Novo KAUAI Electric

A Hyundai assinalou um novo marco histórico no que refere ao segmento dos veículos elétricos com o novo KAUAI Electric. O mais recente B-SUV totalmente elétrico entra no mercado com um alcance impressionante, design apelativo e funcionalidades de segurança.

autonews.pt @ 7-8-2018 11:08:00

“A Hyundai já é líder em soluções de mobilidade de futuro,” referiu Andreas-Christoph Hofmann, Vice Presidente de Marketing e Produto da Hyundai Motor Europe. “Ao lançarmos o Novo KAUAI Electric, estamos a dar um grande passo para ir de encontro à nossa estratégia para desenvolver automóveis mais ecológicos. É um automóvel que combina uma carroçaria SUV com mobilidade elétrica. O KAUAI Electric representa o caráter moderno da Hyundai.”

Marca consagrada de SUV com uma mentalidade virada para o futuro

O novo KAUAI Electric é o mais recente membro de uma família de sucesso e reforça a liderança da marca no segmento dos automóveis ecológicos. Agrega os pontos fortes dos SUV com a potência das motorizações elétricas.

A Hyundai é a primeira marca automóvel na Europa a desenvolver um SUV compacto totalmente elétrico e acessível a todos. Ao oferecer aquela que já é a mais vasta gama de motorizações, a Hyundai está na linha da frente da eco mobilidade. A marca comercializou o primeiro automóvel de produção em massa de células de combustível, o ix35 Fuel Cell, e introduziu recentemente o seu sucessor, o Novo NEXO. Além disso, o IONIQ é o primeiro automóvel capaz de disponibilizar três motorizações elétricas distintas para a mesma carroçaria. Vencedor de vários prémios de prestígio, atribuídos pelos meios de comunicação e por organizações pertencentes à indústria automóvel, o IONIQ é um dos mais galardoados automóveis ecológicos a nível europeu. A história de sucesso da gama SUV da Hyundai teve o seu início há 17 anos, com o lançamento do Santa Fe. Desde 2001, e apenas na Europa, a Hyundai já vendeu mais de 1,5 milhões de unidades do Santa Fe, Grand Santa Fe, Tucson e do Novo KAUAI. Todos eles são representativos do estilo dinâmico e futurista da Hyundai e consagram a marca neste segmento ainda em crescimento.

Um automóvel que não compromete

O novo KAUAI Electric permite ao cliente combinar as duas principais tendências do mercado automóvel - a eletrificação e o estilo SUV. Mantém o mesmo design expressivo e a mesma versatilidade do KAUAI. O KAUAI 100% elétrico reflete o estilo de vida dos clientes modernos, que assim beneficiam de uma experiência de condução divertida, conjugada com o baixo impacto ambiental de um veículo elétrico. A plataforma completamente nova do KAUAI permite ainda uma integração eficiente dos módulos das baterias, que não compromete o interior espaçoso.

O poder do Novo KAUAI Electric

O novo KAUAI Electric inclui duas motorizações diferentes e disponibiliza aos consumidores um dos mais potentes motores elétricos. A versão de bateria de maior capacidade permite uma autonomia de 470 km (teste WLTP, 546 km de acordo com o ciclo de testes NEDC), produzindo uma potência máxima de 204 CV (150 kW). Com uma bateria com capacidade de 39,2 kWh, a versão standard tem uma autonomia de 321km (teste WLTP, 546 km sob teste NEDC)* com apenas um carregamento, com o motor a produzir 136 CV (100 kW).

Com 395 Nm de binário imediato e uma aceleração de 7,6 segundos dos 0 aos 100 km/h, o novo KAUAI Electric com motor de 204 cv (64kW) é verdadeiramente divertido de conduzir.

