Concept Toyota Yaris Hybrid-R: 1.6 Turbo, 3 motores elétricos, 420 cavalos

Baseado no Toyota Yaris, na configuração de 3 portas, o concept híbrido que vai ser apresentado no próximo Salão de Frankfurt 2013 como Yaris Hybrid-R, possui  uma potente motorização a gasolina de 1.6 litros, turbo, desenvolvido sob a  égide de motor “global” estando interligado a dois motores elétricos na traseira  conferindo uma capacidade 'inteligente' de tração integral.

Toyota Caetano @ 27-8-2013 12:43:58

Ligado ao eixo dianteiro encontra-se o bloco a gasolina 1.6 litros, turbo, de 4 cilindros com tecnologia de injeção direta que disponibiliza uma potência  máxima de 300 cavalos. Desenvolvido pela Toyota Motorsport GmbH (TMG) e  mediante os regulamentos da Federação Internacional do Automóvel (FIA) para a conceção do Motor Global de Competição – Global Racing Engine – este bolco  pode ser utilizado em várias modalidades desportivas automóveis, como por  exemplo no Mundial de Turismo (WTCC) ou no Mundial de Rali (WRC).

No eixo traseiro, em cada uma das rodas, está acoplado um motor elétrico de 60  cavalos – exatamente o mesmo motor que é utilizado num Yaris híbrido  convencional. Em conjunto, este novo sistema híbrido desenvolve uma potência combinada de  420 cavalos. 

Ambos os motores elétricos funcionam como geradores durante as travagens,  aproveitando a energia desperdiçada num carro convencional como calor e atrito  em energia elétrica, ajudando o motor a gasolina na fase de aceleração.

Super condensadores 

Tal como no TS030 híbrido, a energia recuperada durante a fase de travagem é  armazenada em super condensadores. Em comparação com as baterias de Hidretos Metálicos de Niquel (NiMh) que equipam os híbridos Toyota os super  condensadores têm uma densidade energética mais elevada assim como uma maior capacidade para cargas e descargas rápidas. Esta tecnologia enquadra-se perfeitamente às exigências da condução desportiva, como por exemplo, num circuito já que se dispõe de grandes quantidades de energia por curtos espaços de tempo.

Contudo, o nível de disponibilização da energia depende da duração e quantidade pretendida. No modo de estrada, os super condensadores libertam energia recuperada na travagem durante 10 segundos (por cada carga) e com uma potência elétrica reduzida para 40 cavalos (por motor). No modo desportivo, os motores elétricos traseiros atingem uma potência máxima combinada de 120 cavalos durante 5 segundos por carga, refletindo a maior frequência das repetidas acelerações e travagens durante a condução em pista.

Controlo de tração avançado

O 3º motor elétrico, instalado entre o motor a gasolina e a caixa de velocidades sequencial de 6 relações, opera mediante duas funcionalidades: durante a desaceleração ajuda a carregar os super condensadores e durante a aceleração aproveita a energia para transmitir aos motores elétricos traseiros.

Esta última função apenas ocorre quando a potência do motor a gasolina excede a capacidade de tração das rodas da frente. Assim este gerador/motor funciona como um sistema avançado de controlo de tração, dirigindo a energia que está em excesso para os motores elétricos traseiros, melhorando a aceleração e a dinâmica, ao contrário do sistema convencional que apenas corta a potência do motor.

Controlo de binário vetorial

Os motores elétricos traseiros – um por roda – podem fortemente influenciar as características dinâmicas em curva do concept Yaris Hybrid-R alterando a distribuição de binário entre a roda esquerda e direita traseira.

Cada motor pode ser utilizado independentemente como um gerador ou motor permitindo o mesmo efeito que um diferencial inteligente vetorial.

Dependendo do raio da curva, o sistema pode calcular e enviar uma certa  quantidade de binário para a roda exterior, ajudando a aumentar a velocidade em curva (por exemplo em curvas de apoio médias/rápidas), ou então travar e acelerar cada roda independente (para curvas lentas) ajustando o efeito de rotação sobre o próprio eixo do carro, permitindo uma melhor trajetória, diminuindo a rotação da direção e anulando a subviragem. 

Toyota Caetano @ 27-8-2013 12:43:58


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades