2016: Um ano de alta rotação para o Grupo PSA em Portugal

O Grupo PSA fechou o ano de 2016 como grupo líder do mercado automóvel nacional (VP+VCL), alcançando uma quota de 17,2%, resultante de um volume de 41.621 unidades vendidas, o que corresponde a um crescimento de 18,2% face a 2015. 

Auto News @ 11-1-2017 17:20:59

Mas além da dinâmica comercial do Grupo em Portugal, 2016 foi um ano marcante para a transformação do Grupo no nosso país, não só por via das novas ofertas de serviços de mobilidade, como pela ofensiva na área do Após-venda e da transformação do dispositivo de distribuição de peças em solo nacional.

Novas soluções de mobilidade com o cliente no centro do dispositivo

O Grupo PSA decidiu situar o cliente no centro da sua estratégia e do seu dispositivo, de forma a responder às novas tendências de consumo e fornecer serviços que respondam às novas expectativas dos clientes em matéria de mobilidade automóvel.

Em Setembro de 2016, o Grupo PSA deu em Portugal o primeiro passo para constituir-se como um operador de mobilidade, com o lançamento das soluções de mobilidade Peugeot Rent e Citroën Rent&Smile, uma novidade no universo da oferta do Grupo PSA.

Estas duas soluções de mobilidade, simples e fáceis de utilizar, em sistema de aluguer, disponibilizam aos clientes uma oferta transversal de Veículos de Passageiros e de Comerciais Ligeiros, que estão acessíveis nas redes da respectiva marca, num total de 139 pontos em Portugal.

A gama de veículos disponibilizados, quer pela solução Peugeot Rent, quer Citroën Rent&Smile, assenta numa tarifa única a nível nacional de 19 € por dia e por veículo, independentemente do modelo escolhido.

Novas oportunidades de negócio

Em 2016, o Grupo desenvolveu também novas oportunidades de negócio em Portugal com o lançamento de uma ofensiva no domínio do após-venda e distribuição de peças de substituição, com uma oferta multimarca inédita. Num mercado cada vez mais concorrencial, o Grupo iniciou em Portugal, no ano passado e de forma pioneira, a transformação do seu dispositivo de distribuição de peças automóveis, para passar a ser representado por grandes operadores com um alcance logístico e comercial que abrange todo o território nacional e todos os canais existentes. O objetivo das placas de distribuição multimarcas PSA é responder às necessidades de todos os tipos de clientes, independentemente da marca, do canal de distribuição (Reparador Autorizado, Independente,…), e às diferentes expectativas de prestação de serviço e de preço.

Para dotar este novo dispositivo em termos de produto, o Grupo PSA aumentou a oferta de peças de substituição, que passa a incluir:

- uma gama de Peças de Origem PSA
- uma nova gama de Peças Multimarca Eurorepar, de vocação transversal e com aproximadamente 9.000 referências
- em 2018, o Grupo fará a sua entrada em Portugal no mercado de Peças Independentes Aftermarket.

Nova rede multimarca Euro Repar Car Service

Para dar resposta à maior parte dos clientes (76%) que não recorre à Reparação Autorizada das Marcas após os períodos de garantia, e adoptar um novo perfil de reparador multimarca em Portugal, o Grupo PSA lançou em 2016 em Portugal a rede de manutenção e reparação multimarca, Euro Repar Car Service. Esta rede de proximidade conta actualmente com 23 oficinas no território nacional e está particularmente bem posicionada para responder às necessidades de clientes pragmáticos, independentemente da marca e da idade do seu automóvel.

É formada por profissionais que realizam operações de manutenção e reparação de veículos multimarca, seguindo as linhas preconizadas por cada construtor. Entre outros elementos, destaca-se por assentar na imagem construída de profissionalismo das oficinas aderentes, que se encontram na proximidade geográfica dos clientes, e por permitir a avaliação online das oficinas em total transparência para os clientes.

Liderança do mercado automóvel português face aos outros Grupos

Fruto dos resultados comerciais das suas três marcas – Peugeot, Citroën e DS – o Grupo PSA terminou o ano de 2016 como o Grupo líder do mercado automóvel português (Veículos de Passageiros + Comerciais Ligeiros), conquistando uma quota de 17,2%, correspondente a 41.621 viaturas. Face aos números de 2015, regista-se uma evolução de 18,2%.

Esta liderança é alcançada também no mercado dos Veículos Comerciais Ligeiros, no qual o Grupo garantiu uma quota de mercado de 31,9%, correspondente a 11.132 unidades vendidas no conjunto das duas marcas Peugeot e Citroën.

Aumento da produção do Centro PSA de Mangualde

O reforço, ao longo do ano de 2016, da importância e representatividade do Grupo PSA em Portugal, deveu-se não apenas à atividade comercial e aos resultados das suas 3 marcas, mas também ao nível do seu tecido industrial. O Centro de Produção PSA de Mangualde, responsável pela produção dos Comerciais Ligeiros Peugeot Partner e Citroën Berlingo, assegurou, em 2016, a produção de 27% dos Comerciais Ligeiros vendidos no País.

Em 2016, esta infraestrutura industrial do Grupo PSA aumentou a sua produção 6,5%, face ao ano anterior, tendo produzido um total de 49 700 unidades, dos modelos Peugeot Partner e Citroën Berlingo, ambos com uma elevada procura por parte do tecido profissional.


Ranking Vendas por Grupos Mercado Nacional 2016

Auto News @ 11-1-2017 17:20:59



Últimas notícias