Apresentação mundial nova gama pneus agrícolas Made in Portugal

Continental TractorMaster e CombineMaster

Um ano depois do lançamento dos primeiros pneus agrícolas produzidos em Lousado, a Continental expande a sua gama de produtos e apresentou hoje na AgroGlogal em Santarém, as duas novas gamas de pneus premium para o setor agrícola – o TractorMaster e o Combine Master.

autonews.pt @ 14-9-2018 18:42:06

Os dois novos produtos “Made in Portugal” constituem mais um exemplo do compromisso assumido pela Continental com o setor agrícola, bem como dos excelentes resultados alcançados neste primeiro ano e que permitem prever um crescimento sustentado.

“O regresso ao segmento dos pneus agrícolas revelou-se uma aposta ganha. Os nossos clientes estão muito satisfeitos com a qualidade dos nossos produtos, concluiu Frauke Wieckberg, responsável de Vendas & Marketing , um ano após o lançamento dos primeiros pneus agrícolas produzidos em Lousado.

Uma afirmação corroborada por Pedro Teixeira, responsável pela Continental Pneus Portugal (CPP), que destacou este regresso da Continental como um marco significativo no posicionamento da empresa no mercado nacional. “Este é um passo importante na complementaridade da gama de produtos já disponibilizados pela empresa. As perspetivas de mercado extremamente interessantes para este tipo de pneus, aliadas à forte expansão do nosso portfólio, seguramente potenciarão o nosso crescimento neste competitivo segmento”.

As previsões apontam para que, até 2019, o portfólio de pneus agrícolas esteja disponível em cerca de 100 dimensões, destinadas a diferentes aplicações, de forma a fornecer soluções para um setor particularmente exigente, tanto no mercado de equipamento de origem como no de substituição.

Segundo dados da Valorpneu, o mercado de pneus agrícolas do segmento A2 (pneus agrícolas ou agroindustriais de jante igual ou superior a 24) totalizou em 2017 32.848 unidades. No primeiro trimestre de 2018, e de acordo com dados da mesma empresa, foram colocados no mercado de substituição 8.344 pneus agrícolas e 1.985 destinados ao equipamento de origem.

O parque estimado de pneus agrícolas em Portugal é superior a 450 mil pneus. O tempo médio de vida útil é de cerca de 15 anos.

“Made in Portugal”

O novo portfólio de pneus radiais premium é fabricado na unidade de produção em Lousado, inaugurada em setembro de 2017 e que resulta de um investimento de 49,9 milhões de euros. Foi ainda efetuado um investimento adicional de 2,5 milhões de euros no novo centro de investigação, análise e testes.

“A nossa unidade de produção de pneus agrícolas em Lousado é a única fábrica no Grupo Continental a produzir estes produtos e das mais avançadas de toda a indústria de pneus agrícolas”, indica Pedro Carreira, Presidente do Conselho de Administração da Continental Mabor.

A fábrica está equipada com tecnologias de produção de última geração que permitem uma produção rigorosa de pneus. Máquinas de aplicação de piso inovadoras garantem que os materiais são distribuídos uniformemente para criar um pneu topo de gama. A tecnologia ASIC é utilizada para assegurar de forma consistente uma distribuição de baixa temperatura quer no interior quer no exterior do pneu durante o processo de vulcanização, diminuindo a resistência ao rolamento.

Toda a fábrica de pneus agrícolas de Lousado foi desenvolvida com os mais avançados critérios de ergonomia nos processos e nos equipamentos.

Foi também construído junto à unidade produtiva um centro de avaliação e testes onde a equipa de I&D local, em estreita colaboração com a equipa de Hanôver, testa e analisa a qualidade dos pneus produzidos e trabalha na otimização e futuro desenvolvimento de produtos agrícolas.

De realçar que esta unidade só veio para Portugal, após a análise às várias fábricas do Grupo Continental que poderiam receber esta área de negócios. Lousado foi selecionada devido às excelentes infraestruturas e ao empenho individual dos seus colaboradores. Após a assinatura do contrato e a fundação assente em junho de 2016, os primeiros pneus de teste foram produzidos em novembro do mesmo ano. Em abril de 2017, iniciou-se a produção de pneus de teste e em setembro seguiu-se o início da produção em série. 

Além de pneus agrícolas, Lousado já produz pneus para veículos ligeiros de passageiros. Em 2017 produziu mais de 18 milhões de unidades e esta fábrica é considerada uma das mais eficientes do Grupo. A Continental está a investir um total de 100 milhões de euros no aumento de produção de pneus ligeiros e na expansão da produção de pneus de alta performance.

autonews.pt @ 14-9-2018 18:42:06

Galeria de fotos