Novo SEAT Arona: O mais emocionante crossover compacto

O novo SEAT Arona é a resposta do construtor espanhol a este formato que é atualmente o de maior procura no mercado.

autonews.pt @ 17-10-2017 15:39:52

SEAT Arona

SEAT Arona

O SEAT Arona estreou-se no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt e é neste momento o terceiro lançamento da marca de 2017, depois da atualização do Leon e do novo Ibiza, representando mais um passo na maior oferta de produto na história da SEAT.

O Arona tão depressa é um automóvel com estilo, prático e confortável, para o uso de segunda a sexta-feira, como se torna aventureiro, robusto, desportivo e eficiente para a condução de fim-de-semana. E tudo isto acrescido da tecnologia mais recente em termos de segurança e de conectividade, normalmente apenas encontrada em segmentos de mercado mais elevados, sem esquecer o inquestionável atraente design da SEAT e ainda a imensa possibilidade de personalização através de um número quase infinito de opções que vincam o dinamismo, o refinamento e o caráter desportivo da marca espanhola.

SEAT Arona

SEAT Arona

O novo SEAT Arona, o segundo modelo depois do SEAT Ibiza a ser fabricado sobre a plataforma MQB A0 (Modular Quer Baukasten), a mais recente tecnologia do Grupo Vokswagen, destaca-se por diversas razões graças às dimensões perfeitas de crossover compacto, com habitáculo espaçoso, multiplicidade de possibilidades de personalização e tecnologia de vanguarda em segurança e conectividade.

Pelo seu tamanho compacto, design moderno e o sentido de segurança e de controlo que a posição de condução elevada garante, está perfeitamente adequado à vida do dia-a-dia na cidade, sem esconder o seu lado aventureiro do seu caráter vincado de crossover, o Arona não é apenas um automóvel, mas muito mais do que isso.

Na questão das dimensões, o SEAT Arona tem 4,138 mm de comprimento, 1,780 mm de largura e 1,543 mm de altura. São dimensões compactas, ideais para condução em cidade, na autoestrada, na serra e, ao mesmo tempo, garantindo um surpreendente espaço interior.


SEAT Arona

SEAT Arona

A essência do novo SEAT Arona pode ser resumida em três conceitos: lifestyle, tecnologia e dinamismo. Como este é um automóvel divertido de conduzir, dinâmico, versátil, confortável, espaçoso e traz a mais recente tecnologia de utilização prática, merece também ser destacado pelo seu preço competitivo. O Arona é a resposta para o condutor que procura e precisa de segurança, robustez e uma aparência atrativa num design distinto.

O novo SEAT Arona é muito expressivo. O tejadilho, tal como as barras aí colocadas, inclui nas suas linhas detalhes que evocam a estética dos veículos todo-o-terreno. Tem muitos detalhes em comum com a nova linguagem de design aplicada nos mais recentes lançamentos da SEAT. Porém, e sem qualquer dúvida, este automóvel tem a sua própria personalidade.

SEAT Arona

SEAT Arona

Os motores disponíveis na gama do Novo SEAT Arona têm injeção direta, um turbocompressor e incluem elementos como o sistema automático start&stop. Há três motores diferentes a gasolina, todos com blocos de alumínio. Começa no 3 cilindros, 1.0 TSI 95 CV, que está associado a uma caixa manual de cinco velocidades. Depois, temos este motor numa versão de 115 CV, que traz uma caixa manual de seis velocidades ou a unidade de dupla embraiagem DSG com sete velocidades. Na fase de lançamento serão estas variantes que ficarão disponíveis (1.0 TSI 95 CV, 115 CV manual ou com DSG). A versão de 95 CV pode alcançar uma velocidade máxima de 173 km/h, acelerando dos 0 a 100 km/h em apenas 11.6 segundos. Com um binário máximo de 175 Nm, disponível entre as 2,000 rpm e as 3,500 rpm, este motor garante um surpreendente nível de dinâmica graças ao baixo peso (1,165 kg com o condutor) e as relações de caixa ajustadas a um equilíbrio fantástico entre performance, consumo e emissões. De facto, a média de consumo fica-se pelos 4.9 l/100 km e 112g/km nas emissões de CO2. Quanto às versões de 115 CV, ambas alcançam uma velocidade máxima de 182 km/h, sendo a variante manual ligeiramente mais rápida, cumprindo a aceleração de 0 a 100 km/h em 9.8 segundos, enquanto a unidade com DSG cumpre a mesma marca em 10 segundos.