Design de futuro

O Novo KAUAI Electric tem a mesma aparência expressiva e a poderosa frente do KAUAI. O elemento diferenciador no design é a grelha dianteira fechada, que oferece um estilo clean mas arrojado, ao mesmo tempo que melhora a aerodinâmica. Outro elemento característico no design da dianteira são os dois grupos óticos, que melhoram o impacto visual, com as luzes LED de circulação diurna posicionadas acima dos faróis LED. O tejadilho two-tone do KAUAI 100% elétrico, assim como a possibilidade de escolher entre 7 cores distintas de exterior permite ao condutor afirmar o seu estilo pessoal. 

Sensações da condução elétrica

Uma funcionalidade especial do Novo KAUAI Electric é o seletor de mudanças “shift-by-wire”, que permite controlar de forma intuitiva o motor elétrico do motor elétrico. O sistema de travagem regenerativo ajustável utiliza patilhas atrás do volante que permitem selecionar o nível de “travagem regenerativa”. O sistema recupera energia adicional sempre que possível. Os condutores podem também beneficiar do ecrã “supervision cluster”, controlar de forma intuitiva o motor elétrico, que mostra informação fundamental sobre a performance de condução do automóvel.

Adicionalmente, o head-up display projeta informação relevante sobre a condução diretamente para a linha de visão do condutor.

Conetividade e conforto

O novo KAUAI Electric vem equipado com uma vasta gama de funcionalidades de conetividade, como o sistema de infotainment, que inclui navegação, media, entre outras, como Apple CarPlay e Android Auto e ainda um carregador wireless de telemóvel. O novo modelo ecológico da gama da Hyundai vem equipado com as últimas tecnologias de segurança ativa e de assistência à condução da marca, denominada SmartSense: Travagem Autónoma de Emergência com deteção de peões, Radar de Ângulo Morto, incluindo Alerta de Tráfego na Retaguarda do Veículo, Sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem, Alerta de Fadiga do Condutor, Sistema de Informação da Velocidade Máxima e Sistema de Acompanhamento de Faixa de Rodagem.

Os condutores também beneficiam de um painel de instrumentos “Supervision” de 7 poleadas, que apresenta informações-chave sobre a performance de condução do automóvel, para além do head-up display (HUD) que projeta a informação mais relevante relacionada com a condução diretamente para a linha de visão do condutor.

Design

O Novo KAUAI Electric é o último SUV na gama de produtos da Hyundai a combinar a aparência familiar do SUV com o caráter futurista do segmento ecológicos. Com este novo modelo SUV, a Hyundai dá um passo de gigante no sentido de tornar a tecnologia mais avançada e o design mais moderno acessíveis a todos.

Design Exterior

O Novo KAUAI Electric é caracterizado pelo seu revestimento único de alto contraste no para-choques e pelas suas superfícies sensuais e musculadas sobre uma postura estável e ampla. Os elementos fundamentais do design dianteiro são a grelha fechada e os dois grupos óticos. Estes criam a aparência futurista do veículo, com as luzes LED de circulação diurna posicionadas acima dos faróis LED. Para melhorar ainda mais o caráter arrojado do SUV, este inclui uma distinta moldura para os faróis e para o para-choques frontal. As cortinas de ar no para-choques da frente melhoram a aerodinâmica ao reduzir a turbulência nos arcos das rodas.

O perfil do Novo KAUAI Electric reflete um caráter ágil e atrativo. O perfil atraente, com curtas saliências na traseira e para-choques estilo asa, parece direcionar o veículo para a frente. As barras no tejadilho acentuam as suas linhas elegantes e permitem, por exemplo, montar acessórios para transportar bicicletas, pranchas de surf, entre outros no tejadilho. Para aprimorar ainda mais o seu caráter refinado, o Novo KAUAI Electric inclui também embaladeiras laterais cromadas, que acrescentam um toque levemente elegante ao desportivo SUV.

