E se o seu carro não tivesse retrovisores exteriores?

Pois é. Esta é uma ideia que a Audi está a estudar para o seu SUV elétrico e-tron.

autonews.pt @ 9-7-2018 17:18:42

Tendo como objetivo reduzir o atrito do carro em movimento e assim maximizar a autonomia, a AUDI planeia instalar como opção neste veículo elétrico duas muito pequenas câmaras exteriores no lugar dos retrovisores, reduzindo assim a superfície e largura lateral do carro tendo como consequência positiva uma melhoria do coeficiente de performance relativamente à deslocação do ar ao longo do veículo. A Audi anunciou para este carro um coeficiente de 0,28, sendo que a título de comparação o Modelo X da Tesla declara 0,24.

Neste projeto a imagem captada pelas câmaras está disponível para o condutor em dois pequenos écrans colocados na consola central, sendo que a Audi prevê a possibilidade de parametrização de ângulos diferentes de imagem conforme as condições de circulação, seja em autoestrada, viragem ou estacionamento.

Estes “espelhos retrovisores virtuais” permitem encurtar a largura do veículo em 12 cm, o suficiente para reduzir o ruído de arrasto e do vento e aumentar a autonomia em aproximadamente três dezenas de km.

A Audi anunciou que o e-tron Quattro SUV estará em disponível para reserva no final deste ano na Europa, com os preços de base na Alemanha a rondar os 80000 euros, num veículo posicionado entre o Audi Q5 e Q7.


autonews.pt @ 9-7-2018 17:18:42

Galeria de fotos