SEAT cede um Ateca à BeMobile para desenvolvimento de apps de mobilidade destinadas ao carro conectado

A SEAT e a startup BeMobile, também de Barcelona, assinaram um acordo para o desenvolvimento de soluções inteligentes e criativas no âmbito da mobilidade urbana e de novos serviços para o utilizador, tendo como protagonista o carro conectado

Auto News @ 9-2-2017 15:47:51

O construtor automóvel cedeu um SEAT Ateca a esta startup, especializada em inovação mobile, para que possa desenvolver novas apps e explorar possibilidades de negócio no âmbito dos projetos da SEAT durante um período de seis meses, ao longo do qual o Ateca e Barcelona servirão de banco de provas.

No seguimento da sua transformação digital e perante os desafios e as mudanças disruptivas que se preveem para o setor automóvel, a SEAT apontou como objetivo tornar-se uma referência na área da conectividade. Nesse sentido, a empresa está a explorar as mais diversas possibilidades que ofereçam aos condutores experiências de mobilidade simples, digitais e conectadas. O acordo da SEAT com a BeMobile procura sinergias entre o conhecimento do mercado automóvel da SEAT e a agilidade e inovação com que trabalham as startups, de forma a gerar experiências de valor para o utilizador que possam transformar-se em novos serviços.

Fabian Simmer, responsável pela digitalização da SEAT, sublinhou a importância da colaboração com parceiros externos para o avanço da área da digitalização da empresa, a experiência do cliente e o desenvolvimento do negócio. “A cedência do Ateca à BeMobile transformará o nosso SUV num laboratório que permitirá estudar novas soluções – como será o caso dos serviços personalizados e a pedido, plataformas de estacionamento e formas de pagamento ou produtos extensivos, entre outros – que melhorem as experiências de mobilidade do utilizador.”

Por outro lado, Adriana Escrivá, CEO da BeMobile, assinala que “na BeMobile apostamos na inovação como pilar dos nossos projetos, seja através da criação de modelos de negócio disruptivos, implantando as tecnologias mais inovadoras, como desenvolvendo novas experiências para o utilizador. Poder aplicar no automóvel conectado o nosso know-how mobile e as metodologias próprias das startups líderes, é uma grande oportunidade”.

Projetos de mobilidade

Simmer destacou o papel de Barcelona como referência internacional de território Smart City e um cenário propício ao estudo da mobilidade urbana do futuro.

Neste sentido, a SEAT apresentou na última edição da Smart City Expo World Congress, o concept SEAT Ateca com conectividade Smart City. Esta tecnologia é capaz de recolher informação do ambiente à volta do carro através de sensores de rastreio, partilhando-a, por seu lado, com outros utilizadores da app Parkfinder.

Além de tudo isto, a SEAT colocará em marcha este ano o Metropolis:Lab Barcelona, o sexto laboratório do Grupo Volkswagen no qual mais de 50 engenheiros e outros profissionais altamente qualificados experimentarão soluções inteligentes que respondam aos desafios da mobilidade futura. Uma combinação de tecnologia móvel e de “big data” criará soluções para otimizar a relação entre o cidadão, a cidade inteligente e os serviços relacionados com a mobilidade nas urbes do futuro.

A partir de Barcelona e com gestão da SEAT, os especialistas do Metropolis:Lab Barcelona trabalharão em aspetos relacionados com a mobilidade inteligente, combinando dados do veículo e do ambiente envolvente para desenvolver aplicações que serão utilizadas por todas as marcas do Grupo Volkswagen. O Grupo Volkswagen gere atualmente cinco IT-labs (laboratórios de tecnologia informática) no mundo: dois em Wolfsburg, um em Berlim, outro em Munique e um último em São Francisco.

O SEAT Ateca, primeiro SUV na história do construtor, está a assumir-se como o terceiro pilar da marca, o que se confirma com a excelente receção do mercado. Desde o seu lançamento, em julho de 2016, acumulou um total de 24.200 unidades vendidas durante o passado exercício. Destaque-se ainda que o Ateca foi distinguido com o “Prémio ABC Melhor Automóvel do Ano 2017” e, a nível internacional, também recebeu o reconhecimento como “Best Buy Car of Europe 2017” – “Automóvel Melhor Compra da Europa 2017” - nos galardões AUTOBEST 2017.

Auto News @ 9-2-2017 15:47:51


Últimas notícias