A cama Inteligente da Ford

Para “levar ao lugar” os que dormem ocupando a cama toda

No final de um dia agitado, aninharmo-nos numa cama ao lado de quem amamos é um processo de recuperação muito bem-vindo. Mas para aqueles que partilham a sua cama com um “invasor de espaço alheio”, as preciosas horas de sono podem ver-se perdidas pelas simples, mas sucessivas, tentativas de recuperação de uma parte justa do espaço no colchão.

autonews.pt @ 12-2-2019 20:58:04

Estudos demonstram que 1 em cada 4 dessas relações dormem melhor sozinhos e que à medida que o tempo passa, essa perca de tempo útil de sono aumenta o risco de acidentes e incidentes em casa, no trabalho e até na estrada. 

Mas se as camas separadas não são uma solução desejada, num fenómeno hoje em dia tão popular que até já há termo para o mesmo – chamam-se “divorciados do sono” – o que pode vir a contecer? 

Uma solução poderá ser a “Cama com Manutenção de Faixa” da Ford, na qual são aplicados os ensinamentos decorrentes de uma tecnologia automóvel, assegurando que até o mais invejoso companheiro de cama é mantido firmemente “na sua faixa de sono” ao longo de toda a noite. 

Disponível na maioria dos veículos Ford, a Assistência à Manutenção de Faixa monitoriza as marcações na estrada à frente e ajuda ativamente o condutor a guiar o veículo de volta para a sua faixa através de pequenos toques no volante no sentido correto. Esta acção complementa o trabalho de um outro sistema, baseado em câmaras, que os impedem de sair inadvertidamente da sua faixa.


Esta tecnologia inspirou a “Cama com Manutenção de Faixa” que recorre a sensores de pressão que ajudam a identificar sempre que alguém se desvia do seu lado da cama, levando-os, gentilmente, de volta ao local onde deveriam estar, com a ajuda de um tapete rolante integrado.

“Muitos casais que dormem juntos por vezes têm menos espaço do que o de uma criança pequena na sua cama de solteiro,” comentou o Dr. Neil Stanley, especialista independente da temática do sono e autor do livro “Como Dormir Bem”. 

Acrescenta o especialista: “Os seres humanos são mais vulneráveis quando dormem, sendo que estamos programados para acordar quando algo ou alguém nos toca inesperadamente. Se alguém se move para o seu lado da cama, este mecanismo de defesa vai despoletar-se e acabamos por ter, muitas vezes, uma noite mal dormida, enquanto os ‘invasores’ continuam a dormir profundamente.” 

“A Assistência à Manutenção de Faixa presente nos nossos automóveis pode tornar a condução muito mais fácil e mais confortável. Ao apresentarmos um pensamento similar aplicado a uma cama, achamos que seria uma ótima maneira de destacar junto dos condutores uma tecnologia de que talvez não tivessem antes prestado a devida atenção”, comentou Anthony Ireson, diretor da Ford Europa. 

autonews.pt @ 12-2-2019 20:58:04