Goodyear lança Eagle F1 Asymmetric 5

Novo pneu que tem a inovação como motor

Desenvolver a nova geração de um pneu tão emblemático como o Goodyear Eagle F1, o Asymmetric 5 que agora é posto à venda no nosso país, não foi tarefa fácil. As tecnologias, e os compostos e materiais, de que dispõem hoje em dia permitem encontrar novos caminhos para a inovação. Por isso, os 200 componentes que atualmente compõem um pneu oferecem inúmeras possibilidades de experimentação.

autonews.pt @ 11-6-2019 14:19:00

Hoje em dia, a informática permite estudar mais a fundo as tensões a que se os pneus são submetidos em condições extremas, quando se trata de determinar a relevância do uso de novos materiais, ou mesmo testar a capacidade de deformação da carcaça interna até limites até agora imprevistos.

Os processos de fabrico também são mais modernos, e permitem, igualmente, construir novos produtos que superem os padrões anteriores, como, por exemplo, em termos de aderência e de duração do próprio pneu.

 O Goodyear Eagle F1 Asymmetric 5 é facilmente reconhecível pelo desenho do seu flanco. Por isso, este pneu de ultraelevadas prestações (UHP) foi concebido para satisfazer as expetativas dos condutores de automóveis de altas prestações, sejam berlinas ou desportivos de qualquer segmento.

O pneu é cada vez mais preciso, e representa uma síntese perfeita entre performance pura e dura e  conforto na condução, entre maneabilidade e distâncias de travagem mais curtas. Este é, precisamente, o “retrato robot” do novo pneu Goodyear Eagle F1 Asymmetric 5.

A Goodyear apresenta agora a nova geração de um dos seus pneus mais emblemáticos, o Goodyear Eagle F1 Asymmetric 5, substituto do Asymmetric 3.


Um pneu inovador para novas prestações

O novo Goodyear Eagle F1 Asymmetric 5 oferece um superior conforto de condução graças a uma excelente performance na travagem, assim como a uma elevada aderência tanto em pisos molhados como secos. Uma vez mais, os engenheiros da Goodyear conseguiram desenvolver novas tecnologias colocadas ao serviço do condutor:

• Impulse Control Compound: Trata-se de um material adicional de sílica agregado à borracha, que permite ao pneu aumentar a velocidade, controlando em permanência a respetiva temperatura.

Deste modo, regula-se também melhor o fluxo térmico, impedindo ou atrasando o aumento da temperatura em condução desportiva, e evitando o esfriamento da banda de rolamento em condições de asfalto frio ou, simplesmente, a ritmos mais lentos. Desta forma, garante-se um ótimo nível de aderência em qualquer circunstância.

Por tudo isto, a distância de travagem melhora até 4% por comparação com a do Goodyear Eagle F1 Asymmetric 3.

• ActiveBraking: Da mesma forma, os estudos sobre a estrutura do próprio pneu permitiram aumentar a superfície de contacto com o solo e melhorar a distribuição do peso durante a travagem.

O benefício imediato traduz-se numa redução importante da distância de travagem, e num melhor controlo do veículo, tanto no momento da desaceleração como em travagens mais fortes ou em manobras bruscas.

• Power Cushion: O novo Goodyear Eagle F1 Asymmetric 5 também conta com uma estrutura interna que incorpora uma capa mais rígida precisamente na base da banda de rolamento. Isto permite uma melhor distribuição das forças que se geram no pneu em aceleração, obtendo-se uma elevada precisão quando se trata de conduzir em condições de piso seco.

Tudo isto é facilmente identificável na condução em estrada, onde o novo Goodyear Eagle F1 Asymmetric 5 melhora em mais de 7% por comparação com o Asymmetric 3.

O novo Goodyear Eagle F1 Asymmetric 5 terá uma oferta de medidas que perfazerá um total de 61, e que será completada desde já até dezembro deste ano.

O novo Eagle F1 Asymmetric 5 equipa já inúmeros modelos do mercado, do Audi A1 ao Porsche Panamera GTS, passando pelo Alpine A110, pelo Volkswagen Golf ou pelo Mercedes Classe C, entre outros, em jantes de 17 a 21 polegadas.

autonews.pt @ 11-6-2019 14:19:00