Apresentação Honda CR-V Híbrido 2019

Tração 2WD e AWD

Desde a introdução do modelo da primeira geração em 1995, cada nova geração do Honda CR-V tem sido melhor que a anterior. A mais recente evolução deste popular SUV compacto foi desenvolvida para exceder as expetativas dos clientes, com caraterísticas únicas e melhoradas. Agora, o novo CR-V apresenta uma gama de tecnologias sofisticadas e de qualidade superior.

autonews.pt @ 13-11-2018 17:40:06

Como novidade absoluta para um SUV Honda na Europa, o novo Honda CR-V está disponível com a motorização avançada de tecnologia híbrida.

Este sistema híbrido usa a tecnologia inteligente Multi Mode Drive (i-MMD) de modos múltiplos, que combina dois motores elétricos, um motor a gasolina Atkinson, uma bateria de iões lítio e uma transmissão de relação fixa para fornecer altos níveis de refinamento, capacidade de resposta e eficiência.

Esta motorização está disponível em formato 2WD (tração às duas rodas dianteiras) e AWD (tração integral às quatro rodas).

Este novo modelo sobe a fasquia em termos de qualidade interior, sofisticação e espaço. Em comparação com os produtos de outras marcas premium, o CR-V oferece melhorias ao nível das qualidades de condução, das respostas da direção, controlo da carroçaria e gestão dos níveis de ruído, vibração e aspereza.

Esta nova versão do CR-V tem proporções exteriores ligeiramente mais largas, maior distância entre eixos e uma postura mais ampla, resultando tudo num interior significativamente maior. Com a melhor eficiência em termos de espaço da sua classe, o destaque neste ponto vai para o generoso espaço de que gozam todos os ocupantes, para além de uma bagageira mais larga e mais profunda, com um bordo de carga mais amplo.

As demais funcionalidades são muito inteligentes e facilitam a vida do dia-a-dia a bordo do CR-V. Por exemplo, a altura da porta da bagageira quando aberta pode ser programada para não bater nos tetos mais baixos, a flexibilidade do habitáculo é melhorada pela consola central com três modos de arrumação e os bancos da segunda fila, com divisão a 60:40 podem ser rebatidos num único movimento, deitando os encostos dos bancos e criando uma plataforma plana que permite carregar as coisas de forma mais rápida e fácil.

Esta plataforma incorpora a estrutura exclusiva da Honda para carroçarias da nova geração denominada tecnologia ACE™ (Advanced Compatibility Engineering – Engenharia de Compatibilidade Avançada), que recorre a uma rede de elementos ligados estruturalmente para distribuir as energias das colisões de forma mais uniforme.

Adicionalmente, o conjunto de tecnologias Honda Sensing™ é equipamento de série em toda a gama, sendo um dos conjuntos mais completos de sistemas de segurança ativos e passivos que se podem encontrar nesta classe, incluindo sistemas de radar e de câmara para assistência ao condutor.

Design exterior sofisticado e desportivo, e qualidade premium

O novo Honda CR-V mantém a silhueta já nossa conhecida, mas com um design evoluído, sofisticado e desportivo. O novo CR-V apresenta um design exterior renovado, com linhas arqueadas mais amplas, contornos mais abruptos no capot e nos quartos traseiros, bem como a mais recente "assinatura da família Honda" nos faróis.

Os princípios-chave do design do novo CR-V foram criar um SUV moderno e dinâmico e que fosse, também altamente prático.

Uma das alterações fundamentais introduzidas pelos engenheiros da Honda foi aumentar a distância entre vias em 30 mm. Esta alteração não só trouxe mais espaço interior, como contribuiu para a postura mais musculada deste SUV, com as rodas agora colocadas mais perto de cada canto do veículo.

A combinação entre pneus e rodas mais largas, em conjunto com as menores distâncias entre as extremidades dos para-choques e o centro dos eixos de cada rodado, bem como as duas ponteiras de escape realçam toda a postura atlética e o enorme impacto causados pelo CR-V.