Na traseira, reflete-se o estilo de design da frente, com um para-choques e uma moldura nos faróis LED traseiros slim. Os indicadores e luzes de marcha-atrás estão totalmente integrados no revestimento e em conjunto com as jantes de liga leve de 17 polegadas, enfatizam o design futurista do Novo KAUAI Electric. O aileron traseiro integra uma luz de travagem de LED. Com uma largura de 1.800 mm e altura de 1.565 mm (+15 mm do que o KAUAI), o Novo KAUAI Electric tem uma aparência arrojada em estrada, realçada ainda mais pelas jantes em liga leve exclusivas de 17''. A postura do veículo é suportada pelo comprimento de 4.175 mm (+ 10 mm do que o KAUAI) e uma distância entre eixos de 2.600 mm.

O novo KAUAI Electric vem disponível com várias possibilidades de escolha personalizáveis ao estilo do consumidor. São sete as cores exteriores que se podem combinar com três cores do tejadilho, criando um total de 21 possíveis combinações e estilos. O tejadilho e os espelhos exteriores podem ser escolhidos em Phantom Black e Chalk White. As cores exteriores disponíveis são Chalk White, Dark Knight, Tangerine Comet, Ceramic Blue, Pulse Red, Acid Yellow e a nova cor Galactic Grey.

Design Interior

Para o interior, o cliente pode escolher a cor Black ou as três novas cores interiores Blue e Gray. Com o interior Black, os bancos estão disponíveis em: tecido, combinação de tecido e pele ou simplesmente em pele. Como opção, a combinação interior de três tons azul e cinzento está disponível em tecido e pele ou apenas em couro.

Mais proeminente ainda é a consola central do Novo KAUAI Electric, que reúne todos os botões para tornar o veículo mais fácil de operar intuitivamente, graças ao seletor de mudanças “shift-by-wire”. Debaixo da consola, pode encontrar-se um espaço extra para arrumação, ideal para itens pessoais.

O novo painel de instrumentos “supervision cluster”, de sete polegadas e alta resolução, mostra os mais diversos medidores, como o indicador de velocidade, indicador de nível de bateria, fluxo de energia e modo de condução. Dependendo do modo de condução selecionado, a cor de fundo e os medidores são adaptados, de modo a oferecer sempre a informação mais útil e importante. Além disso, o head-up display (HUD) projeta a informação mais relevante relacionada com a condução diretamente para a linha de visão do condutor. Isto permite um processamento mais rápido da informação, sem que o condutor deixe de prestar atenção à estrada.

Com uma dimensão projetada de oito polegadas a dois metros de distância e uma luminosidade de mais de 10 mil candela por metro quadrado, o novo head-up display assegura a melhor visibilidade em condições de luz distintas. O head-up display pode ser ajustado em ângulo e altura de forma a garantir a visibilidade ideal para as necessidades de cada condutor. Uma vez ativado através de um botão ao lado do volante, o HUD aparece verticalmente, voltando a desaparecer para o tablier sempre que não estiver em uso. Durante a condução, o head-up display permite uma condução segura ao exibir informação como a velocidade, comandos de navegação ou o nível de combustível, além de avisos relativos aos sistemas de segurança, como sejam a travagem autónoma de emergência, o sistema de manutenção à faixa de rodagem, o radar de ângulo morto, o sistema de informação da velocidade máxima e o alerta de fadiga do condutor. A informação sobre o modo de áudio e rádio também é projetada.

O novo KAUAI Electric vem equipado com diversas funcionalidades que asseguram o máximo conforto a bordo. É o caso dos assentos dianteiros elétricos, ajustáveis em oito posições diferentes, otimizando a posição sentada de cada passageiro. O condutor beneficia ainda de um sistema elétrico de apoio lombar. Os bancos dianteiros dispõem ainda do sistema de ventilação e de um sistema de aquecimento, ambos com três níveis, para uma viagem mais confortável em quaisquer condições climatéricas.

Há muito espaço disponível, quer para os passageiros, quer para a bagagem. O espaço para pernas nos lugares da frente é de 1.054 mm, enquanto os passageiros dos lugares traseiros têm 848 mm. A altura interior atinge os 1.006 mm na frente e 957 mm na traseira. A bagageira, que permite um total de 332 litros de carga (atingindo um máximo de 1.114 litros com o rebatimento dos bancos traseiros), é espaçosa e suficientemente generosa para satisfazer as necessidades do dia a dia.


