Maserati revela o novo Ghibli e apresenta os Levante, Quattroporte, Granturismo e Grancabrio MY18

A Maserati apresenta o seu mais completo e recentemente renovado portfolio de produtos no Salão Automóvel de Frankfurt de 2017.

Auto News @ 12-9-2017 17:07:23

Começando pelo novo Ghibli, que adotou uma nova estratégia de gama e conta com um importante restyling exterior, todos os modelos da Maserati foram profundamente atualizados, passando a incluir conteúdos adicionais de alta tecnologia.

O novo Ghibli, assim como o Levante MY18, estão agora disponíveis nos níveis de acabamento GranLusso e GranSport, anteriormente introduzidos na gama Quattroporte. O Ghibli e o Quattroporte passam a contar com faróis dianteiros integralmente por LED adaptativos, com máximos anti-reflexo, baseados em tecnologia Matrix no caso do Ghibli, e desenvolvidos em colaboração com a Magneti Marelli Automotive Lighting, e com tecnologia de formato em “L” no caso do Quattroporte. As duas berlinas da Maserati estão equipadas com motores V6 de 3,0 litros a gasolina mais potentes, e com o novo sistema Integrated Vehicle Control (IVC), destinado a melhorar o desempenho dinâmico, desenvolvido pela Bosch em colaboração com a Maserati.

Pela primeira vez, a Maserati introduz a direção de assistência elétrica Electric Power Stering (EPS), permitindo a adoção de novos sistemas avançados de assistência à condução (ADAS) com funções ativas. A direção EPS substituiu a direção de assistência hidráulica em ambas as berlinas da Maserati, bem como no Levante MY18, oferecendo um comportamento dinâmico e um conforto melhorados, ao mesmo tempo que mantém a precisão e a acutilante resposta da direção típicas de todos os Maserati.

Os emblemáticos GranTurismo e GranCabrio MY18 receberam um elegante restyling, para um melhor desempenho aerodinâmico, ao mesmo tempo que contam com um interior evoluído, com uma interface para o condutor totalmente nova e um sistema de infoentretenimento de última geração.

As duas almas do Ghibli

A nova berlina desportiva Ghibli – o veiculo mais vendido na história da Maserati, com mais de 70 000 unidades entregues em 70 países desde 2013 – faz a sua estreia europeia no Salão Automóvel de Frankfurt de 2017, contando com um importante restyling exterior e um alargado leque de conteúdos de alta tecnologia. Dois novos níveis de acabamento distintos, GranLusso e GranSport, foram introduzidos na gama, dando seguimento a uma estratégia inaugurada pelo Quattroporte em 2016. Cada nível de acabamento faz uso da sua própria linguagem para destacar a elegância e a performance desportiva únicas da Maserati.

O Ghibli GranLusso distingue-se pelo acabamento exterior aprimorado e pelo luxuoso interior, com revestimentos em seda Ermenegildo Zegna. O Ghibli Gransport foi concebido para espelhar a herança da competição da Maserati, exibindo um estilo exterior e conteúdos interiores mais desportivos. Os Ghibli GranLusso e GranSport estão disponíveis com todas as motorizações e contam com faróis dianteiros integralmente por LED adaptativos, com máximos Matrix anti-reflexo, uma estreia na Maserati.

O Centro de Design da Maserati em Turim conferiu uma clara identidade a cada um dos níveis de acabamento agora introduzidos, sobretudo através do restyling dos para-choques dianteiro e traseiro. Estas alterações aerodinamicamente otimizadas acentuam o original estilo desportivo, porém elegante. A eficácia aerodinâmica do novo Ghibli foi melhorada em 7%, reduzindo o coeficiente de resistência aerodinâmica de 0,31 para 0,29.

As versões de topo de gama Ghibli S e S Q4 debitam, agora, 430 cv e um binário máximo de 580 Nm, mais 20 cv e 30 Nm do que o modelo anterior. Este aumento do rendimento permite à berlina da Maserati alcançar uma velocidade máxima de 286 km/h e registar ainda melhores acelerações. O novo Ghibli S cumpre os 0-100 km/h em apenas 4,9 segundos, enquanto que o Ghibli S Q4, com o sistema de tração integral inteligente Q4, necessita de somente 4,7 segundos para realizar o mesmo exercício (5,0 e 4,8 segundos, respetivamente, no MY17).

O novo Ghibli adopta o sistema Integrated Vehicle Control (IVC), destinado a prevenir a instabilidade do veiculo, garantindo uma maior segurança ativa, um melhor desempenho dinâmico e performances ainda mais impressionantes.

A introdução da direção de assistência elétrica Electric Power Steering (EPS) é outra estreia para a Maserati. Melhora o comportamento e o conforto do veículo, ajusta-se ainda melhor aos modos de condução e permite a introdução de novas funções ativas dos sistemas avançados de assistência à condução (ADAS), ao mesmo tempo que mantém a clássica precisão da direção da Maserati.

Os novos sistemas avançados de assistência à condução (ADAS) estão disponíveis para o Ghibli como opção. Adicionalmente às funcionalidades já existentes, incluem agora função ativas como a assistência à condução em auto-estrada Highway Assist (HA), o assistente à manutenção na faixa de rodagem Lane Keeping Assist (LKA), o sistema de assistência ativa à monitorização do ângulo morto Active Blind Spot Assist (ABSA), e o sistema de leitura de sinais de trânsito Traffic Sign Recognition (TSR, baseado em tecnologia Mobileye).

Fiel ao seu ADN, a gama do novo Ghibli oferece uma classe inconfundível, um desempenho da mais alta qualidade e uma experiência de condução plena de estilo, mas confortável.


The Maserati of SUVs

Em 2016, o lançamento do Levante, o primeiro SUV de sempre em mais de 100 anos de história da Maserati, constituiu um ponto de viragem para a casa do Tridente, introduzindo a marca no mais segmento de luxo do mundo. No Salão Automóvel de Frankfurt de 2017, a Maserati apresenta o Levante MY18, que adotou uma nova estratégia de gama, com dois níveis de acabamento distintos: o GranLusso orientado no sentido do luxo, e o emocionante GranSport.

Através do recurso extensivo a materiais leves, bem como da adoção de uma repartição ideal do peso de 50:50 e do mais baixo centro de gravidade do segmento, o SUV do Maserati foi concebido para empolgar os condutores focados na desportividade. O que garante uma agilidade sem paralelo na classe dos SUV de topo, bem como um conforto notável em pisos mais degradados e um comportamento soberbo em superfícies de aderência diminuta.

O Levante MY18 adotou também a direção de assistência elétrica Electric Power Steering (EPS), que garante uma experiência de condução ainda mais estimulante – tanto em estrada como fora dela. A direção EPS permitiu a introdução de um mais evoluído pacote de sistemas avançados de assistência à condução (ADAS), que inclui novas funções, como a assistência à condução em auto-estrada Highway Assist (HA), o assistente à manutenção na faixa de rodagem Lane Keeping Assist (LKA), o sistema de assistência ativa à monitorização do ângulo morto Active Blind Spot Assist (ABSA), e o sistema de leitura de sinais de trânsito Traffic Sign Recognition (TSR).

Quattroporte superiormente refinado

O Quattroporte MY18 faz a sua estreia em Frankfurt com importantes evoluções e novos conteúdos de alta tecnologia, com o intuito de dar continuidade à sua história de sucesso ao longo dos próximos anos. As óticas dianteiras adotaram a tecnologia integralmente por LED adaptativa, que garante uma notavelmente melhor visibilidade, uma luz mais fria, funcionalidade de máximos anti-reflexo e uma duração das lâmpadas duas vezes superior.

O Quattroporte MY18 mantém o seu estatuto de topo no segmento das berlinas de luxo, dispondo de motores V6 de 3,0 litros a gasolina mais potentes, do novo sistema Integrated Vehicle Control (IVC) e da direção de assistência elétrica Electric Power Steering (EPS), que permite a introdução dos sistemas avançados de assistência à condução (ADS) ativos, como a assistência à condução em auto-estrada Highway Assist (HA), o assistente à manutenção na faixa de rodagem Lane Keeping Assist (LKA), o sistema de assistência ativa à monitorização do ângulo morto Active Blind Spot Assist (ABSA), e o sistema de leitura de sinais de trânsito Traffic Sign Recognition (TSR).

