Patente do cinto de segurança de 3 pontos comemora 55 Anos

A Volvo comemora em 2017 o seu 90º aniversário. Ao longo destas suas nove décadas de exixtência, a marca sueca tem sido responsável por dezenas de inovações que mudaram o mundo automóvel e a vida das pessoas, como o cinto de segurança de 3 pontos.

Auto News @ 25-7-2017 12:13:36

Sabia que, este mês, a patente daquela que é por muitos considerada como a principal invenção em matéria de segurança automóvel comemora 55 anos?

De facto, foi em Julho de 1962, que o United States Patent Office atribuiu ao engenheiro sueco da Volvo, Nils Bohlin, a patente nº 3043625 pelo design do seu cinto de segurança de 3 pontos.

A aprovação desta patente surgiu precisamente 3 anos após a sua introdução.

Em 1959, a Volvo tinha-se tornado no primeiro construtor do mundo a colocar, de série, o cinto de segurança de 3 pontos nos seus automóveis (Amazon e PV544).

Nessa mesma altura, Nils Bohlin solicitou a atribuição da patente.


O design desta inovação tinha tanto de simples como de eficiente: A combinação de um cinto diagonal e de outro horizontal, que formavam um “V” e que estavam presos a um ponto de fixação baixo, colocado de forma lateral ao assento, capaz de assegurar que os cintos se mantinham na sua posição mesmo após um acidente.

Alguns anos mais tarde, a Volvo demonstrou todo o seu compromisso com a segurança automóvel e viria a oferecer esta patente a todos os construtores para que estes a pudessem utilizar nos seus automóveis. Isto significa que todos os condutores podem beneficiar de um pouco da tecnologia de segurança da Volvo, independentemente da marca que estejam a conduzir.

“Segurança”, “Pessoas” e “Qualidade” têm sido os alicerces principais de uma filosofia única a que se juntam o “Pioneirismo” e a “Preocupação Ambiental”. Estes são os princípios originais da Volvo que se têm mantido assim ao longo de décadas e que pautam as ações de hoje projetando o futuro de uma marca que sempre se caracterizou pela diferença.

Auto News @ 25-7-2017 12:13:36



Últimas notícias