Performance de Condução

Conduzir o Novo KAUAI Electric é uma demonstração categórica de mobilidade ecológica - um forte compromisso assumido pela Hyundai -, mas mantendo-se fiel ao estilo arrojado de condução de um SUV. A escolha entre duas motorizações diferentes reforça, uma vez mais, a versatilidade do veículo.

A Hyundai optou por um pack de baterias de polímero de iões de lítio no novo KAUAI Electric, ao invés das baterias convencionais de hidretos metálicos de níquel. Esta nova tecnologia das baterias permite uma maior durabilidade das baterias sem qualquer redução da sua capacidade de armazenamento de energia.

Motorizações

Com duas motorizações disponíveis, o novo KAUAI Electric É a expressão máxima do conceito de eco mobilidade.

A versão de maior autonomia dispõe de uma bateria de 64 kWh, que assegura uma autonomia de 470 km e um consumo energético de 14.3 kWh/100km (sob teste da WLTP). O motor elétrico produz 204cv / 150kW de potência, levando o Novo KAUAI Electric a atingir os 100 km/h nuns impressionantes 7,6 segundos.

Com uma bateria com capacidade de 39.2 kWh, a versão standard permite uma autonomia até 312 km com um único carregamento. O motor debita 136cv / 99kW de potência e o baixo consumo não ultrapassa os 13.9 kWh/100 km (sob teste da WLTP).

Qualquer uma das versões tem um binário imediato de 395 Nm e disponibiliza a potência máxima a partir do primeiro momento até atingir a velocidade máxima de 167 km/h, permitindo ao KAUAI Electric oferecer toda a experiência de diversão na condução, na versão com a bateria de maior autonomia, e 155 km/h na versão standard.

O sistema do seletor de mudanças “shift-by-wire” permite operar o veículo de forma tão simples como pressionar diferentes botões para alternar os modos de condução. Também elimina o espaço normalmente necessário para criar as ligações mecânicas habituais entre a transmissão e a alavanca, permitindo arrumação adicional nos lugares da frente do veículo.

Este SUV compacto e totalmente elétrico da Hyundai também inclui travão de mão elétrico (EPB), ao alcance da ponta dos dedos do condutor. Carregar a bateria de polímero de iões de lítio até 80% demora apenas 54 minutos, utilizando um carregador rápido de corrente direta (DC) de 100 kW. Com o carregador de bordo, de 7,2 kW, carregar o veículo com corrente alternada (AC) demora 9 horas e 35 minutos para o a versão de maior autonomia e 6 horas e 10 minutos para a versão standard. Os condutores podem ainda carregar o seu automóvel numa tomada elétrica doméstica compatível, utilizando o cabo ICCB (cabo adaptador). A porta de carga de energia está localizada na frente do veículo, ao lado do logotipo da Hyundai.

Conectividade e Conforto

De modo a satisfazer qualquer estilo de vida, o Novo KAUAI Electric possui avançadas funcionalidades de conetividade e de navegação. Para reforçar uma integração perfeita do smartphone do condutor, permitindo a sua utilização de forma intuitiva e segura durante a condução, o automóvel vem equipado com o sistema Áudio Display (standard), que disponibiliza Apple CarPlay, Android Auto e Bluetooth. Deste modo, os ocupantes podem controlar a sua música, o telefone ou as funções de navegação no eficiente ecrã tátil LCD de sete polegadas, sem perderem o foco na estrada. Além disso, pode encontrar-se o ecrã “supervision cluster”, de sete polegadas, no centro do painel de instrumentos, entre os dois mostradores – o KAUAI Electric vem com este equipamento de série.

