Laboratório móvel Motul no Dakar 2018

Na edição de 2018 do rally Dakar, a Motul disponibiliza a todos os participantes um laboratório móvel de análise de lubrificantes para monitorizar e melhorar o rendimento dos motores ao longo da prova.

autonews.pt @ 11-1-2018 12:06:16

O Motul Racing Lab é um laboratório móvel dotado da mais recente tecnologia, capaz de analisar os lubrificantes que se utilizam nos motores. Este é um serviço gratuito, que a MOTUL oferece em todas as etapas do rali, exceto na etapa maratona.

Para fazer uso deste serviço, os pilotos apenas devem apresentar-se no camião MOTUL, que está estacionado no Centro de Assistência do Dakar em cada etapa, ali podendo solicitar um kit de análise para recolher a amostra e leva-la para análise posterior com a máquina.

São muitas as vantagens oferecidas pelo Motul Racing Lab, dado que esta ferramenta preditiva permite aos pilotos e equipas programar os horários de manutenção (substituição de peças, mudança de óleo, etc.)

O Motul Racing Lab permite, por exemplo, procurar elementos metálicos no lubrificante, para detetar se existe um desgaste prematuro ou acelerado, e, desta forma, saber se é necessário substituir alguma peça. Também analisa a composição do lubrificante utilizado de modo a detetar possíveis fugas de líquido de refrigeração ou gasolina, que poderiam danificar o motor e/ou limitar o seu rendimento. Estes fatores podem ser seguidos diariamente de forma a vigiar a degradação do lubrificante causada pelas condições extremas do rali.

autonews.pt @ 11-1-2018 12:06:16