Incidente numa estação de abastecimento de hidrogénio

Em Kjørbo nos arredores de Oslo, Noruega

A NEL, empresa norueguesa de fornecimento de equipamentos para estações de combustíveis, anunciou que na semana passada ocorreu um incidente na estação de abastecimento de hidrogénio localizada em  Kjørbo nos arredores de Oslo na Noruega. Este acontecimento é considerado o primeiro do género envolvendo o abastecimento de hidrogénio.

autonews.pt @ 15-6-2019 16:26:08

Dos testemunhos diretos, foi relatada uma libertação de hidrogénio seguida de queima de combustível tendo-se gerado um onda de pressão atmosférica. Do que é conhecido do acidente, este originou apenas feridos sem gravidade resultantes do disparo de airbags em carros próximos  e danos materiais significativos na instalação do ponto de abastecimento. 

Esta estação de abastecimento opera sob a marca Uno-X Noruega e como medida de precaução após o acidente, as outras estações similares de hidrogénio deste distribuidor foram temporariamente encerradas. Adicionalmente a NEL suspendeu as operações de equipamentos de abastecimento de hidrogénio em outros países europeus, EUA e Coreia, num total de 10 instalações.

Da investigação que a NEL tem em curso, em colaboração com os parceiros técnicos, de segurança e autoridades, o comunicado técnico mais recente indicava que era possível concluir de imediato que  a ocorrência não teve origem na unidade de geração de hidrogénio (unidade de eletrólise) ou mangueiras de abastecimento.

A empresa criou um site de perguntas e respostas para informação dos seus clientes e progressos verificados na investigação.

autonews.pt @ 15-6-2019 16:26:08