Country Tourer: o mais versátil de todos os Opel Insignia

A nova geração Opel Insignia, recém-lançada com a berlina de cinco portas Grand Sport e ‘station wagon’ Sports Tourer, alarga a sua gama com a variante Country Tourer. Baseada na carroçaria ‘station wagon’, com elementos de ‘design’ inspirados em ‘off-road’ e disponível com tração integral com vectorização de binário, a nova Opel Insignia Country Tourer acrescenta um lado aventureiro às elogiadas qualidades da Sports Tourer. 

Auto News @ 21-11-2017 12:58:49

Opel Insignia Country Tourer

Opel Insignia Country Tourer

Graças à suspensão especial que aumenta a distância ao solo em 25 mm, a Country Tourer consegue enfrentar estradões sem alcatrão e levar condutor e passageiros em passeios por locais menos visitados. Esta nova variante do modelo topo de gama da Opel é lançada em novembro e tem preços a partir de 37.730 euros.

Tal como a Insignia Sports Tourer, a variante Country Tourer tem para oferecer um habitáculo invulgarmente espaçoso. Assente numa arquitetura completamente nova, o recurso a materiais leves torna esta ‘station wagon’ especial muito ágil e dinâmica. Além de eficiência e conforto, o condutor pode contar com uma longa lista de sistemas avançados de apoio à condução que faz jus à condição de topo de gama. O ‘design’ da Country Tourer inclui proteções de carroçaria a toda a volta, nomeadamente nos arcos das rodas e nos para-choques dianteiro e traseiro. Quem pretender níveis superiores de personalização pode recorrer ao programa Opel Exclusive, que oferece escolha ilimitada de cores.

À saída da fábrica, a nova Opel Insignia Country Tourer oferece à escolha potentes motores a gasóleo e a gasolina. No topo da linha turbodiesel está o novo 2.0 BiTurbo D, debitando 210 cv de potência máxima e 480 Nm de binário máximo, logo a partir das 1500 rpm. Este desempenho é possível graças à articulação em sequência de dois turbocompressores. O consumo de combustível, medido de acordo com a norma NEDC, é de 8,9 l/100 km em ciclo urbano, 6,0 l/100 km em extraurbano e 7,2 l/100 km em ciclo misto. As emissões de CO2 em ciclo misto situam-se em 191 g/km. Do lado da gasolina, o topo é ocupado pelo potente 2.0 Turbo de 260 cv (consumo NEDC: urbano 11,5 l/100, extraurbano 7,3 l/100 km, misto 8,9 l/100 km, 203 g/km de CO2. Estes dois propulsores, que não estarão disponíveis em Portugal na fase de lançamento, surgem acoplados a caixa de velocidades automática de oito velocidades e ao avançado sistema de tração integral Twinster.


Opel Insignia Country Tourer

Opel Insignia Country Tourer

O chassis FlexRide foi melhorado face à anterior geração. O sistema ajusta a pressão dos amortecedores, a assistência da direção, o curso do pedal de acelerador e os pontos de troca de velocidades nas caixas automáticas, de forma automática ou programada de acordo com três modos de funcionamento: ‘Standard’, ‘Sport’ ou ‘Tour. Estes modos podem ser selecionados pelo condutor. O novo ‘software’ do módulo de comando ‘Drive Mode Control’ está no centro do funcionamento deste chassis adaptativo, analisando continuamente dados enviados por múltiplos sensores, e sendo até capaz de reagir perante uma alteração no padrão de condução.

A ‘station wagon’ Insignia é muito elogiada pela elegância e pelas linhas marcadas. A nova geração Opel Insignia leva a filosofia de ‘design’ da marca a um novo estágio. A arquitetura de baixo peso é uma das razões principais para o desempenho muito dinâmico da Sports Tourer e da Country Tourer.

Na secção dianteira destaca-se a grelha proeminente, bem como os faróis alongados e, agora na Country Tourer, a proteção inferior do para-choques pintada em cor cinza. Nas laterais surgem proteções da parte inferior e das cavas das rodas. E, tal como à frente, a traseira acrescenta proteção inferior no para-choques e duas saídas de escape delgadas cujo efeito acentua a largura do automóvel.

Para facilitar as operações de carga e descarga a tampa da bagageira tem mecanismo elétrico de abertura e fecho que pode ser acionado com um simples movimento do pé sob o para-choques. A localização do sensor é denunciada por uma silhueta de luz projetada no chão. O banco traseiro pode rebater na proporção 40/20/40, permitindo que sejam encontradas variadas configurações para o transporte de pessoas e volumes. Os bancos traseiros rebatem automaticamente graças a comandos colocados junto da boca de carga. Por seu turno, as barras no tejadilho adotam um desenho cuidado, mas são também um contributo importante para a versatilidade da Country Tourer visto que conseguem suportar cargas até 100 kg de peso.


Opel Insignia Country Tourer

Opel Insignia Country Tourer

Tal como no Grand Sport e na Sports Tourer, a variante Insignia Country Tourer dispõe de tecnologia avançada de assistência à condução que eleva muito os padrões de conforto e de segurança. Um dos destaques neste domínio vai para a segunda geração de faróis de matriz de LED IntelliLux. Este novo sistema utiliza 32 segmentos de LED - 16 em cada farol - e possui várias funções programadas, nomeadamente as luzes de curva e um projetor de longo alcance que atinge 400 metros de distância. Na lista deequipamento mais sofisticado surgem também o ‘head up display’, a câmara 360º de apoio ao estacionamento, o programador de velocidade adaptativo com travagem de emergência, manutenção de faixa com correção automática da direção e deteção de tráfego atrás.

A nova Insignia Country Tourer oferece os mais recentes aparelhos IntelliLink de informação e entretenimento, compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto, garantido plena ligação digital com o exterior. O inovador sistema de apoio em viagem e em emergência OnStar disponibiliza um leque alargado de serviços, desde resposta automática em caso de acidente até localização em caso de roubo do automóvel, passando por ‘hotspot’ Wi-Fi 4G que permite ligar até sete dispositivos móveis. Das valências acrescentadas mais recentemente fazem parte a reserva de hotéis e a procura de estacionamento. Estes serviços são prestados, de viva voz, por operadores baseados no centro de comando OnStar.

A nova variante da linha Insignia inicia a sua comercialização em Portugal em novembro de 2017. Da gama para o mercado português fazem parte os motores 1.5 Turbo de 165 cv, a gasolina, e o turbodiesel 2.0 Turbo D de 170 cv. A transmissão automática de seis velocidades está disponível para 1.5 Turbo de 165 cv e a nova caixa automática de oito velocidades pode ser encomendada para o 2.0 Turbo D de 170 cv. A sofisticada tração integral com vetorização de binário é proposta numa versão com o 2.0 Turbo D.

Os preços iniciam-se em 37.730 euros, para a Insignia Country Tourer 1.5 Turbo, e 47.230 euros para a Insignia Country Tourer 2.0 Turbo D.

O equipamento de série de todos os Insignia inclui infoentretenimento IntelliLink com CarPlay e Android Auto, sistema de fechaduras sem chave ‘Open&Start’, travão de estacionamento elétrico e câmara dianteira 'Opel Eye’, entre muitos outros. A câmara dianteira possui variadas funções, nomeadamente o aviso de saída de faixa com correção automática de direção, bem como deteção de peões, alerta de colisão iminente e travagem automática de emergência.

Auto News @ 21-11-2017 12:58:49