Tesla Autopilot desativado nas primeiras entregas do Modelo 3 na Europa

Mas a companhia informou que será ativado na próxima semana

A Tesla começou a fazer entregas do Modelo 3 na Europa, mas os clientes que escolheram o pacote de assistência ao condutor, o Autopilot, não poderão usar o conjunto de recursos de assistência de imediato. Esta desativação temporária acontece porque a empresa ainda não tem a aprovação para este pacote extra de funcionalidades por parte da entidade RDW, o organismo de homologação da Holanda.

autonews.pt @ 8-2-2019 12:40:31

O Model 3 está homologado pela RDW e como tal pode ser vendido e circular na União Europeia, mas o autopilot não fez parte desta homologação inicial neste modelo, sendo que no caso do Model S e Model X o processo de aprovação está completo (desde Outubro de 2018). 

De um ponto de vista legal todas as atualizações de software de um veículo passam por estes processos de renovação da homologação, por forma a garantir que o carro mantém as condições de utilização e segurança dentro da União Europeia.

A Tesla refere que prevê que na próxima semana a homologação de utilização do Autopilot no Model 3 esteja completada e decorrido todos os testes o processo está apenas na sua fase burocrática de conformidade.

Recordamos que este sistema de assistência na condução da Tesla permite dispor de algumas funcionalidades importantes para uma condução mais cómoda e segura: disponibiliza a travagem de emergência automática, aviso de colisão dianteira e lateral, entre outros.

A entrada do Model 3 é uma prioridade para a Tesla, sendo que Elon Musk afirmou em call de investidores na semana passada, que todos os modelos produzidos na Califórnia neste momento são destinados prioritariamente para a Europa e também para a China.

Este esforço da empresa, antecipando alguns movimentos de oportunidade de marcas potencialmente concorrente, como a Audi, que está quase a disponibilizar o e-tron, sofreu um pequeno atraso pois a Tesla teve que enfrentar alguns "desafios inesperados" na descarga no porto da Bélgica.

autonews.pt @ 8-2-2019 12:40:31