À frente, o design é arrojado e integra a mais recente frente caraterística da Honda, incluindo o gráfico tipo "asa sólida" e o formato típico dos faróis, com luzes de LEDs instaladas de série.

A traseira é cortada e tem contornos mais fortes em relação à anterior geração do Honda CR-V, complementada pelas cavas mais amplas em todas as quatro rodas do veículo.

A linha superior dos vidros laterais possui um entalhe na parte traseira do carro e corre paralela aos contornos da porta da bagageira.

Os farolins traseiros de LEDs são esculpidos e fluidos, ocupando o espaço entre o fim da linha de prolongamento da parte superior da linha dos vidros até bem dentro da traseira do veículo, criando uma figura em "L" de cada que emoldura o vidro traseiro.

Do ponto de vista de design, o cliente no novo CR-V pode escolher entre oito esquemas cromáticos.

Todas as versões do CR-V Hybrid estão equipadas com jantes de liga de 18 polegadas e os veículos topo-de-gama têm teto de abrir panorâmico de série.

Aerodinâmica avançada

O novo Honda CR-V é o veículo com maior eficiência aerodinâmica da sua classe* e foi desenvolvido através de uma combinação de dinâmica de fluidos computacional, teste em túnel de vento de modelos à escala e os primeiros testes Honda em túnel de vento "rolante", onde se podem simular as caraterísticas reais de condução de modelos à escala real, com o veículo amarrado a "andar" em cima de uma faixa móvel que simula a estrada a passar por baixo. A diminuição geral do arrastamento aerodinâmico em comparação com o CR-V anterior também reduz o ruído provocado pelos painéis da carroçaria e pelas extrusões, beneficiando assim os consumos e a tranquilidade no interior.

As entradas de ar à frente, por baixo do emblema cromado da frente, possuem o sistema de Grelha de Radiador Ativa da Honda para melhorar a eficiência de combustível. Por defeito, o sistema mantém as lamelas da grelha fechadas ao máximo possível, mesmo na condução em cidade, para melhorar o desempenho aerodinâmico.

No entanto e quando necessário, o sistema opera um motor eletrónico passo-a-passo para abrir as lamelas tanto quanto necessário para permitir a passagem de ar para dentro do compartimento do motor.

Um processador central deteta os principais parâmetros de temperatura para os requisitos de arrefecimento do motor, do óleo da transmissão e do ar condicionado, com vista a determinar a posição ideal das lamelas.


Interiores de qualidade premium

O painel de instrumentos e a disposição do tablier de forte ênfase horizontal destacam a sensação de espaço no habitáculo. O design elegante transmite uma sensação de força e solidez, enquanto a grande variedade de materiais altamente táteis reforça o ambiente premium.

Um painel de toque macio expansivo e costuras intrincadas percorre toda a largura do habitáculo, dividido por uma decoração preta brilhante; as secções superiores dos painéis interiores das portas apresentam proteções suaves para maior conforto do condutor e do passageiro. A Honda aumentou o espaço para os pés na dianteira, subindo as partes mais baixas do tablier.

A Honda racionalizou a disposição do ecrã em comparação com a geração anterior do CR-V, agora com apenas um ecrã por toque colocado em posição central, para além do Interface de Informação ao Condutor (Driver Information Interface – DII) de 7 polegadas visível através do volante.

A disposição dos botões de comando também foi simplificada, incluindo um só grupo para controlo do ar condicionado colocado por baixo do ecrã de toque.

Comandos do sistema híbrido

Os comandos da transmissão do novo Honda CR-V Hybrid estão posicionados na consola central, com um design por interruptores de seleção compactos em vez de uma alavanca convencional.

As funções Drive (Condução), Park (Estacionamento) e Neutral (Ponto-Morto) são selecionadas pressionando um botão, enquanto a função Reverse (Marcha-Atrás) requer uma ação de puxar.

