Estudo: 23% dos condutores portugueses adormeceram ao volante nos últimos 2 anos

Nos últimos dois anos cerca de 23% dos condutores portugueses adormeceram ao volante pelo menos uma vez. Estas são as conclusões do estudo “Wake-up Sleep Study” realizado pela Sociedade Europeia do Sono a 12.783 condutores de 19 países europeus.

Auto News @ 3-10-2013 14:33:23

Os resultados foram obtidos por um inquérito online no qual participaram 1.093 condutores portugueses, dos quais 23% admitiram ter adormecido pelo menos uma vez nos últimos dois anos ao volante e 8% dos inquiridos reportaram ter tudo um acidente de viação como consequência.

Em Portugal o estudo foi coordenado por Marta Gonçalves, presidente da Associação Portuguesa do Sono (APS), que refere que estes números, apesar de elevados, não são surpreendentes. As dificuldades em aferir o número de acidentes por sonolência não podem ser medidas como o excesso de álcool ou de velocidade e para além disso a alta mortalidade associada a este tipo de acidentes não permite concluir com certeza se a causa foi o adormecimento ao volante, explicou a coordenadora à Lusa.

Os resultados do estudo vão ser apresentados no Ministério da Administração Interna (MAI) no dia 3 de Outubro, dia em que arranca a campanha europeia de sensibilização para os perigos de conduzir com sono. Esta campanha inicia-se no Porto e em Lisboa, mas a acção vai chegar a outras cidades europeias até ao dia 14 de Outubro. No dia 15 de Outubro os resultados do estudo vão ser apresentados no Parlamento Europeu pela Presidente da APS. 

Auto News @ 3-10-2013 14:33:23