercado indiano

Apresentado em Nova Deli, na India, o Renault Triber é o primeiro automóvel projetado, especificamente, para o mercado indiano, mas que possui outras ambições internacionais.

autonews.pt @ 25-6-2019 19:24:00

Ultra-modular, moderno e com uma relação preço/qualidade referencial, o novo e inovador modelo expande a gama local do Grupo Renault, já composta pelos modelos Kwid, Duster e Captur.

Atraente, robusto, compacto, espaçoso e modular, o Triber é um modelo versátil que pode acomodar até sete adultos, e tudo em menos de 4 metros de comprimento.

O Triber irá contribuir para a expansão do Grupo Renault nos mercados Internacionais tal como projetado no plano estratégico “Drive the Future”. Este modelo será fabricado na unidade de Chennai e será comercializado no segundo semestre deste ano.

Características únicas para um mercado estratégico

Sem concorrentes diretos, o Triber é uma alternativa inédita face às tradicionais ofertas do segmento B e é a resposta da Renault às principais expectativas dos clientes indianos: um automóvel moderno, espaçoso, embora compacto, ultra-modular e com baixo consumo de combustível, para toda a família.

- O Triber é um automóvel compacto (menos de 4 metros de comprimento) com uma versatilidade imbatível que pode transportar até sete pessoas. Na configuração de cinco lugares, apresenta a maior capacidade de mala do segmento.

- O Triber oferece um design moderno, dinâmico e vincadamente robusto. O habitáculo espaçoso, versátil e atraente é pródigo em soluções modernas e práticas.

O Triber pretende acelerar a expansão global do Grupo Renault

Como parte de seu plano estratégico de “Drive the Future”, o Grupo Renault pretende aumentar as vendas globais em mais de 40%, com uma meta de mais de 5 milhões de veículos até 2022.

A Índia é um dos principais mercados para o desenvolvimento desta estratégia e é crucial para atingir a meta delineada. O objetivo a médio prazo, para o mercado Indiano, é o de duplicar o volume de vendas para 200 000 unidades por ano nos próximos três anos.

Um estilo expressivo e sedutor

Resultado de um projeto conjunto entre as equipas da Renault na Índia e na Europa, o design exterior da Triber é original, moderno e atraente, combinando dinamismo e robustez em menos de quatro metros de comprimento, ao mesmo tempo que oferece uma habitabilidade imbatível.

O para-choques dianteiro expressa a robustez do automóvel e sugere uma capacidade acrescida para lidar com as estradas mais difíceis. A altura ao solo de 182 mm reforça esta impressão, assim como os “ski” de proteção dianteiros e traseiros, as barras de tejadilho e as proteções em plástico negro das cavas das rodas e das zonas laterais inferiores, dando ao Triber um carácter aventureiro apto a enfrentar todos os tipos de estradas.

Design interior

O design interior do Triber é moderno e disponibiliza tecnologias de ponta para incrementar o conforto dos ocupantes e a facilidade de utilização. A configuração do habitáculo promove o convívio e a partilha entre os passageiros para reforçar o prazer de viajar a bordo do Triber.

Sistema multimédia conectado

O ecrã sensível ao toque de 20,3 cm (8 polegadas) do Triber conta com um sistema conectado Media Nav Evolution. Com a possibilidade de replicar as funções dos smartphones, é compatível com o Android Auto e o Apple CarPlay, bem como com inúmeras aplicações de navegação e entretenimento. O sistema também permite reprodução de vídeos através de uma ligação USB.

Painel de instrumentos digital

O painel de bordo integra o ecrã táctil, mas mantém comandos manuais para o ar condicionado. O painel de instrumentos integralmente digital LCD (uma novidade no segmento) tem um mostrador de 8,9 cm (3,5 polegadas), emoldurado por três indicadores virtuais para o conta-rotações, o nível de combustível e a temperatura do óleo.

Sistema de acesso “sem chave” através de cartão inteligente

Com o prático cartão mãos-livres, as portas podem ser abertas ou fechadas e o motor iniciado sem chave. Os sensores no cartão permitem que as portas possam ser trancadas e destrancadas sem ter de remover o cartão do bolso ou da carteira e, mediante um simples toque num botão, ligar ou desligar o motor sem ter de inserir o dispositivo. O sistema mãos-livres inclui ainda uma função de fecho automático das portas quando o condutor se afasta do automóvel.

Espaço e modularidade únicos no segmento

Em menos de 4 metros de comprimento, o Triber pode acomodar, confortavelmente, até sete ocupantes, com uma modularidade invulgar e uma flexibilidade ímpar.

O Triber vem equipado com um motor a gasolina da geração Energy, com 3 cilindros e 1,0 litro de capacidade, que é capaz de gerar 72 cv de potência e 96 Nm de binário.

Esta motorização pode ser associada a uma caixa manual de cinco velocidades ou a uma caixa robotizada com igual número de relações. É uma unidade motriz já utilizada nos automóveis do segmento B do Grupo Renault tanto na Europa como na América do Sul.

Além do equilíbrio entre desempenho e economia de combustível, este motor prima ainda pelos baixos custos de manutenção.

autonews.pt @ 25-6-2019 19:24:00