O modo "Sport" pode ser ativado pelo seletor de transmissão e permite melhores respostas nas acelerações de todo o sistema híbrido.

Se houver carga suficiente no conjunto de baterias, está também disponível um modo 100% elétrico de curta duração, acessível ao toque de um botão; este modo, com uma autonomia de cerca de 2 km, dependendo das condições de condução e da carga da bateria, não tem emissões poluentes.

Integração total para smartphones

A integração Apple CarPlay permite agora ao sistema Honda Connect integrar todas as funcionalidades do iPhone na experiência de condução através do interface do novo CR-V.

O condutor pode obter direções de condução, fazer chamadas, enviar e receber mensagens e ouvir as suas músicas favoritas comandando tudo isto a partir do ecrã por toque ou usando os comandos por voz da função Siri da Apple.

A plataforma Android Auto também foi concebida para que os utilizadores pudessem usufruir de uma forma intuitiva na utilização dos smartphones Android, através de toque e de interfaces por voz, minimizando assim o potencial de distração.

As funcionalidades suportadas incluem Google Maps, Google Now, mensageiro, música e diversas outras aplicações populares, consoante o mercado.


Interface de Informação ao Condutor

À frente do volante, encontramos um novo painel de instrumentos, com um ecrã TFT-LCD em posição central de 7 polegadas a cores para o Interface com Informação ao Condutor (DII – Driver Information Interface), ladeado por indicadores da carga do conjunto de baterias e do nível de combustível nas versões com motorização híbrida.

O interface DII do CR-V Hybrid inclui um velocímetro digital de grandes dimensões e um indicador linear de potência com indicador de carga do conjunto das baterias. Integrado na metade inferior do interface DII encontramos uma "zona de conteúdos", a qual o condutor pode percorrer e selecionar uma variedade de conteúdos de informações, incluindo instruções de navegação, informações de faixa de áudio, contactos de smartphone, estado do sistema de tração integral e informações do sistema inteligente de manutenção do veículo.

Para o CR-V Hybrid, este interface também possui um gráfico do fluxo energético atual, indicando a fonte de energia atualmente em utilização no veículo e se a bateria está a ser carregada, em conjunto com um "Guia ECOlógico" que segure técnicas de direção mais eficientes.

Além disso, o condutor também pode monitorizar a sua eficiência ao longo do tempo através de uma pontuação por ciclo de condução; este sistema atribui "pontos" que são representados por ícones em forma de folha no ecrã, aumentando ou diminuindo à medida se se obtêm diferentes fases de economia de combustível.

A navegação e a seleção das informações a apresentar no interface DII são efetuadas pelos comandos no lado esquerdo do volante. Isto permite que o condutor percorre os modos do ecrã DII e ajuste as suas definições, faça pesquisas por ordem alfabética – de contactos ou de faixas de música, por exemplo – bem como selecionar as suas informações favoritas e apresentá-las no ecrã DII do painel de instrumentos.

Ainda do lado esquerdo do volante encontramos os comandos do sistema de telefone mãos-livres (HFT – HandsFreeLink®) por Bluetooth®. A combinação dos comandos no volante e do ecrã DII na linha de visão do condutor ajuda a minimizar as distrações durante a condução.

Performances Honda Hybrid com excelente resposta e eficiência

O CR-V Hybrid está equipado com um eficiente motor de ciclo Atkinson i-VTEC a gasolina, com 2.0 litros de cilindrada e pico de potência de 107 kW (143 CV) às 6.200 rpm, complementado por um potente motor elétrico, para um total de 135 kW (181 CV) de potência e de binário de 315 Nm.

Esta motorização a gasolina-eletricidade consegue mover o CR-V Hybrid dos 0 aos 100 km/h em apenas 8,8 segundos em modo de tração dianteira (FWD). No modelo de tração integral cobre esta distância é percorrida em 9,2 segundos.

A velocidade máxima do modelo híbrido é de 180 km/h.