Os clientes também podem optar pelo sistema de navegação de oito polegadas, que inclui todas as funcionalidades de conetividade, como Apple CarPlay, Android Auto e Bluetooth. Adicionalmente, este sistema inclui uma subscrição gratuita de sete anos para LIVE Services, que oferece informação atualizada e em tempo real sobre meteorologia, trânsito e radares (onde legalmente permitidos), além de pesquisas online por pontos de interesse. O sistema de navegação inclui ainda mapas 3D e o Lifetime MapcareTM**, exclusivo da Hyundai, com atualizações de software e mapas totalmente gratuitas durante a vida útil da viatura.

De modo a melhorar a operacionalidade do veículo, o sistema também vem equipado com uma câmara de marcha-atrás com orientações dinâmicas.

Carregamento sem fios por indução

Para garantir que os telemóveis dos ocupantes nunca ficam sem bateria, o Novo KAUAI Electric vem equipado com uma estação de carregamento sem fios por indução (Standard Qi) para telemóveis. O nível de carga do telemóvel é visualizado através de uma pequena luz indicadora. Para garantir que o telemóvel não fica esquecido dentro da viatura, o display central no painel de instrumentos apresenta um lembrete quando a viatura é desligada.

Para uma maior conexão dos seus dispositivos, o Novo KAUAI Electric disponibiliza, de série em todas as suas viaturas, portas USB e AUX.

Sistema de som premium da Krell

Atualmente, os clientes gostam de ouvir as suas músicas favoritas no carro. Por isso, o Novo KAUAI Electric oferece um sistema de som premium da Krell, composto por oito colunas, incluindo dois tweeters de 20 mm, quatro colunas woofer de 160 mm, uma coluna central de 100 mm e um subwoofer com 200 mm. O amplificador de oito canais gera 45 Watt por canal para maximizar a experiência acústica dentro do carro.

Hyundai SmartSense: Maior nível de segurança ativa

O Novo KAUAI Electric disponibiliza os sistemas de segurança e de assistência à condução SmartSense, para ir ao encontro dos mais exigentes padrões de segurança europeus: "Cruise Control" Inteligente com Stop&Go, Travagem Autónoma de Emergência (FCA) com deteção de peões, Sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem (de série), Sistema de Acompanhamento de Faixa de Rodagem, Radar de Ângulo Morto, incluindo Alerta de Tráfego na Retaguarda do Veículo, Alerta de Fadiga do Condutor e Sistema de Informação da Velocidade Máxima.

Smart Cruise Control with Stop & Go

Utilizando sensores dianteiros, o SSC com Stop&Go mantém uma velocidade constante e ajusta a manter a distância para o veículo da frente, acelerando e travando automaticamente. Se o trânsito estiver interrompido, o sistema Stop & Go trava até o veículo ficar totalmente imobilizado, acelerando depois até à velocidade pretendida quando a estrada voltar a ficar desimpedida. Se o veículo ficar imobilizado por mais de três segundos, o condutor tem de ativar o sistema novamente, com os controlos do volante ou ao carregar levemente no pedal do acelerador. O sistema funciona entre os 0 e os 180 km/h.

Travagem Autónoma de Emergência (FCA) com Deteção de Peões

O novo KAUAI Electric vem equipado com a Travagem Autónoma de Emergência (FCA) com Deteção de Peões, uma funcionalidade avançada de segurança ativa que alerta o condutor para situações de emergência, travando automaticamente se necessário. O FCA opera em três fases, utilizando sensores de radar com câmara frontal. Após alertar o condutor visual e acusticamente, o sistema passa então a controlar o travão de acordo com o nível do perigo de colisão e aciona a força de travagem máxima por forma a evitar a colisão ou minimizar os danos quando a colisão é inevitável. O sistema é ativado quando o sensor deteta um veículo ou um peão à frente do veículo, funcionando a velocidades iguais ou superiores a 8 km/h.


Sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem (LKA)

O Sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem alerta o condutor para movimentos pouco seguros acima dos 60 km/h, ao detetar a posição do veículo. O Sistema de Aviso de Saída da Faixa de Rodagem (LDW) faz soar um alarme antes de o automóvel se mover sobre linhas brancas, cinzentas ou azuis, bem como sobre marcadores de pavimento não-refletores, enquanto o LKA avisa o condutor visual e acusticamente antes de corrigir de direção e orientar o condutor de volta a uma posição segura.

