Tesla patenteia novo teto de vidro para os seus carros – teto solar

Iluminação integrada além da regulação elétrica da opacidade do vidro

A Tesla projetou um novo teto solar com opacidade regulável eletricamente e ainda com um sistema de iluminação integrado, segundo um novo pedido de patente que efetuou nos EUA e outras zonas do mundo.

autonews.pt @ 7-5-2019 12:28:35

A regulação elétrica da opacidade de um vidro não é propriamente novidade tecnológica, mas a Tesla sempre atenta aos avanços da tecnologia adicionou uma nova opção com a introdução no vido de uma camada de leds transparentes transformando todo o teto numa fonte de luz para o interior do carro. A marca fala em camada de “iluminação transparente”.

Ao controlar a opacidade do vidro e também a possibilidade de o vidro servir como fonte de luz na sua totalidade, o resultado é que de dia a regulação elétrica controla a quantidade de luz solar que entra no interior do carro e à noite este teto permite controlar a iluminação interior.


Veja como a Tesla descreve o sistema no pedido de patente: “... O sistema de iluminação solar de teto avançado consiste em várias camadas. Numa forma de realização, uma primeira camada transparente e uma segunda camada transparente imprensam substancialmente uma camada de tinta. Esta camada de opacidade é eletricamente controlável para permitir que nenhum, alguns ou todos (negligenciando qualquer dispersão que ocorra pela própria camada de tonalidade) da luz solar natural incidente no teto solar passe através da camada de tonalidade....”

E acrescenta que “...o sistema de iluminação de teto solar avançado também pode ter uma camada de iluminação transparente entre a primeira e a segunda camadas transparentes, como entre a camada de tonalidade e a segunda camada transparente. Esta camada de iluminação transparente tem uma pluralidade de fontes de luz que serão preferencialmente díodos emissores de luz (LED) ligados a um mecanismo de controlo, tal como uma fonte de energia variável ou uma resistência variável, que permite a regulação da intensidade e em simultâneo a cor do LED. ...”


Acrescenta a Tesla na sua patente que o sistema de regulação deste “teto colar” poderá ser controlado através do ecrã do painel de instrumentos, outro ecrã ligado ao computador do carro e também através de uma aplicação remota no smartphone.

A marca indica igualmente a possibilidade que a escolha do grau de opacidade/iluminação possa ser planeada e customizada ao gosto do condutor, permitindo vários modos de utilização do longo do dia – algo entre um “day mode” e um “dark mode” correntemente usado nos ecrãs de computador para melhorar a visibilidade do ecrã em função da luminosidade ambiente e a capacidade de visão humana.

Este pedido de registo de patente por parte da Tesla não implica que a empresa venha obrigatoriamente a usar a sua proposta em veículos de produção em série.

autonews.pt @ 7-5-2019 12:28:35