O CR-V Hybrid de tração dianteira obteve um nível de emissões de CO2 de 120 g/km (correlação NEDC*), com consumos médios oficiais de 5,3 l/100 km.

A versão de tração integral obteve um nível de emissões de CO2 de 126 g/km (correlação NEDC*), com consumos médios oficiais de 5,5 l/100 km .

Tecnologias otimizadas, destacam as performances honestas do CR-V e as suas capacidades todo-o-terreno

A capacidade fora-de-estrada do novo CR-V foi aprimorada logo a partir da fase de design da plataforma-base, oferecendo maior distância ao solo do que o seu predecessor mas sem subir o centro de gravidade.

A distância ao solo debaixo do veículo aumentou para 182 mm nas variantes híbridas de tração dianteira e para 192 mm nas versões híbridas de tração integral. Ambos os aumentos oferecem uma postura 27 mm mais alta do que o anterior CR-V.

A distância ao solo é em parte ajudada pelas combinações de rodas e pneus de maior diâmetro, que também transmitem uma postura mais musculada.

A mais recente tecnologia de tração integral da Honda – "Real Time AWD with Intelligent Control System™" (tração integral em tempo real com sistema de controlo inteligente) – foi calibrada para fornecer a melhor eficiência de combustível e as caraterísticas de condução ideais.

Este sistema suporta o eixo dianteiro para uma condução suave e eficiente, mesmo nas condições de utilização no dia-a-dia, por exemplo, distribuindo a potência do motor também pelas rodas traseiras nos arranques com o veículo parado.

As atualizações de software introduzidas no sistema de tração integral AWD permitem enviar até cerca de 60% do binário para as rodas traseiras quando necessário, bem como um aumento geral no binário disponível em todo o sistema – até 10%, para um valor de 550 Nm.

O resultado é um desempenho melhorado em condições de baixa tração, bem como maior capacidade de subida.

Segurança líder e tecnologias Honda Sensing™ de série

O novo CR-V foi concebido para obter performances de segurança líderes da indústria.

Em linha com a filosofia da Honda em oferecer "Segurança Para Todos", todas as versões do novo CR-V Hybrid estão equipadas com o mesmo conjunto de sistemas de segurança ativa e passiva.

A plataforma excecionalmente forte, robusta e rígida oferece as bases para uma segurança extraordinário, segundo o conceito de "Segurança nas Colisões Em Todas as Direções".

Esta plataforma incorpora a estrutura exclusiva da Honda para carroçarias da nova geração denominada tecnologia ACE™ (Advanced Compatibility Engineering – Engenharia de Compatibilidade Avançada), que recorre a uma rede de elementos ligados estruturalmente para distribuir as energias das colisões de forma mais uniforme.

Este design ajuda a reduzir a transferência de energia para dentro da célula de segurança dos passageiros em caso de impacto, oferecendo uma proteção superior de todos os lados, independentemente de qual o ângulo do impacto.

As funcionalidades de segurança passiva no novo CR-V são complementadas pela suite Honda Sensing™ de tecnologias ativas de segurança e de assistência ao condutor, que – sendo uma novidade na Honda – estão instaladas em todas as versões do CR-V.

O sistema Honda Sensing™ está entre os conjuntos de segurança ativa mais abrangentes da sua classe.

A combinação das informações recolhidas pelos sensores de radar e pelas câmaras, juntamente com uma série de sensores de alta tecnologia permitem alertar e ajudar o condutor a lidar com as situações de condução potencialmente mais perigosas.

A função eCall de chamada de emergência é agora de série em todas as versões do CR-V para a Europa.

Ainda instalados de série, este modelo vem com o Sistema de Assistência à Estabilidade do veículo (VSA®) com controlo de tração, que melhora as capacidades de controlo quando o veículo acelera, trava e curva e o Sistema de Alerta de Esvaziamento (DWS) dos pneus.

autonews.pt @ 13-11-2018 17:40:06

Galeria de fotos