Sistema de Acompanhamento de Faixa de Rodagem (LFA)

Este sistema ajuda o condutor a manter-se no centro da faixa de rodagem, controlando a direção. Funciona desde a imobilização do veículo até velocidades de 150 km/h, tanto em autoestrada como em estradas interurbanas. Os sistemas LFA e SCC, em conjunto, permitem ao condutor o mais alto nível de conveniência.

Radar de Ângulo Morto (BCW)

O Radar de Ângulo Morto (BCW), utilizando também o radar, monitoriza as extremidades traseiras e, caso outro veículo seja detetado, exibe um alerta visual nos retrovisores exteriores. Se o condutor ativar os indicadores de direção, um sinal acústico é também emitido. Isto aplica-se igualmente a situações de mudança de faixa, nas quais um veículo é detetado.

Alerta de Tráfego na Retaguarda do Veículo (RCCW)

Através da utilização do radar na extremidade traseira, o Alerta de Tráfego na Retaguarda do Veículo (RCCW) reduz o risco de colisão com outros veículos próximos, ao fazer manobras de marcha-atrás para sair de zonas estreitas com pouca visibilidade. Utilizando o radar para detetar trânsito que se aproxime pela retaguarda numa área de 180 graus, o RCCW alerta o condutor visual e acusticamente.

Alerta de Fadiga do Condutor (DAW)

O Alerta de Fadiga do Condutor (DAW) eleva a segurança e a conveniência a um nível inteiramente novo, ao monitorizar e analisar continuamente os padrões da condução, através de inputs de dados, tais como o ângulo da direção, força exercida no volante e posição do veículo na faixa de rodagem. Quando um padrão de fadiga/distração é identificado, o DAW chama o condutor à atenção com um alerta sonoro e uma mensagem pop-up, sugerindo uma pausa.

Sistema de Informação da Velocidade Máxima (ISLW)

O Sistema de Informação da Velocidade Máxima usa a câmara frontal e informação do sistema de navegação para identificar sinais de limite de velocidade na estrada, exibindo o limite de velocidade em tempo real. A informação é apresentada tanto no display do sistema de navegação, como no painel de instrumentos TFT.

Controlo Automático dos Máximos

Os faróis estão disponíveis com tecnologia LED de última geração, conjugando uma iluminação semelhante à da luz do dia com elevada durabilidade e um consumo energético significativamente mais baixo do que o das lâmpadas de halogéneo. Quando acionado o modo automático, o Sistema de Controlo Automático dos Máximos (HBA) deteta quer os veículos que se aproximam, quer os veículos que circulam no mesmo sentido à noite, alterando para os faróis médios sempre que necessário, de forma a reduzir os efeitos ofuscantes sobre outros condutores. Sempre que não são detetados veículos, o sistema automaticamente reativa os faróis de máximos.

A Luz de Iluminação em Curva estática (LBA-S) liga e desliga as luzes adicionais de curva de acordo com a velocidade do veículo e o ângulo da direção.

A maior Segurança Passiva

O novo KAUAI Electric beneficia de rigidez superior graças ao uso de aço de elevada resistência, à alta absorção da energia de impacto e à distorção minimizada, cujo propósito é proteger os passageiros numa eventualidade de colisão.

Graças a uma área alargada para a aplicação de estampagem a quente e de uma estrutura de cabine em forma de anel, com aço de elevada resistência, a zona de segurança foi alargada para maior resistência a eventuais colisões. A estrutura de passagem de carga múltipla dispersa ainda energia em várias direções na eventualidade de uma colisão, reduzindo assim o impacto.

No interior do KAUAI Electric estão instalados seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois airbags para ambas as filas de bancos, protegendo assim todos os passageiros a bordo do veículo).

autonews.pt @ 7-8-2018 11:08:00

Galeria de fotos