Em termos de prestações puras, os Quattroporte S e S Q4 foram melhorados, disponibilizando agora uma potência de 430 cv e um binário máximo de 580 Nm, mais 20 cv e 30 Nm, respetivamente, do que o modelo anterior. O aumento da potência garante à berlina de topo de gama da Maserati uma velocidade máxima de 288 km/h e ainda melhores acelerações. O Quattroporte S cumpre os 0-100 km/h em 5,0 segundos, enquanto que o Quattroporte S Q4, com o sistema de tração integral inteligente Q4, necessita de somente 4,8 segundos para realizar o mesmo exercício (5,1 e 4,9 segundos, respetivamente, no MY17).


Os emblemáticos GranTurismo e GranCabrio

Os GranTurismo e GranCabrio, propostas marcantes da oferta da Maserati, receberam uma substancial atualização no MY18, contando com um elegante e aerodinamicamente eficiente restyling, uma ergonomia melhorada e um sistema de infoentretenimento de última geração.

O intemporal design da Pininfarina foi tratado com o máximo respeito pelo Centro de Design da Maserati durante o processo de restyling, beneficiando a eficácia aerodinâmica do coupé e do cabriolet de quatro lugares. Em resultado, a resistência aerodinâmica foi reduzida de 0,33 para 0,32 no GranTurismo, e de 0,35 para 0,33 no GranCabrio.

A melhorada oferta de cada modelo inclui duas versões distintas, Sport e MC, ambas equipadas com o V8 de 4,7 litros naturalmente aspirado, capaz de debitar 460 cv e um binário máximo de 520 Nm, e uma sonoridade tipicamente Maserati capaz de tirar a respitação.

Os interiores do GranTurismo e do GranCabrio oferecem um conforto sem igual para quatro adultos, graças aos bancos individuais em pele Poltrona Frau® com encostos de cabeça integrados. Para 2018, o sumptuoso habitáculo conta com um novo ecrã tátil capacitivo de alta resolução e 8,4”, e com uma melhor ergonomia. O sistema de infoentretenimento de última geração combina-se com o sistema de som Harman Kardon Premium Sound proposto de série, e o interior cobta com uma consola central inferior resenhada, que alberga um comando rotativo duplo de utilização intuitiva.

Octo Maserati GranLusso e GranSport by Bulgari

Dando continuidade à sua prestigiante parceria com a Maserati, a Bulgari criou dois novos modelos do relógio Octo Maserati e revela-os oficialmente no Salão Automóvel de Frankfurt de 2017. Os novos Octo Maserati GranLusso e GranSport by Bulgari estão absolutamente focados na exclusividade e reservados aos proprietários de veículos da Maserati.

Possuem mostradores de contagem regressiva dos minutos e independente para as horas, com um espetacular efeito destinado a evocar o conta-rotações de um Maserati à escala real, em conjunto com uma correia em pele com pespontos que remete para os revestimentos interiores da Maserati.

Maserati Capsule Collection by Ermenegildo Zegna

A Maserati e a Ermenegildo Zegna têm o prazer de apresentar a nova coleção Maserati Capsule Collection, inspirada pelo acabamento GranLusso e contando com um tecido exclusivo da Ermenegildo Zegna, agora disponível para o Ghibli, o Levante e o Quattrpporte.

A sofisticada coleção de vestuário de viagem, em microfibras com detalhes em micro-nubuck, em conjunto com os luxuosos acessórios e malas de mão em pele, são representações tangíveis da manufatura e da elegância que caracterizam as duas marcas Made in Italy. A coleção é, ainda, a demonstração de mais um resultado concreto da parceria de longo prazo inaugurada em 2013.

Auto News @ 12-9-2017 17:07:23



Últimas notícias