Subindo na gama, passamos ao terceiro motor a gasolina, o novo 4 cilindros 1.5 TSI EVO 150 CV com tecnologia de desativação automática de cilindros, um bloco exclusivo do nível de equipamento FR e que está associado a uma caixa manual de seis cilindros. É com pouca surpresa, mas muito agradável, que vemos o Arona com este motor obter consumos de apenas 5.1 litros aos 100 km com emissões de CO2 de 115 g/km. (Os valores ainda são provisórios para o 1.5 TSI EVO 150 CV)

Quanto às opções Diesel, o eficiente e fiável 1.6 TDI ficará disponível com 95 e 115 CV. A versão de 95 CV pode ser associada à caixa manual de cinco velocidades ou à DSG de sete velocidades, enquanto a de 115 CV com a de seis velocidades.


SEAT Arona

SEAT Arona

Por fim, em meados de 2018, o motor 1.0 TSI 90 CV, alimentado com Gás Natural Comprimido (GNC), passará a fazer parte da gama Arona. A SEAT é o primeiro construtor a oferecer um motor deste tipo nesta classe de crossover compactos. E para alguns mercados externos, ficará também disponível com um motor 1.6 MPI de 110 CV com caixa de velocidades manual ou automática.

O novo SEAT Arona foi desenvolvido para condutores que procuram entusiasmo, distinção e funcionalidade. Pessoas que sabem que a idade é apenas um número. Este é um automóvel que se adapta ao seu estilo de vida, que resulta tanto na cidade como no campo, que está repleto de tecnologia e que é confortável, espaçoso, seguro, dinâmico, personalizável e polivalente. É um automóvel onde é fácil entrar e sair e, não sendo isso suficiente, capaz de levar toda a sua bagagem sem dificuldades.

O Arona vem equipado com muitos sistemas de assistência à condução; sistemas que são comuns nos segmentos superiores, como é o caso do Front Assist, função Hill Hold, Detetor de Fadiga, Sensores de Chuva e Luz, Travagem Multicolisão, sem esquecer a possibilidade de incluir o Alerta de Trânsito à retaguarda, Deteção do Ângulo Morto e o Park Assist, que funciona tanto no estacionamento paralelo como longitudinal e o Cruise Control Adaptativo (ACC) com função Stop&Go.

Nas áreas da conectividade e do conforto, podemos encontrar todos os sistemas de infotenimento atualmente bem conhecidos e apreciados noutros modelos da gama SEAT, tais como o sistema kessy e botão de Start , câmara traseira de elevada qualidade, ecrã tátil de 8”, carregador sem fios com amplificador de sinal GSM e som BeatsAudioTM. O novo SEAT Arona é, claro, um veículo integralmente conectado graças à inclusão dos sistemas Apple Car Play, Android Auto e Mirror Link, sem esquecer, claro, o SEAT DriveApp.

O novo SEAT Arona receberá o novo quadro de instrumentos digital em 2018, garantindo um design mais moderno e versátil, elevada versatilidade e uma fantástica resolução. Além de tudo isto, com o Amazon Alexa, desenvolvido pela bem conhecida empresa americana, o novo SEAT Arona terá também sistema de voz interativa em 2018, pronto a assistir o condutor em viagem.

Tal como o Leon, Ateca e Ibiza, o novo SEAT Arona está disponível com os níveis de equipamento Reference, Style e FR & Xcellence.

autonews.pt @ 17-10-2017 15:39:52



Últimas notícias