Os Peugeot 3008DKR partem para a 2ª semana na liderança da prova

Na sequência da anulação da 6ª Etapa do Dakar 2017, os concorrentes cumpriram, no passado sábado, o trajeto até La Paz (Bolívia) em caravana, seguindo-se um merecido dia de descanso. A 3600 m de altitude, La Paz é a capital mais elevada do mundo, tendo a caravana sido entusiasticamente recebida pelos muitos adeptos que assistiram à sua chegada. Com metade da prova já cumprida, o Team Peugeot Total ocupa os três lugares de topo da Classificação Geral provisória.

Auto News @ 9-1-2017 11:54:42

Sébastien Loeb

O Dakar 2017 tem correspondido às promessas dos organizadores de que seria um dos mais disputados dos últimos anos. Além das dificuldades tradicionais, foi instituído um novo tipo de controlo de passagem – os Waypoints – que têm mantido os co-pilotos em alerta constante. A chuva (e mesmo alguma neve!), tornaram as coisas ainda mais entusiasmantes, com as equipas a percorrerem zonas extremamente elevadas, como os 4960 m de altitude alcançados na seção de estrada no Dia 3.

Até ao momento, o Team Peugeot Total tem vencido todas as dificuldades que têm surgido no seu caminho, reclamando para si 4 vitória em Etapas em 5 possíveis, deixando apenas escapar o troço mais curto disputado até agora. As três duplas do Team Peugeot Total ainda em prova alternaram na liderança e todas venceram uma especial pelo menos uma Especial. O pódio provisório à partida desta segunda semana de Dakar é exclusivamente composto pelos 3 PEUGEOT 3008DKR. Embora a dupla Loeb/Elena seja a única equipa a ter vencido duas especiais, Peterhansel/Cottret, os vencedores do ano passado são os atuais líderes, com 1m09s de vantagem sobre os seus colegas de equipa. A dupla Sainz/Cruz demonstrou, logo desde o início, a sua rapidez habitual, mas acabou por ser eliminada por não terem conseguido reparar o seu carro após o despiste, seguido de capotamento, na 4ª Etapa.

Cyril Després

O PEUGEOT 3008DKR – que se estreia no Dakar como sucessor do PEUGEOT 2008DKR, vencedor da edição de 2016 – tem, até agora, apresentado um comportamento quase perfeito. As equipas têm beneficiado bastante da nova aerodinâmica do SUV Peugeot 3008, o que ficou bem demonstrado pelas elevadas velocidades alcançadas durante a 2ª Etapa. Entretanto, também as modificações operadas na suspensão e motor comprovaram já a sua eficácia, havendo apenas registo de um pequeno problema que atrasou a dupla Loeb/Elena na 4ª Etapa.

As três duplas tiveram a oportunidade de desfrutar do amplamente merecido dia de descanso de ontem em La Paz, enquanto os restantes membros do Team Peugeot Total aproveitam o intervalo para rever e reparar extensivamente os carros, em preparação para a segunda e última semana da prova. O trabalho dos mecânicos e de toda a equipa técnica é particularmente importante, tendo em conta o ritmo alucinante previsto para esta segunda semana de competição, na qual se inclui uma longa especial tipo Maradona, dividida por dois dias e em que não serão permitidas assistências/reparações mecânicas durante a noite.

DISTÂNCIA PERCORRIDA ATÉ AGORA: 4036 km, incluindo 1386 km repartidos pelas 5 Especiais disputadas (6ª Etapa anulada) 
DISTÂNCIA POR PERCORRER: 4787 km, incluindo 2025 km repartidos por 6 Especiais. 
VITÓRIAS NAS ETAPAS: 4 em 5 para Loeb/Elena (Especial 2 e Especial 5), Peterhansel/Cottret (Especial 3), Despres/Castera (Especial 4). 
COMANDANTES DO RALI: Loeb/Elena (após a 2ª e 3ª Etapas), Despres/Castera (após a 4ª Etapa), Peterhansel (após a 5ª a 6ª Etapas). 
VELOCIDADE MÁXIMA ATINGIDA: 203 km/h (2ª Etapa) 
TEMPERATURA MAIS ELEVADA EM PROVA: 45°C (2ª Etapa)

CLASSIFICAÇÂO GERAL APÓS A 6ª ETAPA (PROVISÓRIA):

1. PETERHANSEL Stéphane (FRA) / COTTRET J-P. (FRA), PEUGEOT 3008DKR, 14h2m58s 
 
2. LOEB Sébastien (FRA) / ELENA Daniel (MON), PEUGEOT 3008DKR, +1m9s 
 
3. DESPRES Cyril (FRA) / David CASTERA (FRA), PEUGEOT 3008DKR, +4m54s 
4. ROMA Nani (ESP) / HARO Bravo (ESP), Toyota Hilux, +5m35s 
5. HIRVONEN Mikko (FIN) / PERIN Michel (FRA), Mini, +42m21s

Auto News @ 9-1-2017 11:54:42


Últimas notícias