5/10/2017 a 8/10/2017 XV Salão Autoclássico Porto

A grande festa dos clássicos regressa em outubro.

Auto News @ 7-9-2017 12:31:01

O autoClássico Porto está de regresso à Exponor para a sua XV edição com um amplo e variado programa. Este ano, a maior feira de carros e motos do mundo clássico da Península Ibérica decorrerá de 5 a 8 de Outubro e estará estruturada, como é tradicional, em Zona de Exposição, Zona Comercial e Zona do Motorshow autoClássico, a competição que decorre em paralelo à feira.

Durante os quatro dias do evento serão feitas homenagens a diferentes marcas e modelos clássicos, com destaque para a homenagem que se vai prestar à mítica marca Ferrari. A celebrar os seus 70 anos de existência, a marca italiana terá reservar um stand especial onde serão exibidos alguns dos seus mais brilhantes desportivos lançados em diferentes épocas. Um dos momentos altos será a concentração de Ferraris, realizada em parceria com o Clube Scudería Rampante, no recinto da Exponor.

O autoClássico Porto também preparou outras celebrações relativas a outras efemérides no mundo dos clássicos neste ano de 2017. Haverá um stand especial dedicado ao BMW Serie 7, preparado em colaboração com o BMW Auto Clube de Portugal, em homenagem aos 40 anos deste modelo da casa bávara, onde se poderão ver diferentes versões e a sua evolução.

Haverá também exposições especiais pelo 70º aniversário da Lambreta, a motocicleta scooter emblemática dos anos 50 e 60 que celebra a sua efeméride nesta edição. Com a sua saída ao mercado a coincidir com a Vespa, a companhia Innocenti enfrentava assim a Piaggio com este modelo, que nos seus inícios se vendeu nas versões naked e carenada, que foi a que mais agradou ao público.

Um dos carros de referencia europeus, o FIAT 500, completa 60 anos desde o seu lançamento, em 1957, embora conte com um precedente, o 500 Topolino, que viu a luz em 1936 sem conseguir uma grande projeção. Um stand exibirá diversos modelos, em colaboração com o Fiat Clássicos Clube de Portugal, deste pequeno modelo que se fabricou até 1975.

Outro stand que centrará a atenção do público será a mostra de veículos históricos da Guarda Nacional Republicana, com a presença de dois carros e duas motos, que recoradão tempos antigos passados nas estradas portuguesas.

Em paralelo com a feira realiza-se a XV edição do Motorshow autoClássico, prova cronometrada que contará com mais de meia centena de participantes. Nesta competição, os pilotos tentarão alcançar o seu melhor tempo numa pista que tem diferentes tipos de aderência e uma lomba que provocará saltos no ar dos veículos participantes, para maior diversão dos espectadores.

Este ano a prova contará com a destacada presença do piloto finlandês Hannu Mikkola, campeão do mundo de rallys em 1983 com o revolucionário Audi Quattro, e vice-campeão em 1979, 1980 e 1984. Foi vencedor de 18 provas de um total de 123 disputadas no WRC, entre elas 3 anos do Rallye de Portugal (1979, 1983 y 1984).

Outros eventos habituais, como o Passeio de Clássicos Citroën, o Rally Targa Clube/autoClássico e diversas concentrações, estão também programados para os dias da feira, estendendo aos arredores do Porto o ambiente festivo do mundo clássico.

À semenlhança das edições anteriores, os proprietários de automóveis clássicos ou motos de época poderão estacionar gratuitamente num pavilhão especial reservado a estes veículos. Os aficionados poderão também desfrutar do mercado de peças e acessórios, livros, documentos de veículos, roupa, prendas, miniaturas e todo o tipo de objetos relacionados com o mundo dos clássicos disponíveis para venda em diferentes expositores.


Informações

Datas: 5 a 8 de outubro de 2017

Local: Exponor

Siga o evento no Facebook

Auto News @ 7-9-2017 12:31:01



Últimas notícias