Primeiro veículo do mundo com tecnologia de Hidrogénio e híbrido plug-in

Mercedes-Benz GLC F-CELL

A Mercedes-Benz está a fazer novamente história no caminho no caminho para a condução livre de emissões: a marca alemã anunciou a entrega dos primeiros veículos GLC F-CELL para clientes selecionados no mercado alemão. 

autonews.pt @ 13-11-2018 19:01:00

O Mercedes-Benz GLC F-CELL é único em todo o mundo, pois possui células de combustível e unidade de bateria que pode ser carregada externamente usando tecnologia plug-in. 

Este modelo é um híbrido plug-in, que além da eletricidade também pode funcionar com hidrogénio puro. Este SUV é um veículo totalmente elétrico adequado para o uso diário, que não emite nenhuma emissão de CO2 durante a circulação. 

A interação entre a bateria e a célula de combustível, um longo alcance e tempos muito curtos de reabastecimento fazem do GLC F-CELL um veículo prático no dia-a-dia. 

De acordo com a marca este carro tem dois tanques de fibra de carbono no piso contendo um total de 4,4 kg de hidrogénio e como incorporam a tecnologia de pressurização de 700 bar, o abastecimento de hidrogénio pode ser feito em apenas três minutos – possivelmente ainda mais rápido do que reabastecer um carro com motor de combustão com combustível fóssil tradicional.

Com um consumo de hidrogénio de cerca de 1 kg por cada 100 km, o GLC F-CELL te uma autonomia de aproximadamente 430 quilómetros utilizando o hidrogénio e no modo híbrido, tem adicionalmente mais 51 km com base numa bateria totalmente carregada com uma potência de saída de 155 kW.

Esta junção inovadora das duas tecnologias leva a que os custos de emissão local sejam de zero e com três modos de condução, ECO, Comfort e Sport existe uma estratégia operacional inteligente, que otimiza continuamente o uso de ambas as fontes de energia de acordo com a situação de performance escolhida pelo condutor. 

Quanto aos modos de operação resultantes da utilização combinada destas duas tecnologias este modelo permite várias opções:

HÍBRIDO (Total):o veículo consome energia a partir do hidrogénio e da bateria em simultâneo. Os picos de energia são controlados pela bateria, enquanto a célula de combustível funciona na faixa de eficiência ideal.

F-CELL (Hidrogénio):o estado de carga da bateria de alta tensão é mantido constante pela energia da célula de combustível. Apenas é consumido hidrogénio sendo este o modo ideal para longas distâncias.

BATERIA (Exclusiva):o GLC é movimentado apenas com base na eletricidade armazenada pela bateria de alta voltagem. O sistema de célula de combustível não está em operação. Este é o modo ideal para distâncias curtas.

CARGA:carregar a bateria de alta tensão tem prioridade, por exemplo, para recarregar a bateria para o valor máximo antes de reabastecer com hidrogénio ou para criar reservas de energia.

Em todos os modos de operação, o sistema possui uma função de recuperação de energia, que possibilita a recuperação de energia durante a travagem ou os momentos em que o veículo se encontra parado mas com o módulo de hidrogénio em funcionamento armazenando assim energia na bateria.

Como estamos perante uma nova tecnologia e o facto de que a rede de postos de abastecimento de hidrogénio ainda ser muito restrita (neste momento em Portugal existe apenas um posto de abastecimento por exemplo) o lançamento no mercado do modelo GLC F-CELL está a ser feito apenas na Alemanha e dentro deste país apenas em algumas regiões previamente selecionadas, como Stuttgart, Düsseldorf, Berlim, Hamburgo, Frankfurt, Munique e Colônia. 

Como particularidade que o distingue ainda dos restantes automóveis este GLC F-CELL será oferecido exclusivamente na forma de um modelo de aluguer de serviço completo, incluindo toda a manutenção e possíveis reparações, juntamente com um pacote de garantias abrangente e cobrindo todo o período de aluguer incluído no serviço Premium Car Rental da Mercedes-Benz.

A partir da primavera de 2019, outras empresas, bem como clientes particulares também poderão experimentar a nova tecnologia de células de combustível e alugar o veículo via Mercedes-Benz Rent.

autonews.pt @ 13-11-2018 19:01:00

Galeria de fotos